Exposição Itinerante ‘Estamos Juntos’
De 4 a 15 Junho no Posto de Turismo

No ano de comemoração dos 25 anos da ONGD Leigos para o Desenvolvimento, foi lançado o livro “Estamos Juntos – 25 anos, 25 contos” construído a partir de 25 imagens de África e Timor Leste e 25 autores convidados que se inspiraram nas fotografias para escrever. O resultado: um livro que se lê o ano inteiro, que oferece contos, poesia e reflexões.
Do livro nasceu a ideia: uma exposição. Com imagens do livro e excertos dos textos construímos a exposição 'Estamos Juntos', uma forma de partilhar com todos e poder levar o livro a viajar pelo país.
A exposição foi criada com o apoio do designer José Santos.
25 anos, 25 autores, 25 fotografias e 25 contos
Este livro é um conjunto de várias histórias diferentes. Poderemos encontrar textos de Abel Neves, Andreia Faria, António Pinto Leite, António Vaz Pinto sj, Carminho, Catarina Furtado, Cristina Peres, Danílio Barros, Fernanda Freitas, Gabriela Ludovice, Isabel Stilwell, José Luís Peixoto, José Rui Teixeira, Laurinda Alves, Lígia Roque, Mafalda Veiga, Marcos Pinto, Mário Cláudio, Mukhwarura, Nuno Tovar de Lemos sj, Olinda Beja, Paulo Magalhães, Rosa Alice Branco, São Deus Lima e Zé Pedro. De referir que, para além de autores portugueses, estão presentes autores de todos os países onde os LD trabalham: São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor Leste.
Conselho Municipal de Educação reuniu na Escola Básica de Arcos de Valdevez

Decorreu no passado dia 25 de maio, na Escola Básica de Arcos de Valdevez, a reunião do Conselho Municipal de Educação, que contou com a presença do Presidente da Câmara municipal, Francisco de Araújo, e representantes de diversos organismos e entidades locais, nomeadamente, o Ajunto do Diretor Regional de Educação, Aristides Sousa.
Dos diversos pontos da ordem de trabalho, destacaram-se a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, a apresentação e emissão de parecer sobre o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2012/2013, apresentação e aprovação dos escalões para o pré-escolar, entre outros assuntos de interesse.
Foi também salientado que o plano de transportes escolares (2012/2013), contará com um total de 69 circuitos, dos quais 18 são circuitos de carreira pública e 51 são circuitos especiais, tendo um total de alunos a transportar de 1375. Foi referido ainda, relativamente aos escalões escolares, que contarão com um valor mínimo de 10,34 € e um valor máximo de 31,02 €.
Foram também debatidas questões relacionadas com a educação, de modo a oferecer aos alunos variedade nos cursos e solucionar alguns problemas como a falta de alunos em determinadas áreas; o emprego/desemprego com a tentativa de resolver e promover a empregabilidade; a excelente formação na área da metalomecânica existente no Centro de Formação (CENFIM), tendo Francisco de Araújo referenciado a oportunidade que esta vertente proporciona aos jovens que pretendem seguir esta atividade.
Ciclo de Conferências - Escola Pública - O Rosto e as Máscaras: Inovar em tempos de desânimo trouxe oradores de renome a Arcos de Valdevez

No passado dia 25 e 26 de maio de 2012, o auditório da Casa das Artes, em Arcos de Valdevez recebeu um ciclo de conferências organizado pelo CENFIPE - Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/ Escolas do Alto lima e Paredes de Coura, intitulado de Escola Pública - O Rosto e as Máscaras: Inovar em tempos de desânimo, que contou com o apoio do Município arcuense.
Esta iniciativa abordou vertentes como a educação, inovação, tecnologia, empreendedorismo, investigação e decisão política e teve, segundo o CENFIPE, como finalidade mudar a opinião sobre a escola, particularmente a Pública, que surge hoje marcada por desânimo, descrédito, derrotismo e tensões diversas.
No seu decorrer surgiram várias opiniões que foram fundamentando o debate, de modo a reforçar a problemática que existe em torno da educação.
Carlos Fernandes, diretor do CENFIPE, avançou que o que se pretendia com a iniciativa era "analisar a escola que temos e a escola que queremos". Fez referência ao mini livro editado no âmbito deste ciclo, que "testemunha questões relacionadas sobre a educação", e não deixou de fora os agradecimentos à autarquia pelo apoio dado, bem como a todas as entidades que colaboraram na organização.
Ainda no decorrer da sessão de abertura, o Presidente do Município de Arcos de Valdevez, Francisco de Araújo, enalteceu a instituição pela iniciativa realizada e qualidade dos oradores presentes. O autarca manifestou, ainda, a sua "preocupação em relação à instabilidade escolar que se vive hoje em dia e que é necessário melhorar para bem da educação", referindo que "a mudança é boa, mas não com tanta celeridade".
No seu discurso referenciou também as preocupações e investimentos que a autarquia fez no âmbito da requalificação e construção de novos equipamentos escolares, dotando o concelho de boas infraestruturas, fazendo, no entanto, notar que "A escola não é apenas infraestrutura. A escola é o professor. Aquilo que fica são os ensinamentos que nos ajudam a ser quem somos", aludindo ao facto de ter de existir um grande trabalho por trás do ensino de qualidade e gerações de futuro.
Francisco de Araújo quis igualmente referenciar em público a sua posição contrária quanto à possível agregação dos agrupamentos escolares e ao grande número de alunos que o Ministério da Educação quer impor por turma (cerca de 30), considerando-o excessivo e prejudicial, tanto para alunos como para professores.
Por último, chamou, ainda, à atenção para o facto de todas as responsabilidades e esforços que o Município tem feito deverem redundar na educação, já que o que se pretende é que os resultados dos serviços prestados sejam a educação. "A importância da Escola, do educador e do professor na educação são fundamentais", disse.
No geral, esta iniciativa que contou com nomes como, entre outros, Santana Castilho (ESE Santarém), Milice Ribeiro dos Santos (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar), Jonhson Semedo (Associação Moinho da Juventude/Cova da Moura) ou Licínio Lima (U. Minho), Almerindo Afonso (U. Minho), António Nóvoa (Reitor da Universidade de Lisboa), Joaquim Azevedo (Universidade Católica Portuguesa), Alexandre Castro Caldas (Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade, proporcionou aos presentes um debate saudável sobre temas preocupantes do mundo da educação, fazendo ao mesmo tempo, prevalecer o otimismo e vencer o desânimo que domina todo estes temas nos dias que correm.
"Conferências Por Vez" - Fernando Rosas em Arcos de Valdevez para refletir sobre Salazar e o país
"A Arte suprema de António Salazar foi a arte de saber durar" (…) "Em rigor o 25 de Abril consagra a liberdade de expressão", Fernando Rosas
No passado dia 29 de maio teve lugar no auditório da Casa das Artes concelhia, a segunda conferência deste ciclo, iniciado em Dezembro último.
Depois da primeira conferência ter trazido a Arcos de Valdevez o engenheiro Mira Amaral, foi a vez de Fernando Rosas, historiador e político português, aceitar o convite para, através do seu conhecimento e eloquência, contribuir para o enriquecimento da bagagem cultural dos arcuenses.
Francisco de Araújo, Presidente da Câmara Municipal, adiantou que "esta é uma iniciativa que o município pretende levar a cabo com frequência, com o objetivo de trazer a lume temas da atualidade e cuja envolvência e interesse abarquem uma franja dilatada da comunidade, bem como temas que ensinem algo às pessoas", daí o tema desta palestra ter recaído nas "Repercussões do Estado Novo no Portugal Contemporâneo", um período de grande importância da história do País.
Fernando Rosas fez um resumo excelente do período do Regime do Estado Novo e explicou como é que este conseguiu ter tanta durabilidade.
Debruçou-se sobre a aliança do regime com a Igreja, a qual "legitimava religiosamente o regime" e que apesar de não poder fazer política direta tinha vastos privilégios; sobre os acordos em relação à questão social que proibiam o direito à greve e acabaram com a luta de classes; sobre os acordos em relação à economia através da regulação estatal e corporativa que implicou sempre "Prosperidade sem riscos e modernidade condicionada"; as organizações em profundidade de repressões (preventivas e políticas) e intimidação, bem como sobre a proibição das liberdades públicas fundamentais.
Quem esteve presente conseguiu obter vasta informação e pormenores interessantes sobre este regime que marcou a história de Portugal e dos Portugueses, tendo as visões apresentadas gerado um debate posterior, saudável e enriquecedor, com intervenções do público e do investigador.
As conferências ficarão registadas num volume impresso que compile as intervenções anuais, permitindo, deste modo, uma perpetuação e uma memória efetiva dos temas e das personagens que os abordam.
Alunos da EB/S Tomaz de Figueiredo visitaram a Câmara Municipal

A 1 de Junho e Dia Internacional da Criança, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, recebeu a agradável visita de uma turma do 6º ano da Escola EB/S Tomaz de Figueiredo de Arcos de Valdevez, acompanhada da docente Anabela Araújo.
Este grupo veio aos Paços do Concelho para tentar perceber melhor o funcionamento da Administração Local, tanto ao nível organizativo como administrativo, e com grande entusiasmo e interesse ouviu todas as explicações dadas.
O autarca recebeu o grupo no Salão Nobre da Câmara Municipal e, conforme afirmou, no "local mais importante para o concelho", por ser nele que se tomam todas as decisões de maior importância para o mesmo, adiantou como estas são analisadas e tomadas pelo executivo.
Fez também um breve resumo de toda a atividade da Câmara Municipal relativamente ao Turismo, Cultura, Obras particulares e públicas, administrativos e serviços, dando uma visão geral de todo o funcionamento deste órgão.
No âmbito da visita viram ainda os gabinetes do executivo, os vários departamentos dos serviços, para ficarem a saber que secção trata de quê e como, bem como a galeria onde constam as fotos dos antigos Presidentes de Câmara.
Para casa, além da experiencia nova, levaram uma pequena recordação, oferecida pelo Presidente da Câmara Municipal, de forma a perpetuar na memória de todos o dia em que visitaram os Paços do Concelho.
Informação Município de Arcos de Valdevez
|
EXPOSIÇÕES:
COLETIVO HEXA
"Mutes, Sónia Rodrigues, Zé Gomes, Cácá, Jú e Fernando Cerqueira são as pessoas que completam o coletivo de pintura (hexa). Este coletivo de pintura livre, inspira-se nas vivências do dia-a-dia, onde cada artista se exprime, utilizando uma corrente pictórica diferenciada de cada um dos seus elementos. Não somos um coletivo de ficar presos a estereótipos de pintura, nem de seguir uma linhagem, pintamos por prazer próprio, construindo e vivendo todo o processo até que o resultado final seja satisfatório ao nosso olhar". (Mutes)
Música/ Pop Rock:
2 de Junho
DARKO
Aos 23 anos, Zé Manel decide dar início a um novo capítulo na sua vida profissional com o projecto Darko, depois de se ter destacado durante oito anos como vocalista e letrista dos Fingertips.
Darko nasce da vontade de se expressar livremente, através das músicas e letras que foi acumulando ao longo dos anos. O resultado é a criação de um trabalho extremamente pessoal e transparente, intitulado "Borderline Personality Disorder". A primeira apresentação exclusiva do disco aconteceu a 6 de Junho de 2011, no Auditório dos Oceanos- Casino Lisboa; um concerto exclusivo para convidados e fãs, que tiveram o privilégio de ouvir as novas canções pela primeira vez. "Borderline Personality Disorder" foi gravado entre Junho e Dezembro de 2010 no RD Estúdios, em Setúbal, com produção de Rui David e co-produção de Zé Manel. Do projecto Darko fazem parte Jorge Oliveira (bateria), Jorge Loura (guitarras), José Reis (baixo) e Miguel Amorim (teclas), um magnífico grupo de músicos com quem Zé Manel conseguiu encontrar a receita ideal para "vestir" as suas canções.
Co-produções com escolas:
1 e 8 de Junho
MUSICAL: SATINE
(pré-venda e reserva de bilhetes a partir de 28 de Maio e 4 de Junho; preço único: €2,00)
Baseado no drama musical Moulin Rouge (2001) e no romance A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho, um coletivo de alunos (11ºH e 11ºI) do Curso Profissional - Técnico de Apoio Psicossocial, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, sobe ao palco para apresentar o projeto SATINE, coordenação e texto adaptado pelo professor José Barros, com encenação do professor Alexandre Martins e direção musical a cargo do professor Tiago Silva e formador André Gonçalves. O projeto insere-se no âmbito da intervenção cultural, social e educativa, contando, para o efeito, com a colaboração do corpo docente. Coprodução do Município/ Casa das Artes de AVV.
Cinema/ciclo:
CICLO DE CINEMA DINAMARQUÊS
Outras atividades/conferência/debate:
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO CONTEXTO EUROPEU
Iniciativa do Centro de Informação Europe Direct de Entre-Douro-e-Minho, representação da Comissão Europeia em Portugal e Embaixada da Dinamarca. Apoio do Município de Arcos de Valdevez.
CINEMA
3
30 e 1 de Julho
EXPOSIÇÕES:
Exposição de Fotografia
"Monumental Motion - A Cycling Life in the Capital of Denmark"
A exposição intitulada " Monumental Motion - A Cycling Life in the Capital of Denmark", é uma parceria entre o fotógrafo Mikael Colville-Andersen e o Ministério de Negócios Estrangeiros Dinamarquês. Esta mostra destaca 20 fotografias que definem uma vida em bicicleta na Cidade dos Ciclistas. Por mais de 4 anos, documentou a cultura da bicicleta na capital dinamarquesa e, surpreendentemente, ele é a primeira pessoa a fazê-lo com grande detalhe, em 125 anos de bicicletas. Com esta série fotográfica, Mikael Colville-Andersen pretende demonstrar a grande variedade de formas em que os habitantes de Copenhaga, de todas as idades e faixas salariais, usam a bicicleta nas suas vidas diárias.
Um dos maiores símbolos dinamarqueses é a cultura da bicicleta e a vasta rede de infraestruturas para bicicletas que se ergue como um legado vivo de vida sustentável.
Integrada no programa de atividades da presidência dinamarquesa da União Europeia.
Outras atividades/transmissão futebol
EURO 2012- CAMPEONATO EUROPEU DE FUTEBOL
9 de Junho
Alemanha - Portugal
17 de Junho
Portugal - Holanda
Restantes transmissões dependentes das fases de apuramento da seleção nacional.
|
 |
|
|