O Mosteiro de Grijó, em Vila Nova de Gaia, foi o palco escolhido pela Federação Nacional do Movimento Coral para a realização do 1.º Concerto Coros de Portugal, no passado dia 27 de Novembro.
Três corais representaram o norte, o centro e o sul do nosso país, respectivamente o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Coral Polifónico de Aveiro e o Chorus Auris de Vila Nova de Ourém.
Tendo em conta o local de actuação os corais apresentaram um reportório de música sacra.
O Orfeão de Vila Praia de Âncora, sob a batuta de Francisco Presa, apresentou seis peças: "Exultate Deo" de A.Scarlati, "Gória" de A. Vivaldi, "Laudate Dominum" de W.A. Mozart, com solo de Nataly Tamargo Presa, "Ave Verum Corpus" de W.A. Mozart, "Panis Angelicus" de C. Frank, com solo de Francisco Jorge Presa e "Tolite Hóstias" de C. Saint-Saens.
A assistência que enchia o mosteiro aplaudiu longamente a actuação do Orfeão e os responsáveis pela FENAMCOR tiveram palavras de elogio e apreço pela sua actuação.
O interesse cultural destes concertos foi também evidenciado pelo representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e pelo reitor do Convento de Grijó.
O convite ao Orfeão de Vila Praia de Âncora para representar o canto coral do norte do país neste concerto, releva o reconhecimento à qualidade da sua interpretação e ao prestígio já alcançado e foi muito honroso para o Município de Caminha e para o seu projecto "Caminha, Concelho da Música".
Grupo de Danças do Orfeão actuou na Corunha (Galiza)
O Grupo De Danças e Cantares Regionais do Orfeão foi o convidado de honra do Festival de Música comemorativo do 18.º aniversário do Coral Airiños da Capela que se realizou no passado dia 6 de Novembro na Cooperativa dos Calzados em A Capela, Coruña.
Participou também neste festival, além do Coral anfitrião, a Rondalla Lucero del Alba, de Neda, no Ferrol.
A actuação do Grupo de Danças e Cantares do Orfeão foi muito apreciada e aplaudida, tendo deixado no palco uma belíssima impressão das tradições minhotas.
No final um animado convívio reuniu todos os participantes.
Orfeão actuou em Vilar de Mouros
A convite da Câmara Municipal de Caminha o Orfeão deu um concerto na sede da Sociedade de Instrução e Recreio Vilarmourense no passado dia 14 de Outubro, associando-se assim à comemoração dos 75 anos de vida daquela associação.
O Orfeão apresentou um programa variado que foi do agrado do público.
O maestro do Orfeão, Francisco Presa, aproveitou para felicitar a Sociedade Vilarmourense pela sua longevidade e disse do prazer sentido pelo Orfeão em se associar à comemoração da efeméride.
No final os responsáveis da sociedade ofereceram um lanche de S. Martinho aos orfeonistas onde não faltaram as cantanhas assadas e a jeropiga.
Orfeão vai iniciar os tradicionais Concertos de Natal
Como vem sendo tradição o Orfeão de Vila Praia de Âncora aproveitará a época de Natal para levar ao público a magia dos cânticos natalícios.
No mês de Dezembro realizará diversos concertos. Dia 4 no Centro Cultural de Campos (Vila Nova de Cerveira), dia 18 na Capela de Santa Clara em Caminha e dia 23 na Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora, todos pelas 21H30.
Já em Janeiro, dia 2, a Casa do Orfeão será o palco para o Concerto de Ano Novo.