Jornal Digital Regional
Nº 516: 4/10 Dez 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

CEVAL e Entidade Regional de Turismo do Porto-Norte promovem Alto Minho em Santiago de Compostela

"Nós fechamos parcerias para que você feche negócio"

A Loja de Turismo da Entidade Regional de Turismo Porto-Norte de Portugal em Santiago de Compostela está a servir como base de promoção do Alto Minho nesta primeira quinzena de Dezembro.

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre esta região de turismo e o CEVAL (Conselho Empresarial dos Vales do Minho e Lima), câmaras municipais e ACIVAC, numa altura em que milhares de turistas de toda a Espanha convergem para Santiago de Compostela ("é um foco de convergência de todo o mundo", salientou a representante da Região de Turismo) devido ao Ano Xacobeo e à existência de uma ponte com dois feriados nacionais no país vizinho (6 e 8).

Desta forma, pretendem promover o distrito de Viana do Castelo, "desenvolvendo a vertente da cooperação transfronteiriça", referiu Pedro Giestal, da CEVAL, divulgando o comércio, gastronomia e vinhos, hotelaria, património natural e cultural e indústrias.

O protocolo de cooperação entre as duas entidades foi assinado no final do mês no Castelo de Santiago da Barra, prevendo-se que quer os municípios, quer o sector da restauração, confrarias gastronómicas, escolas profissionais e outros organismos, apresentem uma oferta diversificada das suas potencialidades, bem como variada animação turística, mostrando-se ainda dispostos a levar por diante iniciativas semelhantes noutros pontos do estrangeiro.

Esta acção decorrerá durante todo o mês de Dezembro, mas com particular incidência nas primeiras duas semanas, sendo dado relevo pela representante da região de turismo ao "comércio tradicional nesta época natalícia".

"É nestes momentos que se salientam os heróis"

Esta parceria foi ainda enaltecida por Fernando Cabodeira, representante do Governo Civil, no decorrer da sua apresentação e assinatura do respectivo protocolo, classificando-a como a forma de "fazer das dificuldades (actuais), potencialidades" que urge aproveitar.

Precisou a importância de uma euro-região com seis milhões de habitantes e da qualidade organizativa dos portugueses quando assumem projectos, tanto a nível interno, como externo.

Após citar os aspectos mais destacados do Alto Minho, Cabodeira recordou uma conversa com o banqueiro Fernando Salgado, após este ter visitado a região pela primeira vez, mostrando-se encantado com as suas potencialidades e prometendo vir a investir aqui.