Vila Nova de Cerveira voltou a acolher no passado dia 12 de Junho, mais uma edição da Regata Internacional Ponte da Amizade. Após o êxito das edições anteriores a fasquia encontrava-se elevada para esta 6ª edição de uma das maiores regatas de Remo Jovem da Península Ibérica. A organização deste evento correspondeu plenamente às expectativas e, mesmo num período economicamente menos favorável, foram batidos novos recordes de participação com a presença de perto de 500 jovens remadores portugueses e espanhóis de 20 clubes.
De edição para edição esta Regata Internacional, organizada pela Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) tem vindo a crescer rapidamente em termos participativos, o que vem confirmar o aumento da popularidade desta regata, colocando-a no topo da preferência dos principais clubes de remo de Portugal e Espanha.
As águas do Minho mantiveram-se todo o dia num grande frenesim de barcos a remos num percurso de 750 metros entre a Ponte da Amizade e o cais de Vila Nova de Cerveira. Durante a manhã tiveram lugar as eliminatórias, onde todas as tripulações entraram em competição para tentar o apuramento para as respectivas finais, realizadas durante a tarde. Centenas de embarcações cruzaram as águas a alta velocidade na tentativa de conquistar um lugar entre os primeiros. As centenas de espectadores que assistiam ao longo da margem puderam vibrar com as muitas provas cheias de emoção e incerteza quanto ao vencedor até ao final.
A equipa da casa (ADCJC) fez-se representar por 35 remadores dos escalões de formação. Sentindo a responsabilidade de remar em casa e perante o seu público, os jovens cerveirenses mostraram uma enorme garra ao longo de toda a jornada, fazendo da ADCJC o clube mais medalhado da competição. No total foram 7 as tripulações da ADCJC que subiram ao pódio. Com 6 tripulações medalhadas ficou o GCF (Figueira da Foz) e com 5 ficaram o CDUP (Vila Nova de Gaia) e o SCC (Caminha). Também no número de vitórias conquistadas o destaque vai para o Clube de Vila Nova de Cerveira, a par do CNIDH (Gondomar), do CDUP (Vila Nova de Gaia) e do Corvera (Astúrias), todos com duas vitórias.
Nas duas últimas provas do dia estiveram em disputa os Troféus (4x Juv.fem. e 8+ Juv.Masc.), da autoria do escultor José Rodrigues. As vitórias nestas provas sorriram ao Centro Desportivo Universitário do Porto e à Associação de Remadores para a Competição (Viana do Castelo), respectivamente. Uma vez que nenhuma destas equipas vencia estas provas pela 3ª vez consecutiva ou 5ª vez alternada, ainda não foi desta que os dois troféus foram entregues.
Em termos organizativos este evento representou também um sucesso para a ADCJC que, com grande esforço e com o apoio voluntário de sócios, atletas, familiares de atletas e simpatizantes, conseguiu acolher, da melhor forma, os clubes visitantes e proporcionar a centenas de jovens e de espectadores uma verdadeira “Festa do Remo”.
No total foram 12 as tripulações da ADCJC presentes nas várias finais da competição.
Os resultados completos das tripulações de Cerveira nestas finais foram os seguintes:
1x Infantil Fem. [Cláudia Figueiredo]
– 1º lugar 2x infantil Fem. [Raquel Oliveira/Adriana Lages]
– 2º lugar 1x Infantil Masc. [João Pires]
– 5º lugar 1x Iniciado Fem. [Mónica Silva]
– 6º lugar 2x Iniciado Fem. [Beatriz Vaz/Laetícia Alves]
– 4º lugar 4x Iniciado Fem. [Cátia Pereira/Daniela Ramos/Daniela Tenedório/Sara Cantinho]
– 2º lugar 1x Iniciado Masc. [André Marques]
– 2º lugar 4x iniciado Masc. [João Brito/Miguel Cerqueira/David Cerqueira/Samuel Pinto]
– 2º lugar 1x Juvenil Masc. [Ivo Carvalho]
– 1º lugar 1x Juvenil Masc. [Filipe Melo]
– 6º lugar 4x Juvenil Masc. [Diogo Teixeira/Márcio Lages/Thomas Mendes/Ruben Pereira]
– 5º lugar 8+ Juvenil Masc. [Marcelo Malheiro/Tiago Pontes/João Paulo/João Costa/Diogo Teixeira/Ruben Pereira/Thomas Mendes/Ivo Carvalho/Filipe Melo (tim)] - 3º lugar
Na sua génese os principais objectivos, foram conseguidos, dado termos estimulado a colaboração associativa, a promoção da vida saudável e do exercício físico, e a divulgação da modalidade no concelho de Vila Nova de Cerveira, junto das crianças e dos jovens.
Por último, a ADCJC, agradece ao Município de Vila Nova de Cerveira, o apoio concedido à realização destes eventos, aos patrocinadores e a todos os colaboradores.