Jornal Digital Regional
Nº 590: 2/8 Jun 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Ponte da Barca acolhe
VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta

Especialistas Portugueses e Espanhóis
debatem a herança cultural dos povos celtibéricos

Ponte da Barca acolhe, nos próximos dias 15 e 16 de Junho, o VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, promovido pela autarquia barquense, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto de Estudos Celtas/Espanha, o Instituto de Estudos de Cultura Celta/Portugal e o Cenfipe - Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação. O evento conta com uma plêiade de prestigiados especialistas portugueses e espanhóis, cujas aportações científicas contribuirão para a promoção do património material e imaterial da região, o estudo, a reflexão e o debate sobre a herança celta no Noroeste Peninsular.

ESPECIALISTAS DE DIVERSAS ÁREAS CIENTÍFICAS

O Congresso contará com a presença de especialistas de várias áreas: História, Etnografia, Psicologia, Cultura Clássica, Etnomusicologia, Direito e Sociologia. As diversas vertentes serão exploradas por especialistas nacionais e internacionais: António Melo (Universidade Católica Portuguesa/Braga, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos); Barreto Nunes (Investigador); Brochado de Almeida (Universidade do Porto); Fernando Alonso Romero (Universidade de Santiago de Compostela); Francisco Álvares (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos); João Ferreira do Amaral (Investigador e Professor Catedrático do ISEG); João Carlos Major & Luís Saraiva (Universidade Católica Portuguesa/Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos); José Domingues (Universidade Lusíada do Porto); Mário Correia (Etnomusicólogo) e Ramón Sainero (Instituto de Estudos Celtas e UNED - Madrid).

O evento científico, cuja realização se reparte, alternadamente, entre Espanha e Portugal, desde 2006, propõe a simbiose entre as diversas áreas científicas e comunidades académicas, tendo contribuído para a identificação, preservação e conservação do património material e imaterial de toda a área geográfica, criando sinergias entre municípios transfronteiriços e universidades nacionais e internacionais.

CONGRESSO ACREDITADO PELO CCCPFC

O município de Ponte da Barca e a Universidade Católica Portuguesa, principais promotores do evento, sustentam e pugnam pela participação ativa dos professores, principalmente daqueles que exercem a sua atividade nesta região e, neste sentido, o congresso foi objeto de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os grupos disciplinares 200, 400 e 420.

DESCENTRALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Fátima Lobo, docente/investigadora da Universidade Católica (Braga), preside à Comissão Científica do Congresso e defende que "a Universidade Católica se revê na descentralização do conhecimento, na aproximação do conhecimento às realidades locais e na multidisciplinaridade que caracteriza este evento", e considera, ainda, "que o Município de Ponte da Barca tem contribuído para a promoção e internacionalização do conhecimento do património material e imaterial da região e para a consciencialização dos jovens e da população em geral da importância da sua preservação".

Vassalo Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende que "o congresso de Cultura Celta é já uma referência de Ponte da Barca, cujo sucesso das edições anteriores representa um contributo sério para o desenvolvimento local, para o conhecimento do património, para desenvolvimento de massa crítica em torno da herança cultural celta no Norte de Portugal e da Galiza e, naturalmente, para o turismo cultural".

PROGRAMA: 15 e 16 de Junho
15 de Junho
14 horas: Sessão de abertura marcada
14.30h: Início dos paineis
21.30h: Espetáculo/ "Interceltismo: Uma expressão de Celtitude" - Etnomusicólogo Mário Correia.

16 de Junho
9h às 13 h: Painéis
14h: DESTAQUE/ Visita guiada ao concelho de Ponte da Barca: Memórias com História.

FICHA DE INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição encontra-se disponível no site da autarquia em www.cmpb.pt que deve ser encaminhada por email para o endereço geral@cmpb.pt ou para o sector da cultura da Câmara Municipal de Ponte da Barca, através da a morada Praça Dr. António Lacerda, 4980 - 620 Ponte da Barca


XIX Edição da Feira do Livro de Ponte da Barca

Encontro com o escritor Walter Hugo Mae e Concerto de Jazz por Isabel Ventura Trio encerraram em grande a intensa semana lúdico-cultural

Foi com chave de ouro que terminou ontem (dia 27 de Maio), a XIX edição da Feira do Livro de Ponte da Barca, certame que já decorria desde o dia 19 de Maio. O encontro com o autor Walter Hugo Mae, vencedor do Prémio Saramago, e um concerto de Jazz por Isabel Ventura Trio, no Sábado, deram por encerrada uma intensa semana cultural como colóquios/debate, apresentação de obras, concertos de música, espetáculos de teatro, ateliers de ciências, etc, que a juntar à comercialização de livros a preços muito atrativos, trouxeram à Praça da República, local onde decorreu a feira, muitos visitantes.

O dia inaugural ficou marcado pela apresentação do Livro de Poemas "(n)O conforto das Palavras" de Gil Milheiro, seguido do espetáculo "Gil Milheiro e Amigos" - musicalidade de sons e palavras. Propostas musicais que se estenderam ao longo de toda a semana com uma noite de fados com Maria do Céu Silva, a atuação do coro da Universidade Sénior Diogo Bernardes e um concerto de música pela Escola de Música da autarquia barquense.

Para além dos espetáculos musicais, a feira contemplou, ainda, o colóquio/debate "Leitura e Família" por Bernardete Costa, a apresentação dos livros "NOITIBÓ" de João Lobo, por Jaime Ferreri, "O Guerriro de Órion" de Simone de Oliveira e "António Manuel Couto Viana - Memorial do Coração: Conversa a quatro mãos" de Ricardo de Saavedra, pelo historiador Alberto Abreu. Ainda durante a semana lúdico-cultural, decorreu a conferência "Frei Agostinho da Cruz", apresentada por Vanda Anastácio, e a peça de teatro "O último adeus a Júlio" a cargo do Movimento Incriativo.

Também os mais pequenos não ficaram esquecidos, tendo a autarquia barquense, promotora da iniciativa, preparado uma série de atividades destinadas ao público mais jovem como os Ateliers de Ciência, desenvolvidos pela Escola Profissional do Alto Lima (Epralima), a animação com Palhaços, a peça de teatro pelo grupo infantil das Oficinas de Teatro do Movimento Incriativo, a entrega dos prémios do Concurso de Leitura aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, e o encontro com o autor Daniel Marques Ferreira.


Autarquia promove apoio a desempregados
Gabinete de Inserção Profissional (GIP) mantém-se em funcionamento

Numa altura em que o flagelo do desemprego atinge inúmeras famílias, e conscientes da importância da implementação de medidas que o combatam, a autarquia barquense e o Instituto de Emprego e Formação Profissional vão manter em funcionamento, por mais um ano, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Ponte da Barca. Esta estrutura, que visa o apoio ao emprego destinado a jovens e adultos desempregados do concelho para definição do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, está sediado na Casa de Stº António do Buraquinho, e representa para o autarca local, Vassalo Abreu, "uma forma da autarquia apoiar a população desempregada do concelho, apoiando quer aqueles que procuram emprego, quer as empresas e serviços sediados no concelho que precisam de pessoas para empregar". O autarca salientou, ainda, que "a sua continuidade faz todo o sentido, face aos excelentes resultados que têm sido alcançados com este Gabinete e o apoio a mais de três dezenas de desempregados desde que entrou em funcionamento".

Para além da sede onde os interessados podem adquirir todas as informações necessárias, as entidades e os desempregados podem ainda registar as suas ofertas e fazer o pré-registo no site do município (www.cmpb.pt).

Participando nestas medidas, a Câmara Municipal põe em pratica uma das suas prioridades e contribui de forma ativa para apoiar a população mais carenciada do concelho, implementando ações de apoio social pensadas para melhorar o bem-estar dos munícipes barquenses.


Ponte da Barca vai ter Cartão Jovem Municipal


Rubricado protocolo de colaboração com a Movijovem

A Câmara Municipal de Ponte da Barca rubricou na manhã da passada terça-feira, 29 de Maio, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração com a Movijovem, com o objetivo de implementar o cartão jovem municipal no concelho de Ponte da Barca, abrindo assim um leque de benefícios aos jovens residentes no Município de Ponte da Barca, com idade compreendida entre os 12 e os 29 anos, inclusive, que se traduzem em descontos na aquisição de produtos e serviços em estabelecimentos do concelho, do resto do país e da Europa.

O desígnio foi formalizado pelo representante da Movijovem, Carlos Nunes, e pelo Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, que na ocasião referiu que a criação deste cartão vai de encontro ao que tem sido definido pela autarquia barquense, de "promoção de uma política global e transversal de juventude, que responda aos interesses e necessidades dos jovens do concelho".

Dentro de pouco tempo, toda a informação necessária à adesão ao cartão jovem municipal será disponibilizada no site da autarquia em www.cmpb.pt, ou podem os interessados dirigir-se ao gabinete da Saúde e Ação Social do Município.

Informação Município de Ponte da Barca