Jornal Digital Regional
Nº 516: 4/10 Dez 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

António Afonso vai para um quarto mandato como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Caminha

A conclusão da 2ª Fase das obras no Consistório e salas anexas da Capela da Misericórdia foi o motivo principal para a aceitação da recandidatura de António Afonso a Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, segundo o próprio nos revelou no decorrer do acto eleitoral que decorreu no auditório da instituição na noite do passado dia 30 de Novembro.

Estas obras incluem ainda a conservação e restauro do coro, órgão, cadeiral e espaldar do coro alto, a par da conservação do tecto da nave e estrutura da igreja.

António Afonso assume o seu quarto mandato consecutivo com vários desafios, sendo um deles o destino a dar à sua piscina, incapaz de concorrer com o novo equipamento existente em Vila Praia de Âncora, prevendo tomar uma decisão em breve.

O mesmo se passa com a construção do Lar de Grandes Acamados no valor de 1,6 milhões de euros, revisto para o Lugar do Morro, em Vilarelho.

Caso o IVA aumente para estas instituições de solidariedade social, o Provedor acha ser inviável apostar nesta nova valência, cuja decisão final deverá ser tomada até final deste ano.

A recuperação dos quartéis de esquadra (situados na Rua Direita) continua a ser uma das apostas da Misericórdia, com projecto de arquitectura já definido mas, dependendo da disponibilidade financeira da instituição caminhense.

Continua ainda como aposta da Misericórdia a constituição de um núcleo museológico nos baixos da Capela, prevendo ainda criar um SAD (Serviço de Apoio Domiciliário).

A adaptação do edifício do Centro Infantil e do Lar de Idosos no âmbito da eficiência energética, serão objecto de candidaturas a apresentar no âmbito da "ON - Operação Norte", segundo consta do Plano de Actividades que servirá como guião aos três de mandato da nova Mesa Administrativa.

António Afonso salientou que procedeu a uma remodelação dos corpos gerentes da Santa Casa, tendo entrado 11 novos irmãos, ficando assim constituídos:

Mesa da Assembleia Geral: Presidente- Joaquim Amadeu Bacião Martins de Amorim; Vitor Manuel Peraboa Couchinho; Teresa Maria Marques Moreira Veiga; Célio António Capela Martins; José Lima da Costa; António Fernando Canas Nunes.

Mesa Administrativa: Provedor- António José da Veiga Afonso; Agostinho Mendes Carneiro; Carlos Alberto Mouteira Fernandes; Pedro Miguel Gonçalves Giestal; Severino Manuel Gomes de Sousa; Tiago dos Santos Fernandes; Igor Amorim de Sousa; José Manuel Novo Afonso; Maria dos Prazeres Sobreira Franco; Orlando dos Santos Carvalho; Lúcia de Jesus Simões da Silva.

Mesa do Definitório: Presidente- Rui Matos Costa; Flamiano Gonçalves Martins; João Aberto da Silva; Maria Celeste Garrido Pais de Sousa Taxa Araújo; Fausto José Torres Pires Gonçalves; Arminda dos Anjos Covelo de Oliveira Pontes; Rui Miguel Cerqueira de Azevedo Nunes Beirão.

JUNTA DE FREGUESIA DE CAMINHA

Horário de Atendimento ao Público
De 2ª a 6ª Feira - 9-12H e 14H30-19H