Jornal Digital Regional
Nº 544: 18/24 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Diga não aos equipamentos purificadores de água da torneira

A água da torneira é uma água natural, devidamente tratada e destinada ao consumo humano, sendo mineralizada e equilibrada e contendo sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde.

Na sequência de vários contactos de munícipes com a Câmara Municipal, no sentido de alertar para a insistência de algumas empresas que comercializam equipamentos purificadores de água da torneira, e no sentido de esclarecer dúvidas existentes sobre estes equipamentos e o controlo da qualidade da água de abastecimento público, a Câmara Municipal, em consonância com a Entidade Reguladora (ERSAR), vem esclarecer que a água pública é sujeita a controlos regulares e se encontra em condições de ser consumida, pelo que a população não necessita de qualquer tipo de aparelhos de purificação da mesma.

Nas demonstrações realizadas por algumas das empresas fornecedoras de purificadores de água pretende-se, por vezes, levar o consumidor a acreditar que a água que chega a sua casa pela rede pública tem uma má qualidade.

Recomenda-se que, em caso de dúvida, e antes de se decidirem pela aquisição de um equipamento doméstico para o tratamento de água, os consumidores afiram, junto das suas entidades gestoras dos serviços públicos de abastecimento de água ou junto da ERSAR, a qualidade da água que têm disponível na torneira. É naturalmente um desperdício de recursos financeiros, técnicos e até ambientais tratar uma água que não necessita desse tratamento.


Centro Municipal de Informação e Turismo recebe mostra de trabalhos em Linho

A partir de 15 de Junho, a artesã arcuense Susana Barros está no Centro Municipal de Informação e Turismo para mostrar ao público alguns dos seus trabalhos em Linho.

Esta artífice, que já trabalha na área há cerca de 10 anos e pensa abrir futuramente uma empresa dedicada ao Artesanato, é especialista em lenços dos namorados, bainhas abertas, bordados e jogos de quarto.

É a primeira vez que Susana Barros mostra os seus trabalhos publicamente, no entanto ela não irá penas expor, Susana também estará in loco a criar algumas peças.

A exposição estará disponível até ao próximo mês de Agosto, durante os dias úteis e sábados, das 9h30 ao 12h30 e das 14h00 às 18h00 e aos Domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.


Pintor José de Faria
expõe na Casa das Artes concelhia

Encontra-se patente ao público desde o passado dia 9 de Junho, no Foyer da Casa das Artes concelhia, a mostra de pintura do artista famalicense José de Faria.

Nascido em 1958, iniciou a sua actividade artística em 1980, tendo frequentado desde então diversos cursos, nomeadamente de Litografia, Vitrais e Desenho.

Este artista diz que a pintura foi para si um impulso surgido aos seus 17/18 anos, altura em que começou a frequentar os primeiros Museus e as primeiras exposições. "Comecei a tentar fazer coisas, a princípio muito primárias… Passei por algumas tentativas de plágio e inspirei-me muito em pintores como Salvador Dalí, Ramonet ou Gauguin, de quem gosto muito", disse.

Assumindo-se um apaixonado pela época dos Descobrimentos, gosta de pintar as Caravelas, os Brasões, as Naus e as Rosas-dos-ventos, no entanto nas suas obras também aparecem retratos, vertente que diz ainda ter de aperfeiçoar bastante.

Com esta temática tenta transmitir uma Cultura "que se vai perdendo e que é urgente retomar…Os Descobrimentos foram uma época brilhante para a nacionalidade! Uma época de ousadia e coragem", diz explicando o porquê de gostar de a explorar.

As técnicas que utiliza são essencialmente o óleo sobre tela, mas também tem apostado no uso da folha de ouro e prata sobre tela, sendo disso exemplo o quadro que deu origem a esta mostra, denominado de "Meia-lua".

Esta exposição, organizada em 8 meses, é composta por 15 quadros e, destes, apenas um foi cedido ("Pirâmide de Corais"), sendo todos os outros trabalhos novos.

Quando questionado sobre o porquê de cá vir expor, explicou que se apaixonou pela Vila e foi alvo de uma enorme simpatia e mostras de profissionalismo por parte da Casa das Artes de Arcos de Valdevez. "Vim com um amigo, desprevenido e sem qualquer intenção de vir expor. Por acaso trazia comigo algumas fotografias na mochila e mostrei-as ao Director da Casa das Artes que se revelou bastante interessado no meu trabalho. Aliado a isso, gostei muito da sala e vi aqui muitas competências nas pessoas que tratam do plano da Cultura."

Em relação a projectos futuros avançou que está a pensar ir expor a Londres no próximo mês de Julho.

Aqui em Arcos de Valdevez a Arte de José de Faria estará disponível ao público até ao próximo dia 11 de Julho, nos dias úteis das 10h00 às 18h00; aos Sábados das 15h00 às 18h00 e das 21h30 às 23h00; e aos Domingos das 21h30 às 23h00.


"A Escolha" - alunos do 12ºB do Agrupamento de Escolas de Valdevez exibiram curta-metragem vídeo na Casa das Artes concelhia

No passado dia 3 de Junho o Auditório da Casa das Artes abriu as portas para receber a exibição da Curta-metragem Vídeo "A Escolha". Um projecto da autoria dos alunos do 12º B do Agrupamento de Escolas de Valdevez, levado a cabo no âmbito da disciplina de área de projecto e realizado em torno da problemática da maternidade/paternidade, que contou com a coordenação geral da professora Rosa Cerqueira.

Segundo Rosa Cerqueira, decidiram realizar este filme porque aborda as questões da sexualidade, um tema importante para os alunos, e também porque este ano começou a ser leccionada na Escola a disciplina de Educação Sexual.

O impacto que este projecto teve na Comunidade Escolar foi bastante interessante e, segundo a própria, os alunos acharam que aprenderam mais sobre o assunto ("A Escolha" aborda temas como o divórcio e as consequências que este acto tem na vida dos filhos dos casais, a homossexualidade e a maternidade na adolescência) porque visualizaram o filme, do que aprenderiam se estivessem na sala de aula. "A imagem tem muita força! Muito mais para eles do que para nós! A Comunidade Escolar recebeu muito bem o filme devido ao tema que abordou e porque gostaram muito de ver os colegas na tela", reiterou.

Neste filme, rodado em casa dos pais dos alunos, em várias artérias da Vila, no Jardim dos Centenários, no Agrupamento de Escolas, entre outros lugares, participaram todos os alunos da turma e alguns dos funcionários da Escola. De destacar que o guião foi elaborado por Maria Amorim, uma das alunas do grupo.

Desta feita, é com satisfação que Rosa Cerqueira diz ter sido feito "exclusivamente aos Sábados e aos Domingos durante 6 meses, graças à disponibilidade e empenho de todos os envolvidos".

"A Escolha" é uma reflexão sobre as problemáticas que aborda e o seu nome foi escolhido graças às várias escolhas que os intérpretes têm de fazer ao longo do enredo, como é exemplo a decisão de se ser mãe ou não.

A coordenadora agradeceu o apoio excepcional por parte da Casa das Artes concelhia, dizendo que o seu director "é um arcuense de coração e está a colocar a nossa Cultura no topo", e todo o apoio dado pela Escola, já que sem ele não seria possível concretizar o projecto.

Relativamente ao futuro, Rosa Cerqueira diz ter a pretensão de, no próximo ano lectivo, levar o filme às outras Escolas do concelho.

"A Escolha" contou com a realização de Pedro Cerqueira e a direcção de Rosa Cerqueira e Fernanda Costa.

Informação Município de Arcos de Valdevez

ACTIVIDADES DA CASA DAS ARTES
JUNHO 2011

4 de Junho
Auditório da Casa das Artes
sábado, 10h00 - 18h00
2ªs jornadas de estudos da Misericórdia

"A FESTA: MANIFESTAÇÃO DO SAGRADO E DO PROFANO"

9 de Junho a 11 de Julho
Foyer do Auditório da Casa das Artes

Exposição de Pintura
JOSÉ DE FARIA


Outros eventos:

25 e 26 de Junho;

"ARCOS DE VALDEVEZ: CONCELHO DE ESTADO 2011"


VIDA E OBRA DE MIKHAIL GORBACHEV

Casa das Artes e diversos espaços urbanos da Vila.
Projecto pioneiro de reflexão e homenagem a figuras e estadistas de referência. Esta segunda edição homenageia a figura singular de Mikhail Gorbachev.
O evento integra durante os dois dias palestras, animação de rua e exposições ("O Homem que mudou o mundo") em torno da figura de uma das figuras mais marcantes do século XX.


Co-produções com escolas:

3 de Junho
Auditório da Casa das Artes
sexta às 22h00

EXIBIÇÃO DA CURTA-METRAGEM VÍDEO "A ESCOLHA"
Projecto dos alunos do 12ºB em torno da problemática da maternidade/paternidade. Coordenação geral de projecto de Rosa Cerqueira.


CINEMA

Auditório da Casa das Artes
4 e 5
sábado e domingo às 22h00


O RITUAL
Thriller, Terror - M/16
realização: Mikael Håfström
intérpretes: Anthony Hopkins, Ciarán Hinds, Alice Braga, Rutger Hauer, Toby Jones

11 e 12
sábado e domingo às 22h00


ENGANA-ME QUE EU GOSTO
Comédia, Romance - M/12
realização: Dennis Dugan
intérpretes: Adam Sandler, Jennifer Aniston, Brooklyn Decker, Nicole Kidman, Nick Swardson, Bailee Madison, Griffin Gluck, Dave Matthews, Kevin Nealon, Rachel Dratch

18 e 19
sábado e domingo às 22h00


TEKKEN - O FILME
Acção, Aventura - M/16
realização: Dwight H. Little
intérpretes: Jon Foo, Kelly Overton, Cary-Hiroyuki Tagawa

25 e 26
sábado e domingo às 22h00


ÁGUA AOS ELEFANTES
Drama - M/12
realização: Francis Lawrence
intérpretes: Reese Witherspoon, Robert Pattinson, Christoph Waltz