Assinada declaração de apoio à candidatura do Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu

Os dez presidentes das Câmaras Municipais da CIM Alto Minho assinaram hoje a declaração de apoio à candidatura que irá permitir o financiamento do Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu. Na sessão, os autarcas salientaram a coesão dos municípios e a importância supra-municipal do equipamento cultural.
Na declaração, onde se pode ler que o centro irá "assumir o papel de vértice do sistema de equipamentos culturais do Alto Minho", é assinalado que poderão ser agora programados eventos de maior dimensão. Este documento sublinha que compete aos vereadores da cultura e ao serviço técnico da CIM preparar uma proposta a submeter ao Conselho Executivo de um plano estratégico para os eventos culturais e criar condições para uma programação conjunta mobilizando todos os equipamentos existentes e aqueles que irão ser disponibilizados a curto prazo, no prazo de três meses.
Com a declaração é ainda prestado "apoio unânime à candidatura a financiamento do Centro Cultural de Viana do Castelo e às iniciativas em preparação que visam suprimir carências locais ou sub-regionais, e permitirão o reforço de funcionamento em rede dos equipamentos culturais do Alto Minho".
Recorde-se que o Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu foi desenhado pelo Arquitecto Eduardo Souto Moura, recentemente galardoado com o Prémio Pritzker, e está inserido numa área nova da cidade que compreende ainda os edifícios administrativos e Praça da Liberdade da autoria do Arquitecto Fernando Távora, e a Biblioteca Municipal desenhada por Álvaro Siza Vieira.
Este espaço, vocacionado para eventos culturais e desportivos municipais e supra-municipais, tem uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de cumprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.
A capacidade do equipamento é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para 2700 nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por 5 metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.
Do projecto, ressalta ainda os acessos principais nos topos norte e sul, um interior amplo e permeável com acesso de visão sobre o Rio Lima, nomeadamente no piso de entrada, revestido a vidro.
A empreitada do Centro Cultural |Coliseu foi adjudicada a 21 de Dezembro de 2007, tendo sofrido diversos revezes, nomeadamente com problemas financeiros de uma das empresas construtoras e a suspensão temporária efectivada em Fevereiro deste ano. Depois de envidados todos os esforços, a Câmara Municipal e a CIM Alto Minho candidatam a fundos comunitários esta estrutura, cuja declaração de apoio se assinou hoje.
De 27 a 31 de Julho, realiza-se a 20ª edição do Festival Jazz Praça da Erva.
A edição de 2011 está integrada na iniciativa "Viana do Castelo, Capital Cultural do Eixo Atlântico", pelo que, na sua programação incluem-se projectos musicais oriundos de cidades do Eixo a par de artistas de vários continentes e países, tais como: Estados Unidos da América, Brasil, Bélgica, Suécia, Itália e Cuba.
A agenda é a maior de sempre, estendendo-se por cinco dias (mais um do que o habitual), com dois ou mais projectos por dia, num total de 10 projectos musicais, que abarcam variadas direcções estéticas do Jazz. É uma edição histórica e por isso, a História do Jazz e a sua multiplicidade estética são a marca dominante deste programa.
Câmara Municipal aprova apoios para instituições de solidariedade social
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião de executivo, um conjunto de apoios financeiros a 21 instituições de solidariedade social do concelho mediante protocolos de cooperação para iniciativas de interesse municipal. Paralelamente, foi também aprovado o apoio para promover uma Colónia de Férias para as crianças e jovens residentes nas urbanizações municipais.
Ao todo, são 21 as instituições que vão celebrar protocolos de colaboração com a Câmara Municipal para apoio nas suas iniciativas. Esta medida tem por base a política municipal de solidariedade, já que estas instituições de solidariedade são consideradas pela Câmara Municipal como "importantes pólos de desenvolvimento humano e social, contribuindo directa e indirectamente para melhorar a qualidade de vida de inúmeras famílias através de regulares e diversificados projectos".
Também na reunião de executivo, foi aprovada o apoio financeiro para promover mais uma Colónia de Férias dirigida às crianças e jovens residentes nas Urbanizações Municipais. Neste sentido, e visando um período pautado pela atractividade das actividades, diversão e inovação sem negligenciar uma componente educativa, a Câmara Municipal aderiu ao Programa Turismo Educativo Júnior, dinamizado pelo INATEL.
No âmbito deste programa, 25 crianças e jovens residentes nas Urbanizações Municipais irão ser, durante seis dias, acolhidos em Zambujeira do Mar, incluindo uma deslocação a Sevilha, locais onde, durante este tempo, serão dinamizadas as mais diversas actividades de carácter lúdico-pedagógico, cultural e desportivo.
A autarquia, juntamente com o Projecto Ainda Dar-Que Falar, vai também organizar algumas actividades paralelas.
Câmara Municipal aprova concurso público para Zona de Actividades Económicas em Darque
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o projecto de execução e abertura do concurso público para a empreitada de construção da Zona de Actividades Económicas de Darque, que nascerá junto à EN13. O investimento, orçado em cerca de 850 mil euros, permitirá criar um espaço polivalente que irá albergar a feira, mas também eventos e actividades económicas diversas.
Aprovado em reunião de câmara, o concurso público tem um valor base de 850 mil euros e terá carácter polivalente, podendo albergar feiras, eventos de promoção de produtos regionais, circos, feiras de automóveis, etc. Ao todo são cerca de 10 mil metros quadrados num terreno já adquirido pela Câmara Municipal que incluem 107 lugares para feirantes mas também espaços de apoio como sanitários, espaço de acolhimento de eventos e estacionamento de apoio.
A Zona de Actividades Económicas vem substituir, até ao verão do próximo ano, a feira de Darque, que funciona no centro da vila em espaço limitado para a quantidade de solicitações de feirantes e de visitantes.
Centro de Alto Rendimento de Surf adjudicado
Também na reunião de executivo, foi adjudicada a empreitada de construção do Centro de Alto Rendimento de Surf, no valor de 969 mil euros e que está a nascer na Praia do Cabedelo, em Darque, num projecto inovador do arquitecto Jorge Cavaleiro.
Grupos portugueses e galegos na Mostra Etnográfica do Eixo Atlântico
 |
A Associação de Grupos de Folclore do Alto Minho (AGFAM) e a VianaFestas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, promovem, durante o próximo fim-de-semana (17 a 19 de Junho), a Mostra Etnográfica do Eixo Atlântico. O evento inclui mostras, apresentações e festivais dos 14 grupos participantes portugueses e galegos.
A Mostra Etnográfica resulta da parceria de dois festivais que se realizavam em Viana do Castelo - o Festival de Maio e o Festival de Folclore Nacional - e envolve sete grupos filiados da AGFAM, que se assumem como anfitriões de outros tantos grupos de Portugal e Galiza.
Com o Festival, a organização pretende fomentar, desenvolver e sedimentar as relações entre grupos, intervir na divulgação de aspectos monumentais, etnográficos, gastronómicos e outros considerados de relevante e importância turística de cada um dos locais dos grupos visitantes.
Do vasto programa, destaca-se o Desfile a partir das 21h30, que corre a Avenida dos Combatentes e termina no Jardim, junto às tasquinhas, onde vai decorrer a animação nocturna, em formato livre, com destaque para o garrido dos cantares, colorido das danças, vivacidade das músicas de cada Grupo participante, dando largas à animação popular e proporcionando a divulgação de produtos gastronómicos da região e local de origem de cada Grupo.
No sábado e no domingo, na Praça da República decorre uma pequena exibição de todos os grupos participantes mas o maior destaque vai para a Gala do Atlântico a partir das 22h00, que contará com a participação dos sete grupos convidados da área do Eixo Atlântico.
PROGRAMA
SEXTA | 17 de Junho
23H00- Animação no Jardim Público, nas imediações das tasquinhas de divulgação local dos grupos participantes.
SÁBADO |18 de Junho
11H30- Chegada dos Grupos à Praça da República, com animação.
12H00 - Recepção de Delegação dos Grupos, nos Paços do Concelho.
12H30: - Fotografia do conjunto
15H00 - Início da sessão do Fórum de Divulgação.
22H00 - Início do espectáculo de folclore em palco
DOMINGO | 19 de Junho
Entre as 12H00 e as 13H00, cada Grupo fará uma intervenção no Terreiro da Praça da República.
14H45 - Sessão de encerramento do Festival
Mais de mil mulheres correm e caminham a favor da Casa Abrigo
 |
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Cyclones Sanitop promovem, no sábado (18 de Junho), pelas 21h00, a "Corrida/Caminhada das Mulheres", que juntará mais de mil mulheres que "andando, correndo, passeando…" vão apoiar a construção da Casa Abrigo do GAF (Gabinete de Apoio à Família) de Viana do Castelo.
A iniciativa, que terá como convidada especial a atleta vianense Manuela Machado, conta com inscrições de mulheres de todas as idades que, com um valor de dois euros, estarão a contribuir para a construção desta Casa Abrigo.
A partida está agendada para a Alameda 5 de Outubro (frente à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo) e da meta saem mais de mil mulheres vestidas com a T Shirt do evento, seguindo frente pela Marginal do Rio Lima, virando à esquerda no fim do Jardim e vindo no sentido contrário em direcção ao Largo João Tomás da Costa, Alameda Alves Cerqueira, virando à direita para Avenida Campo do Castelo contornando a rotunda do Pescador em direcção a Alameda Alves Cerqueira, passando depois em frente ao navio Gil Eannes e terminando na Alameda 5 de Outubro, no local da partida.
Gabinete de Apoio ao Micro-Empresário permitiu criar duas novas empresas em Viana do Castelo
O Gabinete de Apoio ao Micro-Empresário (MVC Micro Empresário), criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Nacional do Direito ao Crédito, já permitiu criar duas novas pequenas empresas em Viana do Castelo. Em causa está uma empresa de assessoria de imprensa e outra de design gráfico e ilustração que contaram com o apoio técnico e financeiro do MVC-Micro Empresário.
Até ao momento, foi criada uma empresa que orienta a sua actividade para a assessoria de imprensa, disponibilizando um alargado e diversificado leque de serviços, nomeadamente a gestão on-line, da rede social e comercial, marketing e prospecção de mercado, conteúdos editoriais, promoção e desenvolvimento de conteúdos de vídeo e fotografia e comunicação e promoção de instituições de ensino ou eventos.
Outra das empresas criadas pretende atingir um variado leque de produtos (T-shirts, Stickers, pins, entre outros), baseado nos seus trabalhos como ilustrador e designer gráfico. As ilustrações, na sua totalidade, abordam ou satirizam algum tipo de contexto social, político ou económico actual, mas também se alarga a conceitos ou situações mais locais, ou seja, do distrito de Viana do Castelo.
Criado em Maio de 2010, o gabinete atendeu cerca de meia centena de pessoas, organizou informação e promoveu workshops, dois em Juntas de Freguesia e, por questões de introdução de novos públicos-alvo, no estabelecimento prisional de Viana do Castelo.
Com esta nova valência, a Câmara Municipal, através do Sector de Gestão de Espaços de Actividades Económicas, pretende promover a inserção de pessoas na comunidade, nomeadamente através do sucesso de projectos de micro-crédito, sendo que esta é mais uma das diversas iniciativas que pretendem apoiar o empreendedorismo em Viana do Castelo.
O acordo de parceria tem em conta o impacto da situação financeira na economia real dos vianenses mas também a certeza de que a criação de emprego no sector privado é fundamental para a revitalização da economia. Em causa está o estímulo ao empreendedorismo através do acesso ao financiamento que apoia sobretudo desempregados, trabalhadores em regime precário, pessoas sem ocupação com uma boa ideia de negócio e que necessitem de um pequeno financiamento que não ultrapasse os dez mil euros.
Informação Município de Viana do Castelo
|
Agenda Cultural de Viana do Castelo
Maio 2011
2 a 9/05 - XI Encontros de Viana - Cinema e Vídeo
Em 2011, os Encontros de Viana, mantêm a aposta das edições anteriores: a ligação aos mais jovens, a convocação de um espectro amplo e plural de públicos e o estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia. Voltam a propôr os OLHARES FRONTAIS, através da exibição de Filmes, atribuição do Prémio PrimeirOlhar, Workshops, Masterclasses, Exposições e Debates. O programa integra, ainda, um ciclo de cinema documental português, os FILMES FALADOS, FILME DA MINHA VIDA, FILME-CONCERTO, CONCERTO de música Folk e o III ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL, entre outros.
Local: Teatro M. Sá de Miranda, Cinema Verde Viana, Auditório do GDCT dos ENVC.
Org.: Associação AO NORTE e Câmara Municipal de Viana do Castelo
-----------------------------------
Comemorações do Dia da Europa (dia 9 de Maio)
Viana do Castelo vai assinalar o Dia da Europa, com a realização de diversas actividades, nomeadamente:
6 a 9/05 - Road Show Sobre o Tratado de Lisboa
6 a 9/05 - Exposição sobre vários Países da Europa, na Porta Mexia Galvão, a cargo dos Alunos do Programa Erasmus do IPVC
6 a 15/05 - Exposição "Descobrir Europa em Monumentos" (Esprominho), na 1º andar dos Antigos Paços do Concelho
9/05 - Animação Infanto-Juvenil, na Biblioteca Municipal, durante o dia.
-----------------------------------
15 a 20/05 - XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de 2011, agendada para a semana de 15 a 20 de Maio, conta com os apoios das Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença. Organizada pela Federação Académica do IPVC e pelas Associações de Estudantes das suas cinco Escolas Superiores, situadas naquelas três localidades, a sua preparação promete oferecer uma semana inesquecível a todos os seus visitantes. Do programa destacam-se os concertos de Slimmy (dia15), Zézé Fernandes (dia 16), Gunther (dia 18), Quim Barreiros (dia 19) e Rui Veloso (dia 20).
Local: dias 15, 17 a 20 em Viana do Castelo, dia 16 em Ponte de Lima.
Org.: Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
-----------------------------------
28/05 - Espectáculo A Minha Terra é Viana - Sons da Tradição
Espectáculo de cultura tradicional, a realizar na Praça da Liberdade, onde centenas de elementos dos grupos folclóricos associados da AGFAM - Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho, enquadram a Porta da Liberdade, constituindo-se como um coro acompanhante das actividades que se mostrarão no meio do terreiro, local onde serão desenvolvidas actividades artísticas e da tradição do quotidiano vianense de há algumas décadas, nomeadamente pregões, danças, cantigas, entre outras.
Local: Praça da Liberdade, às 21h30
Org.: AGFAM - Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho e Vianafestas.
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo
|
 |
|
|