Jogos Desportivos: memória e futuro
Exposição documental
26 de Maio -30 de Dezembro de 2011
 |
"Os Jogos Desportivos", que este ano comemoram a sua vigésima edição, têm a génese na tentativa de organização das "Olimpíadas Populares de Paredes de Coura", idealizadas pela Câmara Municipal em 1991.
Mobilizar as associações locais, e demais agentes ligados ao desporto, no sentido de criar um evento agregador de práticas orientadas para o bem-estar físico era o objectivo preconizado. Viria a denominar-se "Jogos Desportivos". Com um calendário mais alargado, de Janeiro a Junho, os de Verão mantiveram-se ininterruptos até à actualidade. Em 1995, nasceram os de Inverno, retomados em 2000.
Em finais da década de 80 do séc. XX , altura em que surgiu a figura do animador desportivo, a Autarquia courense começou a organizar alguns torneios com o tecido associativo local, que mais tarde seriam integrados nos "Jogos Desportivos".
Seja pela natureza das múltiplas modalidades, entre as mais carismáticas contam-se o futsal, o basquetebol, o voleibol, o andebol, o atletismo (e, após a inauguração das Piscinas Municipais, em 1993, a natação), seja pelo cunho inter-geracional dos jogos, a iniciativa depressa se espraiou e enraizou em todo o concelho, que a ela aderiu, com assinalável entusiasmo.
O Pavilhão e as Piscinas Municipais, na vila, num primeiro momento, bem como os polidesportivos e mesmo os recintos escolares do município courense, numa fase subsequente, foram palco dos mais variados campeonatos - femininos, masculinos e, em alguns casos, mistos. A afluência não se fez esperar: anos houve em que chegaram a participar 1500 atletas.
A organização envolveu, desde a primeira hora, o tecido educativo concelhio, do ensino básico, no acontecimento, mediante a promoção do projecto "Escola Mais Desportiva", onde o chavelho, a par de outras actividades lúdicas praticadas ao ar livre, encantava docentes e alunos de tenra idade.
Do conteúdo dos programas das 20 edições, há a registar denominadores comuns: a divulgação, implantação, e prática de modalidades federadas, aliadas ao pendor popular e recreativo dos torneios tradicionais - chavelho, damas, sueca, dominó, setas e mata.
Paralelamente, houve ainda a preocupação de introduzir na estrutura da iniciativa uma dimensão reflexiva sobre o desporto em geral, com a organização de colóquios, pelos quais passaram figuras de relevo nacional da área desportiva, designadamente Jorge Olímpio Bento, Manuel Cajuda, Carlos Manuel, Henrique Calisto, Carlos Coutada, Agostinho Oliveira, Jesualdo Ferreira e José Augusto.
Note-se que, no início da década de 90 do séc. XX, arredados da hegemonia dos computadores no mundo laboral, os cartazes de divulgação do evento eram feitos à mão, com régua e esquadro, e algumas colagens à mistura, numa construção artesanal onde ressalta o equilíbrio estético. Essa colecção, à guarda do Arquivo Municipal, reflecte o espírito de dedicação, camaradagem, esforço e paixão que norteou cada uma das realizações.
Convocar memórias, que mais não são do que facetas de uma identidade comum, e traçar uma retrospectiva crítica dos "Jogos Desportivos", de olhos postos no futuro, são os propósitos subjacentes à concepção de mais uma mostra documental do Arquivo Municipal, desta feita organizada em parceria com o Serviço de Desporto da Autarquia.
Cronologia
Exposição "Picasso em ferro "de Plácido Souto
Exposição "Picasso em ferro "de Plácido Souto, no Centro Cultural de Paredes de Coura,
|
.

Pelo Sucesso das edições anteriores, a Vessadas propõe-se dar continuidade a este evento que tem dinamizado e promovido o sector agro-pecuário da Região, não só em relação aos Agricultores e suas explorações mais também criando uma proximidade do sector aos mais jovens. Esta Edição, além de manter os traços gerais das anteriores, tentará envolver o comércio tradicional dinamizando-o de uma forma mais direccionada, focará a promoção da restauração Courense integrada num genuíno mundo rural e agrícola.
Este evento que tem vindo a habituar os courenses cientes das suas raízes e os visitantes que se revêem no seu programa, com uma pitada de factor surpresa com ideias simples, inovadoras e originais, não ficará em 2011 aquém daquilo que tem oferecido a quem se arrisca a presentear-nos com a sua visita.
Prometemos oferecer uma programação ao nível da dimensão adquirida, tanto a nível sectorial como a nível lúdico destacando como ponto alto da exposição, o concurso regional da raça Frísia do Alto Minho, no qual será escolhido o melhor exemplar.
Este concurso será dedicado ao Exmo. Comendador Mendonça em homenagem a sua dedicação ao sector, e, em nomes de todos os envolvidos neste evento, ao apoio que o mesmo prestou desde a primeira EXPOLEITE.
Mas como nada se consegue sem trabalho e sem apoio, contaremos com a continuação da vontade dos parceiros em manter acesa esta dinâmica que tanto orgulha o mundo rural na pessoa da maioria dos seus habitantes, principalmente os Agricultores, as suas famílias e todos os que de alguma forma integram este mundo.
Não basta construir caminhos com pretensões ambíguas, torna-se crucial manter a relação directa com todos os intervenientes do mundo rural e suas características intrínsecas, pelo que a proximidade e o carrinho que todos os que projectam e trabalham este evento entregam no sentido da sua concretização e sucesso tem vindo a contagiar todos os que por qualquer motivo passaram pela EXPOLEITE.
Com os apoios dos parceiros, destacando o Município de Paredes de Coura, a Agros, a Caixa Agrícola a grande maioria dos comerciantes courenses, o trabalho imensurável que todos os colaboradores desta associação entregam ao evento, retirando à cota de tempo que os mesmo deveriam dedicar a outras prioridades pessoais e/ou profissionais para conseguirem atenderem a toda a logística que fica a seu cargo e ao apoio gratificante dos inúmeros associados na organização deste MegaEvento Sectorial, conseguiremos garantir a concretização de mais uma EXPOLEITE condigna.
Para conseguir alcançar os pressupostos que orientaram a sua génese, comprometemo-nos a trazer á exposição os melhores animais leiteiros do Alto Minho, promover as ligações comerciais entre produtores e as diferentes representações sectoriais agro-pecuárias e tecnológicas, instigar o espírito de competição, bem como incentivar ao investimento e inovação através da sensibilização e informação, acerca dos diferentes temas de interesse. Estando o sector leiteira a atravessar uma fase sensível para os produtores, toda a atenção direccionada para eles poderá ajudar a atenuar esta envolvência.
Também as Raças Autóctones terão o devido destaque e poderá ver alguns exemplares das raças típicas da região, nomeadamente a raça barrosã, minhota e cachena. A animação está assegurada, no primeiro dia com a actuação do Quim Barreiros e cantares tradicionais "Grupo de cantares Ré Maior", no seguinte com a presença da tuna académica Hinoportuna de Viana do Castelo, uma garraiada de diversão com animais de pequeno porte e actuação animada dos "Papa Vacas" e o II concurso "Miss Cowragirl e Mister Cowraboy".
Mais do que uma brincadeira, este último pretende chamar a atenção dos jovens para a agricultura. Em simultâneo com este desfilo, será também entregue o "Prémio Originalidade - Traje PME", a PME que criar o traje com materiais associado a sua área de actividade com maior originalidade.
A gastronomia e o comércio tradicional não foi esquecida e, por isso, poderá provar as verdadeiras iguarias características da região, e mergulhar num mega saldo rural, onde poderá adquirir bens e produtos a preços reduzidos. Este evento contará com cerca de 40 expositores e com a participação de várias associações de criadores, associações culturais do Concelho, artesãos, empresas do sector e o comercio tradicional.
|
Desejo comum de muitos dos frequentadores do Festival Paredes de Coura, os nova iorquinos Battles estreiam-se finalmente em Portugal, com um concerto a 19 de Agosto, no sítio mais que perfeito: as margens do Rio Coura!
Com dois álbuns editados até à data, "Mirrored" em 2007 e o novíssimo "Gloss Drop", a banda reúne um punhado de influências que vão desde as estruturas complexas do free jazz ao rock experimental, sendo facilmente rotulados de math rock.
Considerada uma das bandas mais excitantes dos últimos anos, os Battles fazem de cada actuação ao vivo um momento único onde cada membro dá o seu próprio show sem nunca perderem a cadência!
Artistas Confirmados: Battles, Blonde Redhead, Brother, Chapel Club, Crystal Castles, Crystal Stilts, Death From Above 1979, Deerhunter, Esben and the Witch, Foster the People, Here We Go Magic, Jamaica, Kurt Vile, Le Butcherettes, Marina and the Diamonds, Metronomy, Mogwai, No Age, Omar Souleyman, Pnau, Pulp, Twin Shadow, Two Door Cinema Club, Warpaint e Wild Beasts.
Festival Paredes de Coura
|
 |
|
|