Jornal Digital Regional
Nº 590: 2/8 Jun 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Delegação de Viana do Castelo em Riom, França

Uma delegação de Viana do Castelo, chefiada pelo Presidente da Câmara e pela Vereadora da Cultura, esteve em Riom para as cerimónias dos trinta anos da geminação entre as duas cidades. Na cerimónia, José Maria Costa sublinhou a "profícua colaboração entre os dois Municípios e, localmente, o apoio do Município de Riom à comunidade portuguesa aqui radicada".

A delegação, que integrou também elementos da Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro que actuaram nas cerimónias, marcou também presença no Dia da Cidade de Riom, tendo o autarca lembrado que "as geminações constituem um importante instrumento no processo da construção europeia assegurando um estreitamento das relações para a Europa dos Cidadãos".

José Maria Costa marcou presença na cerimónia oficial, que contou com intervenções do maire de Riom e dos representantes das restantes três cidades com as quais Riom está geminada (Espanha, Alemanha e Polónia). No final, a sessão integrou a actuação do Grupo Folclórico dos Portugueses de Riom, a quem a autarquia atribui em Janeiro o galardão de Instituição de Mérito pelo seu trabalho de divulgação da cultura portuguesa em França, através da dança, dos cantares e dos trajes da região do Alto Minho.

Recorde-se que esta é uma das mais antigas geminações de Viana do Castelo e, ao longo dos trinta anos de cooperação, permitiu várias formas de cooperação cultural, numa cidade que acolhe uma forte e activa comunidade portuguesa.


Câmara Municipal apoia organizações de solidariedade social

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de câmara, vários apoios sociais para diversas organização de solidariedade do concelho. Ao todo, serão atribuídos cerca de doze mil euros para a actividade regular, formação e eventos, e instalações e equipamentos.

Esta medida, semelhante à de anos anteriores, destina-se a organizações de solidariedade com sede ou actividade no município e que constituem importantes pólos de desenvolvimento humano e social, contribuindo directa e indirectamente para melhorar a qualidade de vida de inúmeras famílias através de regulares e diversificados projectos.

Em causa estão apoios para as normais actividades das instituições, para equipamentos e instalações e ainda para formação e eventos diversos, destinando-se a duas dezenas de instituições.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende enaltecer o trabalho dos muitos cidadãos que gratuita e voluntariamente estão empenhados em ajudar os que mais necessitam, nomeadamente, participando nas recentemente criadas Comissões Sociais de Freguesia e Inter-Freguesias.


Dia Mundial do Ambiente em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo - Centro de Atividades Ocupacionais João Barreto e das Ursulinas vão assinalar o Dia Mundial do Ambiente com o projecto RECICLAR (-te), direccionando-o a todas as entidades com responsabilidades de formação e educação social.

Este projecto consiste na elaboração de um trabalho com base na reutilização e reciclagem de materiais sob um determinado tema. Em 2012, o tema a abordar pretende ir ao encontro do tema definido pela ONU para o Ano Internacional - "Energia Sustentável para Todos", sendo este o tema proposto para o 9º RECICLAR (-te).

As escolas e delegações da APPACDM envolvidas irão desenvolver um trabalho no Parque Ecológico Urbano no dia 5 de Junho durante toda a manhã alusivo a este tema, ficando só trabalhos posteriormente aí expostos.

PROGRAMA DIA MUNDIAL DO AMBIENTE 2012 - 5 DE JUNHO
10H00 - 12H30:
Recepção dos participantes
Realização dos trabalhos no prado, junto ao edifício da cafetaria
10H00 - 12H30: Dinamização de actividades em paralelo
" Actividades de reutilização de materiais com o apoio da Resulima no espaço de merendas
" Jogo da glória do CMIA sobre a floresta no espaço de leitura
10H30: Palestra sobre a energia eólica com o Eng.º Paulo Rosa da GENERG, empresa que gere os Parques Eólico de Outeiro-Carreço no interior da cafetaria
11H00: Hora do conto realizado pela ACEP no interior da cafetaria
12H30 - 14H00: Almoço livre no Parque da Cidade (exterior ao Parque Ecológico Urbano, em torno da antiga Praça de Touros)
14H00 - 15H30: Agregação de todos os trabalhos num espaço do Parque Ecológico Urbano e entrega de certificados aos participantes.


Viana do Castelo vai acolher Semana do Mar

O Presidente da Câmara de Viana, na qualidade de presidente do Eixo Atlântico, reuniu com o reitor da universidade de Vigo para analisar a Estratégia do Mar do Eixo Atlântico, criada no âmbito do Campus de Mar. Das principais conclusões ressalta a necessidade de apresentar um documento sobre a política do mar, a entregar em Bruxelas e ainda a realização da "Semana do Mar" em Viana do Castelo em Julho.

Esta reunião nasce de um protocolo assinado entre os 34 municípios que compõe o Eixo Atlântico e o Campus de Mar, que junta mais de três mil investigadores das principais universidades galegas e do Norte de Portugal e que permitirá avançar com acções conjuntas de forma a definir a estratégia marítima desta entidade transfronteiriça.

O protocolo de colaboração estabelece as linhas de trabalho conjunto através do Campus do Mar para a definição e desenvolvimento da estratégia marítima. Assim, o Campus do Mar irá proporcionar apoio técnico nos aspectos relacionados com a Estratégia Marítima pela Zona do Oceano Atlântico no âmbito da Euro-Região e as duas entidades concordaram com a organização conjunta de fóruns técnicos sobre as temáticas da Estratégia Marítima e de interesse para as cidades da Euro-Região Galiza - Norte de Portugal. Para tal, vão ser estabelecidas actividades de divulgação científica e tecnológica nas cidades do Eixo Atlântico, no âmbito dos programas de projecção social e promoção da cultura científica do Campus do Mar.

O protocolo tem por objectivo estabelecer e definir os âmbitos de colaboração entre o Eixo Atlântico e o Campus do Mar. Para tal, vai arrancar a realização de um documento estratégico sobre "Um mar de oportunidades para a euro-Região Galiza e Norte de Portugal", a realização de uma Semana do Mar na primeira quinzena de Julho em Viana do Castelo e, em última instância, a apresentação de um documento de política sobre o Mar, a entregar em Bruxelas.

Este trabalho será desenvolvido pelas autarquias e pela Universidade de Vigo, que obteve a qualificação de Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional com o "Campus do Mar" e, para alcançar o objectivo proposto até 2015, deseja fomentar a colaboração com outras entidades mediante acordos de longo prazo nos âmbitos da docência de pós-graduação, de investigação, de inovação tecnológica e de transferência de conhecimento, com o objectivo especifico de fortalecer um sector económico que tenha uma importância crucial para o seu âmbito geográfico de influência e de criar na Galiza um pólo científico-tecnológico do mar capaz de converter-se, em pouco tempo, numa referência a nível internacional.

Informação Município de Viana do Castelo