Câmara Municipal alarga Inquérito Municipal de Saúde a mais três freguesias
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem já no terreno as equipas que estão a promover o Inquérito Municipal de Saúde nas freguesias de Areosa, Santa Maria Maior e Meadela. Esta acção, dinamizada no âmbito do Observatório de Saúde para avaliar o impacto em saúde das acções de promoção da Autarquia, passou já pela freguesia de Monserrate em 2009.
À semelhança do que aconteceu em Monserrate, a primeira freguesia onde este inquérito foi aplicado, o inquérito está a ser desenvolvido pelos alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, parceira da Câmara Municipal neste projecto. Os temas abordados no inquérito relacionam-se com a qualidade de vida, os cuidados preventivos, a actividade física, a saúde mental, os consumos (alimentos, bebidas e tabaco), a incapacidade de longa duração e a doença crónica.
Na prossecução dos objectivos definidos, o Gabinete Cidade Saudável pretende conhecer as condições de saúde da população a fim de se adequarem as estratégias de intervenção em saúde às suas necessidades, bem como recolher informação para a construção dos indicadores para o Observatório de Saúde, criado com o objectivo de avaliar o impacto em saúde das acções que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo do tempo, no âmbito do Projecto Cidades Saudáveis.
Os dados recolhidos neste Inquérito Municipal de Saúde, sob orientação do grupo de trabalho constituído por docentes da Escola Superior de Saúde, serão trabalhados e apresentados através do Sistema de Informação Geográfica (SIG), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.
Esta iniciativa do Gabinete Cidade Saudável permite dar mais um passo para a concretização dos objectivos traçados pela Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, criada a 10 de Outubro de 1997 por escritura pública assinada em Viana do Castelo por sete cidades e que agora integra mais de duas dezenas e meia de cidades de todo o país. Na altura, ficaram definidos os objectivos da associação, que tem por objecto "a promoção de políticas locais de saúde" seguindo os princípios da Estratégia Saúde para Todos da OMS.
Das suas principais metas destacam-se a participação activa sobre as políticas que condicionam a saúde das populações, o planeamento urbano saudável, a acessibilidade para todos, a integração dos grupos populacionais mais fragilizados (cidadãos portadores de deficiência, minorias étnicas, idosos, etc.), a promoção da saúde e de hábitos de vida saudável (alimentação, exercício físico, etc.) e a colocação deste tema na prioridade das agendas dos decisores políticos locais.
Comissão Municipal de Defesa da Floresta define novas propostas de prevenção a incêndios para 2011
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo reuniu hoje na Câmara Municipal para fazer um balanço dos incêndios de 2010 e preparar o próximo ano. Em cima da mesa estiveram também novas propostas para prevenção de incêndios, a competente participação das freguesias e uma candidatura para a criação de medidas de estabilização de emergência para a Serra d'Arga.
A Comissão, depois de analisar todos os dados disponíveis, considerou que o facto de o ano ter sido extremamente quente e seco contribuiu para o aumento do número de ocorrências e para a sua simultaneidade, sendo que o conhecimento do território, a boa colaboração e cooperação entre Bombeiros, Juntas de Freguesia e Exército foram fundamentais para que a situação fosse controlada atempadamente.
Na reunião, foi sobretudo realçada a participação das juntas de freguesia no combate aos incêndios, nomeadamente pela participação massiva das Juntas de Freguesia nas situações mais problemáticas.
Foram também definidas novas propostas de prevenção a incêndios para 2011, nomeadamente no que toca às prioridades para as áreas não ardidas (Santa Luzia e Litoral Norte - Monte galeão), a beneficiação da rede viária na parte norte do concelho, a promoção de acções de sensibilização junto dos madeireiros, a realização de queimadas ou a substituição por espécies diferentes junto dos aglomerados habitacionais.
A Comissão Municipal abordou também uma candidatura de Viana do Castelo para criar medidas de estabilização de emergência para a Serra d'Arga e a compensação das necessidades de alimentação do pastoreio nas zonas ardidas, nomeadamente Montaria e Vila Mou.
Plantação de árvores em Montaria com o patrocínio da Ives Rocher e Quercus

A freguesia de Montaria foi a escolhida pela Yves Rocher Fondation e o projecto "Criar Bosques" da Quercus para a plantação de espécies autóctones. Na presença do Presidente da Câmara, do responsável máximo da Fundação, Jacques Rocher e da Presidente da Direcção da Quercus, a acção arrancou hoje com uma plantação de árvores e arbustos na Serra d'Arga, fortemente fustigada pelos incêndios florestais do Verão passado.
Esta acção enquadra-se no projecto "Criar Bosques" da Quercus, que visa implementar a plantação de espécies autóctones, em diferentes localidades de Portugal, com o objectivo de salvar a floresta original portuguesa.
O contributo da Fundação Yves Rocher insere-se numa iniciativa mais ampla e à escala mundial, com a campanha "Plantemos para o Planeta: Mil milhões de árvores para o Planeta", lançada em 2006 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que incentiva a plantação de árvores em todo o mundo como resposta à ameaça do aquecimento global. Esta mobilização internacional permite actualmente à Yves Rocher plantar, até ao final de 2014, 50 milhões de árvores em vários países.
No âmbito desta parceria, a Fundação Yves Rocher vai agora replantar zonas específicas da Serra d'Arga, durante os próximos quatro anos com árvores e arbustos autóctones pertencentes a várias espécies.
Com a plantação de hoje tem início esta parceria, que integra a Serra d'Arga em Viana do Castelo, Alvão/Marão em Vila Pouca de Aguiar e Malcata em Penamacor, onde serão plantadas 41.250 árvores/arbustos de 23 espécies, algumas das quais raras, contribuindo para a reflorestação das áreas abrangidas, nomeadamente as áreas fustigadas por incêndios. Recorde-se, a propósito, que só no distrito de Viana do Castelo, arderam este ano mais de 30 mil hectares, ou seja, vinte por cento da área florestal.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 11 de Dezembro (sábado), pelas 18h00, mais um "À conversa com…". O escritor convidado é Gonçalo M. Tavares, que irá igualmente apresentar o seu mais recente livro: "Uma viagem à India".
"À conversa com…" é uma iniciativa que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra. Pretende-se que seja um espaço de incentivo à leitura, de divulgação das obras dos autores da actualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interacção entre o público leitor e os escritores.
O próximo "À Conversa com…" traz a Viana do Castelo Gonçalo M. Tavares. Em Portugal, este escritor recebeu vários prémios, entre os quais, o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio Ler/Millennium BCP 2004 com o romance Jerusalém (Caminho); o Grande Prémio de Conto Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" 2007 com água, cão, cavalo, cabeça (Caminho). Jerusalém foi ainda o romance mais escolhido pelos críticos do jornal Público para "Livro da Década".
Do seu curriculum constam também prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil), Prémio Internazionale Triste 2008 (Itália), Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia). Foi nomeado, em França, para o Prix Cévennes 2009 - Prémio para o melhor romance europeu (França), com Jerusalém; e para os Prémios Femina Étranger 2010 e Médicis 2010, com Aprender a Rezar na Era da Técnica.
Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objectos de artes plásticas, dança, vídeo de arte, ópera, performances, projectos de arquitectura, teses académicas, etc. Estão em curso cerca de 160 traduções dos seus livros, em edições distribuídas por trinta e cinco países.
"Ternura de Dezembro" anima cidade na época de Natal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, durante o mês de Dezembro, um variado programa de animação cultural sob o lema "Ternura de Dezembro". Concertos, exposições, cinema, feiras e animação de rua alusiva ao Natal, para além do já conhecido festival Simply Blues, prometem dar vida ao centro histórico de Viana do Castelo no mês de Natal.
A iniciativa integra a exposição "35 anos em Memória" da Fundação Maestro José Pedro que está patente nos Antigos Paços do Concelho, local que será, entre 08 de Dezembro e 02 de Janeiro, casa de dezenas de presépios para a tradição Exposição de Presépios que, em 2010, têm como novidade a ligação do artesanato ao chocolate, já que foram desafiadas as pastelarias da cidade a apresentarem presépios em chocolate.
No mesmo dia, arranca também o "Simply Blues", o carismático festival de blues de Viana do Castelo que vai já na sua 11.ª edição, com Joel Xavier Trio, B.B. & The Blues Shacs, Kila Brox &Victor Brox Blues Train e Eddie C. Campbell and Steve Guyger Blues Band. O festival decorre no Teatro Municipal Sá de Miranda em concertos agendados para as 22h00.
Na música, destaca-se ainda o concerto dos trinta anos de existência dos Jarojupe no Teatro Municipal a 17 de Dezembro e ainda o tradicional concerto de Natal pela Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e pelo Coro da Academia de Música no dia 20 de Dezembro pelas 21h30 na Igreja de S. Domingos.
Já a decorrer está o Teatro de Revista "A Velha Praça" no Teatro Municipal Sá de Miranda até ao próximo domingo, no âmbito das comemorações dos 35 anos da Fundação Maestro José Pedro. No cinema, destaque para o "Filme do Desassossego" no Teatro Municipal Sá de Miranda a 07 de Dezembro.
Viana do Castelo acolhe também "Miragens", o segundo encontro de novos criadores no espaço juvenil Norte de Portugal- Galiza. Trata-se de uma parceira do IPJ e da Xunta de Galicia com o objectivo de criar cooperação institucional em matéria de políticas de juventude de forma a fixar os jovens criadores na zona transfronteiriça.
À semelhança do ano passado, Viana do Castelo recebe também o Ice Fun Fest, com a pista de gelo e muita animação na Praça da Liberdade, mas também a tradicional animação de rua com diversas iniciativas, de onde se destaca a chegada do Pai Natal no dia 18 de Dezembro junto à Porta Mexia Galvão, às 14h30.
Em 2010, regressa também a Artesarua, uma feira de artesanato urbano a decorrer nas ruas do centro histórico entre 17 e 24 de Dezembro, e ainda o Feirão do Mel, organizado pelo Grupo Etnográfico da Areosa e que decorre na Praça da República no dia 18 pelas 15h00.
Em tempo de Natal, também são muitos os presépios vivos em Viana do Castelo, com destaque para o da APPACDM nos dias 20, 21 e 22 de Dezembro nas Igrejas de Santa Leocádia, Serreleis e na Sé catedral, respectivamente.
Câmara Municipal coloca em hasta pública terreno no Cabedelo
A Câmara Municipal vai colocar em hasta pública um terreno com mais de 3500 metros quadrados, situado numa zona nobre do Cabedelo. A alienação está agendada para o próximo dia 10 de Dezembro, pelas 10h00 na sala de reuniões da Câmara Municipal.
O terreno em causa, um lote com 3582 metros quadrados no Lugar de Cabedelo, tem base de licitação de 329.544 euros com lanços mínimos de cinco mil euros e destina-se a construção de ser ocupado com edifícios de tipologia isolada com cércea máxima de dois pisos.
Viana do Castelo na Gala dos Vinhos 2010

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, marca presença amanhã, dia 04 de Dezembro, na Gala dos Vinhos 2010, na Vidigueira, realizada no âmbito da Festa do Vinho Novo (Vitifrades). Na ocasião, onde também participará o Grupo Folclórico das Terras de Geraz, Viana do Castelo será também apresentada a Cidade do Vinho 2011.
A sessão, que marca igualmente o encerramento da Cidade do Vinho 2010 (Beja), serve para apresentar Viana do Castelo como Cidade do Vinho 2011. Recorde-se que Viana do Castelo foi recentemente eleita pelo Conselho Directivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho como Cidade do Vinho tendo em conta "critérios de qualidade, nomeadamente pelo programa de actividades apresentado, pelas parcerias e pela envolvência na sociedade civil local ao projecto, que releva o vinho enquanto valor de desenvolvimento económico e de preservação da tradição e cultura portuguesas".
A candidatura, que passou pelo crivo da Associação de Municípios, aponta as raízes da produção vinícola no concelho, nomeadamente a vocação mercantil de Viana do Castelo e do vinho, passando pela importância da barra de Viana do Castelo na sua exportação. Abonatório é também o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal em torno da marca "Vinhos das Terras de Geraz" com vista à criação de riqueza económica do concelho e respectivas acções de dinamização como a participação no Festival Nacional do Vinho, a celebração do Dia do Vinho e as Jornadas Europeias do Património.
Assim, sendo "Cidade do Vinho 2011", Viana do Castelo vai acolher diversos eventos, com destaque para a Gala da Cidade do Vinho, o Dia de Reis, os Fins-de-Semana Gastronómicos, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas Nacional, as Conversas à Volta do Vinho, as Jornadas Europeias do Património e o Dia Europeu do Enoturismo, para além de cursos e acções de formação, acções comerciais de promoção de vinhos no Mercado Municipal.
Para além de associar as questões do vinho e da vinha aos grandes eventos de Viana do Castelo, a Câmara Municipal quer também dar início a novas actividades de promoção do enoturismo na região, associando os produtos regionais de qualidade aos espaços naturais, nomeadamente criando percursos em torno do património local e aliando igualmente o turismo rural a uma Rota do Vinho.
Tendo em conta o forte investimento da Câmara Municipal na estratégia de dinamização económica dos produtos endógenos regionais de qualidade, sendo um deles os Vinhos, esta é a demonstração do rumo da política autárquica, que agora vê reconhecida a sua aposta.
Câmara Municipal e clubes de remo celebram contrato para elaboração do projecto do Centro Náutico

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, assinou hoje com os dois clubes de remo de Viana do Castelo (o Clube Náutico de Viana e o ARCO - Associação de Remadores para a Competição) o contrato programa que vai permitir elaborar os projectos de arquitectura e de especialidades do futuro Centro Náutico de Remo de Viana do Castelo.
O contrato programa de desenvolvimento desportivo tem em conta a cooperação institucional entre clubes e Autarquia e surge da carência de instalações desportivas adequadas à prática de desportos náuticos e porque as instalações existentes não reúnem condições para a prática de remo e actividade física. Tal impede, por exemplo, que se concretize o Plano de Intervenção aprovado pelo Programa Polis para a Argaçosa e inibem também o aproveitamento das potencialidades do Plano de Água do Estuário do Lima, com potencial turístico.
Assim, este contrato programa vai permitir a elaboração dos projectos de arquitectura e dos projectos de especialidade do futuro Centro Náutico de Remo, um equipamento a criar em terrenos municipais no Parque da Cidade. Estes projectos poderão servir também para uma possível candidatura a fundos comunitários para a construção do Centro Náutico de Remo.
Câmara Municipal homenageia voluntários no Dia Internacional do Voluntariado
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, assinala o Dia Internacional do Voluntariado, no próximo domingo (05 de Dezembro). Do programa, que pretende homenagear e reconhecer o trabalho dos voluntários inscritos no Banco de Voluntário de Viana do Castelo, destaca-se a rodagem de um filme e um lanche convívio.
A iniciativa pretende reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pelos homens e mulheres que, diariamente, entregam o seu trabalho de forma voluntária nas várias instituições concelhias e que estão inscritos no Banco de Voluntariado de Viana do Castelo.
O programa integra, pelas 15h00, o visionamento do filme "Amor Sem Fronteiras" com Angelina Jolie e que aborda a problemática do voluntariado, e um lanche convívio no Auditório do Grupo Desportivo dos Trabalhadores dos ENVC.
O Dia Internacional foi criado em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais e considerando que o serviço voluntário, incluindo o dos voluntários das Nações Unidas, presta uma importante contribuição para as actividades socioeconómicas em todas as partes do Mundo.
Informação Município de Viana do Castelo
|
Agenda Cultural de Viana do Castelo
Dezembro 2010
Dias 3, 4 e 5/12 - Teatro Revista "A Velha Praça"
Ao concluir um ciclo de trinta e cinco anos, a Fundação Maestro José Pedro apresenta mais um trabalho - a Revista "A Velha Praça"… Uma nuvem voadora não identificada, com dois tripulantes a bordo, sobrevoa a Praça da República e o resto da história… continua no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Surgem comentários e críticas à política local, com forte ajuste, à nacional, promovendo ao mesmo tempo os costumes e tradições locais, que constituem a nossa identidade cultural. A Revista "A Velha Praça" é dinâmica, colorida, musical e divertida, feita por jovens vianenses para todos os amantes das terras e gentes de Viana.
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, dias 3 e 4 às 21h30 e dia 5 às 17h00.
-----------------------------------
De 8 a 11/12 - Simply Blues - 11º Festival de Blues
A cidade de Viana do Castelo vai receber, uma vez mais, nomes sonantes dos Blues, com a 11ª edição do Festival de Blues, considerado pelos especialistas um dos melhores do género da Península Ibérica, como o demonstra a grande afluência de público, nomeadamente galego, que cada vez chega ao Festival em maior número. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo desde 2000, ano da sua 1ª edição, este Festival apresenta programas de grande qualidade, juntando algumas lendas dos Blues Americanos e Europeus. A magia única dos Blues num cenário de eleição como é o Teatro Municipal Sá de Miranda, um Teatro de estilo Italiano do Século XIX, proporcionará, seguramente, noites inesquecíveis. Dia 8 - Joel Xavier Trio (Portugal); Dia 9 - B. B. & the Blues Shacks (Alemanha); Dia 10 - Kyla Brox & Victor Brox Blues Train (Grã-Bretanha); Dia 11 - Eddie C. Campbell & Steve Guyger Blues Band (E. U. A).
-----------------------------------
Animação de Natal
De 7/12 a 9/01/2011 - Ice Fun Fest - Festival de Inverno de Viana do Castelo, na Praça da Liberdade; de 16 a 23/12 - Animação de Rua, no Centro Histórico; dia 18/12 - Chegada do Pai Natal, na Porta Mexia Galvão, às 14h30 - uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial de Viana do Castelo.
De 8/12 a 2/01/2011 - Exposição "Presépios e Chocolate", no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho.
Ainda nos dias 20, 21 e 22/12 - Presépio Vivo da APPACDM - dia 20, na Igreja Paroquial de Santa Leocádia de Geraz do Lima; dia 21, na Igreja Paroquial de Serreleis e dia 22, na Sé Catedral, às 21.00H - uma organização da APPACDM de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
-----------------------------------
Dias 18, 19 e 20/12 - Recital e Concertos de Natal
Dia 18 - Recital a Dois Pianos, por Miguel Borges Coelho e Marta Zabatela, no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21h30. Uma produção da Academia de Música de Viana do Castelo, no âmbito do Projecto Contos com Música... Música com Contos. Dia 19 - Concerto de Natal pelo Coro dos Pequenos Cantores e Coro Júnior AMVC (Diogo Zão, órgão e Vítor Lima, direcção coral), na Igreja da Misericórdia, às 18h00, também uma produção da Academia de Música de Viana do Castelo. Dia 20 - Concerto de Natal pela Orquestra Sinfónica EPMVC e Coro AMVC (Vítor Lima, direcção coral; Carla Caramujo, soprano; Vítor Lima, contratenor e Javier Viceiro, direcção), na Igreja S. Domingos, às 21h30. Uma produção da Fundação Átrio da Musica - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Academia de Música de Viana do Castelo.
|
 |
|
|