Executivo camarário visitou freguesia de Castelo de Neiva

O Presidente da Câmara e os vereadores do Planeamento e do Saneamento Básico e Desporto estiveram na freguesia de Castelo de Neiva para visitar algumas das obras executadas e apreciar investimentos naquela freguesia de litoral. A visita, que integra o périplo que o executivo está a fazer pelas 40 freguesias do concelho, serviu ainda para aferir da última intervenção na rede viária na Rua do Rio Neiva, orçada em cerca de 140 mil euros.
A visita guiada pelo Presidente da Junta de Castelo e Neiva começou pelas oras já executadas, nomeadamente na Quelha do Bocelo, que foi reabilitada na sequência dos danos causados pelas intempéries do último inverno, mas também as obras de alargamento da Estrada Municipal junto à Capela e à Extensão de Saúde.
Os autarcas passaram ainda pelas obras de infra-estruturação e pavimentação da Rua do Rio Neiva, no Lugar de Moldes, uma intervenção orçada em cerca de 140 mil euros e que inclui uma extensão significativa com vista ao melhoramento das condições de acessibilidade de moradores e que irá servir agora a população de Castelo de Neiva.
O Presidente da Câmara teve ainda oportunidade de avaliar in loco a necessidade de intervenção na Rua da Fonte e Rua de Sendim, projectos que estão em fase de estudo a cargo dos serviços municipais.
Recorde-se que estas visitas são levadas a cabo semanalmente e pretendem dar a conhecer as principais preocupações e projectos das freguesias, assim como tomar conhecimento dos investimentos nas freguesias.
Câmara Municipal cede escolas primárias desactivadas para actividades diversas
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai ceder, através de protocolos de comodato com juntas de freguesia e associações, quatro antigas escolas primárias para diversas actividades das respectivas freguesias. Em causa estão as escolas de S. Gil (Perre), Igreja (Barroselas), Vila Mou e Samonde, que se encontravam se actividade desde a reorganização da rede escolar concelhia.
A antiga Escola Primária de S. Gil vai ser cedida à Junta de Freguesia de Perre para ali instalar um espaço para actividades culturais, sociais e recreativas dinamizadas pelas associações locais e pela própria junta de freguesia. A escola da Igreja de Barroselas, um edifício do traço de Adães Bermudes e datada de 1910, vai ser cedida para actividades culturais e apoio ao Centro de Reformados para actividades para idosos.
No caso da Escola de Vila Mou, vai ficar instalada uma zona para apoio ao armazenamento de bens alimentares do Centro Social e Paroquial de Lanheses, numa parceria com o Banco Alimentar de Viana do Castelo. Em Samonde, a antiga escola será cedida à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo para apoio ao armazenamento e gestão de ajudas técnicas para o concelho de Viana do Castelo.
Estes protocolos ontem aprovados em reunião de câmara têm uma vigência de dez anos e foram considerados pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa, como uma forma de reactivar edifícios devolutos e apoiar tecnicamente associações e autarquias.
Câmara Municipal aprovou apoios na área social no valor de 225 mil euros
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um conjunto de protocolos para a área social, que incluem apoios a instituições diversas, aquisição de viaturas e investimentos em obras e equipamentos sociais. Ao todo, serão atribuídos cerca de 225 mil euros que serão disponibilizados para actividades diversas.
Assim, serão atribuídos apoios mensais à Caritas Diocesana para auxílio a populações desfavorecidas e será atribuído um subsídio mensal para a Fábrica da Igreja Paroquial da Montaria no âmbito da Comissão Social Inter-Freguesia para apoio à população envelhecida com apoios domiciliários e de enfermagem.
Outros dos protocolos aprovados dizem respeito a apoios à aquisição de viaturas para o Centro social de S. Romão de Neiva, Centro Social de Afife, Associação de Reformados de Viana do Castelo e para a APPACDM de Viana do Castelo, estando também a ser preparados apoios para as obras de equipamentos sociais do Centro Social e Paroquial da Areosa, o Centro Paroquial e Social de Lanheses e para a Fábrica da Igreja de Portela Suzã, para além do apoio de instalação da Cruz Vermelha Portuguesa.
Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, estes apoios no valor global de 225 mil euros são a realização de um compromisso assumido de que o Orçamento de 2012 seria direccionado sobretudo para o apoio social, nomeadamente para famílias carenciadas e estruturas de apoio à família e aos mais desfavorecidos.
Câmara Municipal satisfeita com eliminação da "zona sombra" da TDT no concelho
O Município de Viana do Castelo torna pública a sua satisfação pela resolução por parte das entidades responsáveis do problema criado com o sistema TDT, que estava a provocar "zonas sombra" em algumas freguesias da área costeira do concelho. A resolução deste problema, recorde-se, surge na sequência de várias intervenções da autarquia e vem agora contribuir para uma equidade e justiça.
A situação, denunciada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Afife junto da autarquia, surgiu com a obrigatoriedade da passagem do sinal analógico para o sinal TDT. Perante o surgimento das queixas, a Câmara Municipal alertou de imediato o Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, os grupos parlamentares e o Presidente da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações para a "situação injusta, desigual e, por isso, inaceitável para os cidadãos" no acesso ao sistema TDT.
Na altura, José Maria Costa solicitou "medidas adequadas para ultrapassar esta situação discriminatória de forma a garantir que o Alto Minho possa beneficiar com igualdade de direitos as condições de acesso à TDT", considerando a situação "uma situação injusta, discriminatória, desigual e por isso inaceitável para os cidadãos alto minhota".
Ao Presidente da Câmara Municipal juntou-se, na altura, também a CIM Alto Minho, que contestou o processo da TDT, que estaria a criar situações semelhantes noutros locais do distrito.
Agora, o autarca congratula-se pelo esforço na resolução deste problema.
Informação Município de Viana do Castelo
|
Agenda Cultural de Fevereiro 2011
Dias 14 e 15/03 - Filme "FLORBELA"
Realizado por Vicente Alves do Ó, "Florbela" é protagonizado por Dalila Carmo e retracta a obra e a vida da poetisa Florbela Espanca, nascida em Vila Viçosa, localidade onde foram rodadas cenas do filme, que contou com a participação de figurantes locais.
Do elenco do filme fazem ainda parte os actores Albano Jerónimo, Ivo Canelas, José Neves e Rita Loureiro.
"Florbela" vai estrear a 08 de Março - Dia Internacional da Mulher, e tem exibição garantida em pelo menos 54 cidades, até ao final de Maio.
Em Viana do Castelo, será exibido no Teatro Municipal Sá de Miranda, nos dias 14 e 15 de Março, em duas sessões - 14h30 e 21h30.
Dia 21/03 - Dia Mundial da Poesia - Estreia "Poesis Mundi"
O Centro Dramático de Viana assinala este dia levando ao palco um recital de poesia da autoria de poetas portugueses e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, da literatura poética universal, numa ode à "poesis" ancestral como processo de construção e entendimento do Homem com o Mundo.
A realizar no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21h30, este recital conta com a parceria da Academia de Música de Viana do Castelo, Centro Cultural do Alto Minho e Casa da Música.
A interpretação estará a cargo de Ana Perfeito, Armanda Santos, António Neiva, Elisabete Pinto, Filomena Mouta, José Escaleira, José Filgueiras, Maria José Miranda, Porfírio Barbosa, Raquel Amorim, Simão Luís, Sílvia Lima, Tiago Fernandes.
De 25/03 a 09/04 - Páscoa Doce
A comemoração da Páscoa em Viana do Castelo inicia a 25 de Março, com o Cortejo "Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém na Cidade Humana", prolongando-se as restantes iniciativas que compõem o programa religioso, até ao dia 9 de Abril.
Para além do programa religioso, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do programa "Páscoa Doce", promove o Fim-de-semana Gastronómico (dias 30, 31/03 e 01/04) e o Feirão da Patanisca (dia 31/03), a Festa do Doce e do Vinho (de 30/03 a 9/04), o "À Conversa com… Maria Teresa Horta" (30/03), entre outros eventos. No dia 30/03 terá lugar o Concerto de Páscoa pelo Ensemble EPMVC e Coro AMVC e no dia 31/03 a Rádio Alto Minho promove a 2ª Festa do Fado.
Consultar programa específico.
Dia 27/03 - Dia Mundial do Teatro - "YÁTRA"
Com apresentação pelo grupo de teatro Propositário Azul/ Centro Cultural da Malaposta, este é um espectáculo único, de acolhimento do CDV, com entrada livre, a realizar no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21h30. Com texto e dramaturgia de Carla Vasconcelos, Hugo Sovelas, Maria João Miguel e interpretação de Carla Vasconcelos e Hugo Sovelas, YÁTRA relata a história de Maria Rosa e Jorge Augusto, dois irmãos que se deparam com um estranho pedido no testamento do irmão mais velho: lançar as suas cinzas na Igreja de S. Francisco em Kochi, Kerala na Índia...
Ainda integrado na Comemoração do Dia Mundial do Teatro, o CDV realizará três Workshops, nomeadamente: "Masterclass Teatral", nos dias 23 e 24/03 e "Primeiros Passos Teatrais" e "O Despertar do Teatro", entre os dias 24 e 27/03.
|
 |
|
|