A programação de Verão da Câmara Municipal de Paredes de Coura está em crescendo nos meses de Julho e Agosto, com múltiplas propostas de animação e lazer, que, tendo como referência a música, incluem teatro, lançamento de livros e oficinas culturais.
A antiga Escola Primária de Venade, na freguesia de Ferreira, acolhe, no próximo dia 22, pelas 18 horas, a sessão de lançamento do mais recente livro do escritor Mário Cláudio "Tiago Veiga - Uma Biografia", da chancela das Publicações D. Quixote. O juiz desembargador, Trajano Teles de Menezes, fará a apresentação da obra, que descreve o longo itinerário de vida de um extraordinário poeta, bisneto de Camilo Castelo Branco, que, segundo o autor, viveu e morreu no concelho de Paredes de Coura.
Em Agosto, há uma tríade de folia que começa com o Dia do Município (10), seguindo-se as Festas do Concelho (de 12 a 14) e atinge o auge com a realização da 19.ª edição do Festival de Música de Paredes de Coura (de 17 a 20).
Para além da tradicional cerimónia de entrega de medalhas aos cidadãos e instituições que se notabilizaram ao serviço do concelho, há ainda a destacar, no Dia do Município, o lançamento da obra, "Coura, uma fotobiografia", da autoria de Mário Cláudio, no Centro Cultural, cerimónia que serve de epílogo ao extenso programa das comemorações locais do Centenário da República.
Corolário de uma oficina de criação, o espectáculo intitulado "Celebrar Paredes de Coura", concebido pela Space Ensemble, no intuito de realçar a identidade courense, onde a música, fotografia e performance se cruzam, abrilhantará a noite do dia 10 de Agosto.
À boa maneira alto-minhota, as Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora das Dores e de Santo António, incluem no farto programa, arruadas de bombos e zés p'reiras, festivais de folclore internacional e nacional, bandas de música tradicionais e fogo-de-artifício, números distribuídos pelos emblemáticos largos Visconde de MoZelos, Hintze Ribeiro e 5 de Outubro. 
No dia 13, assume relevo a representação da produção teatral "Golpe d'Asa em Viagem", sob a direcção da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT. A narrativa dramatúrgica, sustentada num criativo engenho cénico, conta ainda com uma equipa de animadores, actores e músicos, que abordam a ancestral temática da (im)possibilidade de voar.
No pico do mês de Agosto, eis que chega, durante quatro dias, o Festival de Paredes de Coura. Com o maior número de bandas de sempre, e os melhoramentos que a Câmara Municipal de Paredes de Coura em conjunto com a organização sempre empreendem, a vila fervilhará de festivaleiros, seguramente atraídos pela magia dos concertos na aprazível Praia do Taboão, que é bem o reflexo da riqueza paisagística do concelho.