A Câmara Municipal de Valença promove a Festa do Livro e do Artesanato, entre 1 e 3 de Junho, na avenida da Estação, com a presença de 20 expositores. Três dias com novidades editoriais, artesanato, poesia, ateliers de leitura, animação e muita música.
A Festa do Livro pretende aproximar o livro do seu potencial leitor. No momento em que as pequenas livrarias passam por dificuldades acrescidas, a sua disponibilidade em divulgar em dar a conhecer as novidades editoriais reduziu-se drasticamente, assim compete ao Município, neste caso, de Valença, através da sua Biblioteca Municipal, dar a conhecer as novidades editoriais, aproximar o livro do seu leitor.
Mais do que uma mera feira, de mostra e venda de livros, este evento pretende ser uma verdadeira festa.
A "Festa do Livro e do Artesanato" abraça, também, um projeto solidário com a recolha de livros usados para doar a crianças de África. "Um livro para África" é um projeto apadrinhado pela Câmara Municipal de Valença que permite a quem visitar a feira poder oferecer um livro para esta causa.
Programa:
01.06 avª da Estação
10h e 11h/14h e 15h
Leitura Encenada "Os Direitos da Criança", pelas Animadoras da Biblioteca Municipal
21h
Espetáculo adVERSUS (Poesia e Música), pela Andante Associação Artistica, no auditório da Biblioteca Municipal
22h
Concerto de fado pelo grupo Viana Canta Coimbra, na avª da Estação
02.06
Av. da Estação
10h às16h
Atelier "Leitura em Voz Alta", pela Andante Associação Artística, na Biblioteca Municipal
11h, 15h e 17h
Leitura Encenada "Os Direitos da Criança", pelas Animadoras da Biblioteca Municipal
21h
Leitura Encenada do Livro "Habito em ti … Valença do Minho", com Rita Nicolau
22h
Espetáculo de Covers por Francisco Borges
03.06
11h
Leitura Encenada "Os Direitos da Criança", pelas Animadoras da Biblioteca Municipal
A Câmara Municipal de Valença vai comemorar a atribuição do Foral do Rei Dom Manuel I, em 1512, com exposições, conferencias, concertos, visitas guiadas e recriações históricas, durante um ano.
Os atos comemorativos começam sexta-feira, 1 de Junho, com a inauguração da exposição "D Manuel I O Crescimento Urbano de Valença e as Alterações à Muralha", no Núcleo Museológico Municipal, às 17h00. A exposição estará patente ao público entre 1 de Junho e 27 de Outubro.
Sexta-feira está programada, também, a conferência "Valença entre o Foral Antigo e o Foral Manuelino"por Doutor Matos Reis, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, às 21h30. Os atos comemorativos de sexta-feira encerram com um concerto de fados a cargo do grupo Viana Canta Coimbra, na avenida da Estação, às 22h00.
Dos atos comemorativos destaca-se, ainda, uma visita guiada noturna, com lanternas, pelas marcas medievais da Fortaleza de Valença, em 22 de Junho, a partir das 22h00.
Para fins de Agosto está programada, também, uma recriação histórica evocativa da atribuição do Foral Manuelino a Valença.