Jornal Digital Regional
Nº 544: 18/24 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

SEMANA DO BACALHAU
ACOLHEU CONCERTO DO ORFEÃO

O Centro Cultural de Vila Praia de Âncora acolheu a Semana do Bacalhau, um projecto educativo da Escola Profissional ETAP que decorreu de 23 a 29 de Maio passado.

Esta iniciativa incluiu diversas conferências, uma exposição ligada à pesca do bacalhau, um ciclo de cinema, uma homenagem aos bacalhoeiros ancorenses e diversos momentos musicais.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora preencheu um desses momentos culturais com um concerto realizado no auditório do Centro no passado dia 24 de Maio, associando-se assim a esta iniciativa pedagógica.

Pedro Ribeiro, em nome da ETAP, agradeceu na altura a participação do Orfeão.

A ETAP proporcionou, no final, uma visita guiada à exposição e a degustação da "chora", uma típica sopa de peixe, servida por alunos da Escola e que estava muito excelente no aspecto e no sabor.


ASSOCIOU-SE Á HOMENAGEM AOS COMBATENTES NO DIA DE PORTUGAL

No passado dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, o Orfeão de Vila Praia de Âncora associou-se aos actos de homenagem aos Combatentes que se realizaram em Vila Praia de Âncora.

Depois das cerimónias protocolares junto ao Monumento aos Combatentes o Orfeão solenizou a missa que foi celebrada na Capela de Nossa Senhora da Bonança.

O Orfeão não esquece que muitos dos seus orfeonistas foram combatentes da Guerra do Ultramar e por isso tem uma sensibilidade muito grande para se associar a esta iniciativa, homenageando e honrando os que lutaram e morreram pela Pátria.


GRUPO DE DANÇAS DO ORFEÃO PARTICIPOU NO FESTIVAL FOLCLÓRICO DO ALTO MINHO

Realizou-se no passado dia 12 de Junho, em Valença, mais um Festival Folclórico do Alto Minho, uma iniciativa anual da responsabilidade dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo e que tem o seu patrocínio.

A representar os dez concelhos estiveram: Arcos de Valdevez (Rancho Folclórico de Arcos S. Paio), Caminha (Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora), Melgaço (Rancho Folclórico de Paderne), Monção (Rancho Folclórico de Pinheiros), Paredes de Coura (Associação Cultural), Ponte da Barca (Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães), Ponte de Lima (Grupo Desportivo e Cultural do Neiva de Sandiâes), Valença (Grupo Folclórico de Ganfei), Viana do Castelo (Grupo Folclórico de S. Paulo de Barroselas) e Vila Nova de Cerveira (Grupo Folclórico e Etnográfico de Reboreda).

O festival constou de um desfile conjunto, de uma actuação individual e terminou com uma dança geral, seguindo-se um convívio entre todos os participantes.

O próximo festival 2012 será da responsabilidade do Município de Vila Nova de Cerveira.


CASA DO ORFEÃO VAI REVIVER
A TRADIÇÃO DOS SANTOS POPULARES

No próximo dia 25 de Junho, sábado, ao final da tarde, a Casa do Orfeão vai uma vez mais reviver a tradição dos Santos Populares, onde não faltarão a cascata, as marchas, a música e os tradicionais petiscos.


ORFEÃO VAI ACTUAR EM MONDARIZ NA GALIZA

O Orfeão de Vila Praia de Âncora foi convidado pelo Município de Mondariz, província de Pontevedra, para actuar no "1.º Festival Transfronteirizo do Canto Coral da Auga" que se vai realizar no próximo dia 17 de Julho, naquela cidade termal.

O Coordenador deste festival, João José Pérez Labaca, interveio pessoalmente junto do Orfeão transmitindo o interesse na sua participação, atento o prestígio de que este coral goza na Galiza onde já arrecadou vários prémios.

O concelho de Mondariz é bem conhecido dos portugueses pelo seu excelente balneário de águas medicinais. A nível histórico consta que no Castelo medieval de Sobroso, situado no concelho, casaram no ano de 1282 na sua Capela de São Pedro, o Rei de Portugal D. Dinis com a Infanta Dona Isabel de Aragão, mais tarde canonizada como Rainha Santa Isabel.

O Orfeão está já a preparar a sua participação neste festival de modo a prestigiar, uma vez mais, o canto coral além fronteiras.


25.º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CORAIS DA RIBEIRA DO BAIXO MINHO

Já está agendada a realização deste Encontro Coral Internacional patrocinado pelos municípios portugueses e galegos envolvidos neste projecto cultural, que já vai na sua 25.ª edição.

A actuação do lado português será em Valença no próximo dia 2 de Julho e a do lado galego será no próximo dia 22 de Julho em Tui.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora, juntamente com a Câmara Municipal de Caminha, é um dos fundadores deste encontro.


ANDORRA, SURPREENDEU-ME PELA POSITIVA!

Tive o privilégio de integrar o Orfeão de Vila Praia de Âncora na sua recente deslocação a Andorra, no âmbito das comemorações da Capital da Cultura Catalã 2011, a cargo do município local de Escaldes-Engordany.

Sobre o êxito da actuação do Orfeão, já dela se fez eco a comunicação social. Relembro apenas aquela comoção, aquele apertar d'alma, bem visíveis no semblante dos nossos ancorenses ali residentes perante o êxito conseguido pelo "seu" Orfeão, plenamente reconhecido pelos próprios andorranos. Foi um momento marcante!

Mas nesta modesta crónica queria relevar um aspecto que me tocou particularmente e que tem a ver com a prática da cidadania, especialmente ligada aos pequenos gestos que ajudam a promover a terra andorrana e deixam marcas em todos os que a visitam, sabendo-se que o sector turístico é o grande dinamizador da sua economia.

Refiro-me expressamente à campanha publicitária "Andorra, conèixer-la per estimar-la", escrita sobre fundo vermelho em forma de coração. Campanha promovida pelo Governo de Andorra a lembrar que a recordação que os turistas retêm daquela terra depende de todos os seus cidadãos, terminando com o apelo "Ajuda'ls a enamorar-se del nostre país!".

Esta campanha apelava para pequenos gestos quotidianos dos seus cidadãos que se traduzissem em divulgar as belezas naturais e em bem receber os seus visitantes.

O apelo resultou e muitas foram as participações recebidas.

Uma das mais visíveis retrata a flora, destacando, entre muitas, a "grandalla", a flor mais representativa de Andorra, com corola amarela ao centro, rodeada de seis pétalas brancas, um género de narciso de montanha; outra, o Lago de D'Engolasters que tivemos o gosto de visitar e, outra ainda, o vale de Andorra, retratadas sempre com as mãos

Outra vertente que me cativou era o aspecto limpo e bem cuidado de Andorra com espaços florais nas varandas, espaços de convívio, zonas verdes, praças muito cuidadas com motivos artísticos, edifícios e monumentos cuidados, zonas pedonais, incentivando o contacto humano entre os visitantes e os seus residentes.

Outro aspecto ainda a reter foi a simpatia das suas gentes! Sempre sorridentes, sempre solícitos a satisfazer um pedido de informação, sempre prontos a dar uma boa imagem do seu país! E curioso foi notar que esta postura foi totalmente assimilada pela grande comunidade portuguesa que aí vive, mostrando o prazer em lá viver e contribuindo assim, também, para aquele gesto de ajudar os turistas a enamorarem-se daquele país.

Por isso, Andorra surpreendeu-me pela positiva.

Que bom seria se aqui, no nosso País, seguíssemos este exemplo de civismo do povo andorrano!

Nunca é tarde! E seria um excelente contributo, nestes tempos de crise, para levantar o nosso ego, dar uma boa imagem da nossa terra e das nossas gentes, mostrar o nosso orgulho nacional, ajudando assim, nestes tempos de crise, a reconstruir um país que se afirme pelos seus valores e pela sua tradicional simpatia.

Manuel Amial

Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
2ª a 6ª Feira : 9H/12H e 13H/15H30

Presença dos Membros da Junta
Último dia de cada mês - 21h30
Segundo Sábado de cada mês - 10h

Telf: 258911546

Norberto Carrelo - Barcos do Carrelo