Jornal Digital Regional
Nº 544: 18/24 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

ENTREGA DE PRÉMIOS
"ERA UMA VEZ …UM FORAL"

Com o objectivo de promover a escrita e a leitura, o Município de Monção, através do Arquivo Municipal de Monção e a Biblioteca Municipal de Monção em colaboração com as bibliotecas escolares, lançou, no início do ano civil, o concurso de escrita criativa "Era uma vez…um Foral"

Com o apoio do Banco Popular e envolvido nas celebrações dos 750 anos da outorga do Foral Afonsino a Monção, o concurso teve como objectivo, como referiu Augusto Domingues, incentivar o gosto pela escrita nos jovens, aproximando-os da história do nosso concelho.

O responsável pelo pelouro da cultura na autarquia monçanense sublinhou ainda a importância crescente do mecenato na concretização de actividades culturais e sociais no concelho, agradecendo aos representantes do Banco Popular a disponibilidade manifestada para apoiar a iniciativa.

O concurso dividiu-se em 4 escalões, de acordo com o respectivo nível de ensino, tendo-se registado 334 inscrições, das quais 131, do 1º ciclo, 64, do 2º ciclo, 95, do 3º ciclo, e 44, do ensino secundário. Os prémios, de cariz monetário, foram entregues pelo autarca e representantes do Banco Popular.

No primeiro escalão, os vencedores foram Daniela Vieito Velho (1º prémio), João Pedro Rodrigues (2º prémio) e Ubirajara Daniel Frade (3º prémio). No segundo, foram distinguidas Eduarda Cardoso (1º prémio), Inês Alves Vieira (2º prémio) e Guilherme Ferreira (3º prémio).

Em relação ao 3º escalão, o júri premiou Ana Raquel Sousa (1º prémio), Céline Baleiro Domingues (2º prémio) e Sara Ferreira (3º prémio). No quarto escalão, apenas foi entregue o 1º prémio à aluna Beatriz Cecília Martins, 11º ano, da Escola Profissional de Monção.

A cerimónia decorreu antes da conferência "A Restauração/Arquitectura Militar - O sistema defensivo de Monção. Origens e evolução", da autoria do Prof. Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


ENCONTRO DE CONCERTINAS E CANTARES AO DESAFIO

Com organização da Associação Cultural, Recreativa e Social da Filarmónica Milagrense, realiza-se, este domingo, 19 de Junho, o X Encontro de Concertinas e Cantares ao Desafio. A iniciativa, que deverá contar com perto de uma centena de participantes, decorre no Terreiro dos Milagres, em Cambeses.

Os concertinistas e cantadores ao desafio são recebidos, pelas 14h30, no Terreiro do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, começando o espectáculo, meia hora mais tarde, com a actuação, individual e colectiva, dos participantes. Depois, realiza-se uma merenda convívio entre todos.

A semelhança de anos anteriores, o encontro promete reunir um considerável número de curiosos e amantes deste género musical, fazendo do Terreiro dos Milagres um palco de animação numa jornada pautada pelo espírito folião e popular.

Depois do concurso de arcos de maias, realizado em Maio, e da celebração dos santos populares, no passado dia 11 de Junho, com marchas populares, verbena, sardinhas, caldo verde e vinho, o lugar dos Milagres volta a engalanar-se, este domingo, para receber os visitantes.


.


"EMOÇÕES NA RAIA DO MINHO"

As câmaras municipais de Monção e Valença, os ayuntamientos de Salvaterra de Miño e Tui e o Palácio da Brejoeira uniram esforços na promoção da região fronteiriça e apresentaram ontem, ao final da tarde, um roteiro turístico com informação relevante dos concelhos envolvidos e daquele imóvel secular localizado na freguesia de Pinheiros.

O acto, presidido pelo presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, contou com as presenças do autarca monçanense, José Emílio Moreira, o vereador da cultura do município valenciano, José Temporão Montes, o alcalde de Tui, Moisés Perez, o responsável pelo pelouro da cultura de Salvaterra de Miño, Ernesto Grobas, e o administrador do Palácio da Brejoeira, Emílio Magalhães.

Nas intervenções, os presentes foram unânimes em afirmar que o roteiro constitui mais um instrumento de divulgação das potencialidades naturais e patrimoniais da região, potenciando a oferta existente nos quatro municípios e valorizando a componente monumental e turística do Palácio da Brejoeira, espaço que recebeu perto de 25 mil visitantes no espaço de um ano.

Denominado "Emoções na Raia do Minho", apresenta-se em português e espanhol, compreendendo uma breve descrição dos municípios envolvidos, acompanhada de fotografias representativas das riquezas naturais e patrimoniais, bem como um mapa sinalizando as freguesias e as vias rodoviárias que servem a região.

Assinalando que "aromas e paladares reavivam lembranças da terra", o Palácio da Brejoeira e as autarquias dos dois lados do Rio Minho convidam o visitante a que "satisfaça os seus caprichos e dê alento a um dia repleto de emoções". Para tal, aconselham dois programas: um patrimonial e outro de natureza e lazer.

O programa sobre património começa no Palácio da Brejoeira, seguindo-se visita ao Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano, centro histórico e muralhas de Monção. Depois do almoço, o programa prossegue, do outro lado do rio, com deslocações ao Paço do Conde e de Dona Urraca - Muralhas, em Salvaterra de Miño, e catedral e casco urbano de Tui. O roteiro termina na praça-forte de Valença.

Quanto ao programa de natureza e lazer, o ponto de partida é o Palácio da Brejoeira, continuando com visitas ao parque das termas e balneário termal, em Monção, e Parque da Canuda, em Salvaterra. Daqui segue-se para o Monte Aloia, em Tui, e o Mosteiro de Sanfins, observatório avi-fauna e Ecopista do Rio Minho, em Valença.

Em paralelo com a apresentação do roteiro, celebrou-se um acordo de colaboração entre a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Palácio da Brejoeira. O objectivo passa por uma maior cooperação e articulação promocional entre ambos os subscritores do documento.


FÉRIAS DIVERTIDAS PARA CRIANÇAS DO 1º CICLO

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Monção promove, entre os dias 27 de Junho e 8 de Julho, Férias Divertidas para as crianças do 1º ciclo do concelho (6 a 10 anos). As inscrições, até 22 de Junho, podem ser efectuadas na Rua da Independência, edifício Souto D`El Rei, ou através do telefone 251 649 420.

A iniciativa, que decorre no período da tarde (14h00 às 17h00), tem saída e chegada no Centro Escolar Prof. José Pinheiro Gonçalves, constando de várias actividades recreativas, oficinas de trabalho e deslocação a equipamentos da região.

Entre outras, estão previstas acções relacionadas com desporto radical, construção de papagaios, ateliê de cinema, dança, orientação/peddy-paper, pintura/caracterização, e culinária/pastelaria. O programa compreende ainda deslocação à piscina municipal e ao Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.

Informação Município de Monção


Miguel de Oliveira
Maestro e Compositor Miguel de Oliveira, nasceu em Ponte de Lima em 1919 e faleceu em Monção em 1983