Jornal Digital Regional
Nº 516: 4/10 Dez 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA SOCIAL INAUGUROU CENTRO DE DIA DE CUIDE VILA VERDE

Nova estrutura tem capacidade para acolher 30 utentes e igual número para Serviço de Apoio Domiciliário

O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, inaugurou, ao final da manha de hoje (30 de Novembro), o novo Centro de Dia de Cuide Vila Verde - Dr. António Carneiro. Resultante de uma candidatura apresentada pela Associação Social e Cultural dos Amigos da Barca, a nova valência, comparticipada pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), e pela da Autarquia Barquense, tem capacidade para acolher 30 utentes, e igual número para serviço de apoio domiciliário.

Depois do descerramento da lápide e da bênção das instalações, o Secretário de Estado visitou as instalações e deu-se inicio à sessão solene, em que discursaram o Presidente da Associação Social e Cultural Os Amigos da Barca, José Manuel Amorim, o Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, e o Secretário de Estado, Pedro Marques, que salientou o objectivo do programa PARES na consolidação e desenvolvimento da rede de equipamentos sociais, como reforço à protecção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência. Referiu ainda que "todos os programas sociais lançados pelo governo estão em Ponte da Barca, porque além de serem muito justos e necessários, a câmara municipal e as IPSS's do concelho, foram persistentes e apresentaram boas candidaturas".

Por sua vez, Vassalo Abreu, autarca barquense, manifestou a sua "enorme satisfação e orgulho por esta obra e pelo que ela representa para nós", referindo que "este equipamento foi pensado para satisfazer as necessidades das pessoas com mais idade, o seu direito à autonomia, o seu direito a uma vida com dignidade e para quem ambicionamos um futuro com esperança e confiança".

Deu conta de algumas medidas que a autarquia por si liderada levou a cabo nos últimos anos ao nível da acção social, lembrando que "Ponte da Barca passou, num curto prazo, do último lugar em termos de taxa de cobertura na acção social a nível distrital, para um lugar de que nos podemos orgulhar, estando à vista de todos os resultados daquelas que foi assumida como uma das nossas primeiras grandes prioridades". Durante a cerimónia, foi feita também uma homenagem ao Dr. António Carneiro, com a atribuição do seu nome à nova valência, por ter sido um dos maiores impulcionadores da sua concretização. "Homem impoluto, barquense emérito, de espírito solidário, o Dr. António Carneiro, que em vida me deu o privilégio de ser seu amigo, bem merece esta singela homenagem, de ver atribuído o seu nome a este equipamento. Onde quer que se encontre, na sua proverbial modéstia, o Dr. António Carneiro é hoje um homem feliz, por ver concretizado um dos seus sonhos" lembrou o autarca, Vassalo Abreu.

Informação Município de Ponte da Barca

PROTAGONISMO, MAIS PROTAGONISMO E SÓ PROTAGONISMO ( À PROCURA DE… )

A Comissão Política Concelhia da J.S.D. de Ponte da Barca veio, novamente pela voz do seu presidente declarar " O estado de calamidade das políticas do executivo camarário relativas à juventude". De relembrar que esta não é a primeira vez que o actual líder daquela estrutura vem, cheio de populismo, demagogia e falta de verdade, para a praça pública aludir e "espingardar" contra tudo aquilo que está a ser feito pelo executivo camarário.

E o mais curioso é o de que utiliza, em primeira mão, a imprensa fora do concelho!

As primeiras leitura que podemos retirar são a de que seguindo a política do seu líder local e actual vereador da oposição (que mais não faz do que uma política da vitimização), o líder da J.S.D. tente encontrar o seu espaço interno para ganhar um lugarzito de destaque nas próximas listas eleitorais (concelhias ou distritais). Com este "estrilho", como convém, tenta mostrar que está empenhado na construção de um concelho melhor para todos.

Pena é que só agora se tenha lembrado disso. Que o orgulho pelo concelho que diz amar, não tivesse aparecido quando teve a possibilidade de interferir activamente, mais concretamente quando o seu actual líder local era responsável pelo pelouro da juventude!

A ambição é justa, mas tem limites! Promover-se à custa do nome de Ponte da Barca quando nada fez, NÃO! E mais, caro Presidente da CP da J.S.D. de Ponte da Barca, com este tipo de comportamento obriga-nos, novamente, a repor a verdade, que continua a ser uma e, que ninguém, muito menos o senhor pode desmentir! Perante a sua teimosia sentimo-nos legitimados a perguntar PORQUE É QUE EM SEDE DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE, SEDE QUE AFIRMA SER A PRÓPRIA PARA A DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS DA JUVENTUDE, NÃO APRESENTOU NENHUMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS JOVENS BARQUENSES? NEM UMA!

Caro Presidente da J.S.D., aquilo que distingue a nossa estrutura da que o senhor preside, nunca foi tão evidente! Desde logo porque vivemos, TODOS, seja ele o Presidente da estrutura ou outro qualquer militante de base, numa estrutura em que TODOS têm direito à opinião. E essa opinião conta, porque nenhum de nós tem objectivos pessoais e estamos todos envolvidos naquilo que consideramos ser uma nobre causa: lutar por aquilo que os sucessivos executivos liderados pelo P.S.D. não nos possibilitaram ter.

A única razão visível que encontramos para que sistematicamente tenha este comportamento de dizer mal do que é nosso, é o de quem só está preocupado com a sua projecção política.

Talvez por isso não consiga ter tempo para acompanhar o que se passa no nosso concelho! Com o que se está a fazer para os nossos jovens e com a velocidade e eficácia com que a actual maioria socialista tem desenvolvido um conjunto de medidas de modo a que possamos afirmar que, realmente, "nunca se fez tanto, em tão pouco tempo" também pelos jovens.

Mas porque persiste nesta sua tentativa de exibicionismo fútil, pedimos desculpa aos estimados leitores, mas somos forçados mais uma vez a relembrar algumas das muitas intervenções na área da juventude que foram feitas até agora pelo actual executivo e que reputamos de muito importantes, tais como:

- Foram lançadas as Actividades Extra - Curriculares, que permitem hoje que todos os alunos do concelho desde os três anos de idade, independentemente da sua condição social tenham Educação Física, Inglês, Expressão Artística, entre outras; foi com este executivo que foi lançado o Cartão Jovem Municipal; é com este executivo liderado pelo Partido Socialista que os novos Centros Escolares já são uma realidade;

- É com este executivo que já se encontra em funcionamento o novo pavilhão gimno - desportivo em S. Miguel Entre - Ambos - os - Rios, por exemplo;

- Foi com este executivo que foi concretizado o Parque Desportivo da Praia Fluvial;

-É com este executivo, que finalmente, foi lançado a obra para a construção de um campo relvado!

- Foi ainda com este executivo, que foi lançado o concurso para um novo pavilhão gimno-desportivo em Crasto e mais dois pólos desportivos, um em Lavradas e outra na vila;

- Foi, ainda com este executivo que foi concretizado o pólo desportivo de Paço Vedro de Magalhães;

- Foi ainda este executivo, que apoiou a formação do 1º clube de natação em Ponte da Barca;

E POR HOJE, FICAMO-NOS POR AQUI!

Posto isto é caso para perguntar:

É isto que leva o Presidente da J.S.D. a pedir a retirada do pelouro da juventude ao Dr. Ricardo Armada?

É este o estado de calamidade a nível de políticas da juventude no nosso concelho?

Onde é que os jovens foram esquecidos pelo executivo liderado pelo Partido Socialista?

Ou será a comparação com o que NÃO foi feito pelo anterior vereador do pelouro e actual líder local do P.S.D., Dr. Augusto Marinho, que dizia que " não fazia porque não deixavam", o incomoda?

É hora, de uma vez por todas, se tem alguma ideia que possa contribuir positivamente para o crescimento do concelho a apresentar. Todos somos poucos!

E como sabe, não há, da parte do executivo liderado por Vassalo Abreu qualquer tipo de sectarismo desde que as propostas apresentadas sejam para a construção de uma Barca melhor!

Se é para pura " chicana " política e aproveitamento pessoal e partidário, o povo e, mais concretamente os jovens de Ponte da Barca dispensam essa demagogia bacoca.

Comissão Política e Concelhia da Juventude Socialista de Ponte da barca

JSD PONTE DA BARCA COM MAIOR REPRESENTAÇÃO DE SEMPRE EM CONGRESSO NACIONAL

A JSD Ponte da Barca marcou presença no XXI Congresso Nacional da JSD com a maior representação de sempre: 5 jovens de Ponte da Barca representaram o seu concelho na reunião magna da maior organização política de juventude em Portugal.

Cláudia de Calheiros (Delegada), Sandrina Ribeiro (Delegada), Olga Cerqueira (Delegada), Iva Costa (Delegada) e José Alfredo Oliveira (membro do Conselho Nacional) foram os participantes de Ponte da Barca no Congresso Nacional da JSD que reuniu nos dias 26, 27 e 28 na cidade de Coimbra.

A liderança da JSD foi disputada entre dois candidatos: Duarte Marques, à data vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD, e Carlos Reis, Presidente da Comissão Política Distrital de Braga. Ganhou por 62% Duarte Marques para a Comissão Política Nacional da JSD, tendo Carlos Reis obtido 38%. Para a Mesa do Congresso foi eleito Hugo Soares como Presidente. Para a Jurisdição Ricardo Sousa foi eleito presidente, tendo os resultados resultado na eleição de 5 membros da Lista A e 2 da Lista B. Para o Conselho Nacional a Lista A, encabeçada por Joana Barata Lopes obteve 35 mandatos e a Lista B, encabeçada por Rómulo Coelho, obteve 20 mandatos.

No que diz respeito à Revisão Estatutária da JSD, a proposta apresentada que tinha sido aprovada no Conselho Nacional da JSD obteve a concordância da larga maioria dos congressistas, tendo por isso sido aprovada.

No Domingo, já depois de apurados os resultados eleitorais realizou-se a cerimónia de encerramento que contou com a presença do Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho. Duarte Marques, na sua intervenção destacou algumas das suas prioridades para o mandato que agora começa: o desemprego jovem é a bandeira fracturante que carece de primordial atenção na apresentação de propostas para o principal problema dos jovens. A Educação virada para a aquisição de competências em vez dos números estatísticos, de qualidade e de exigência em vez da cosmética dos números e do facilitismo, foram tónicas dominantes no discurso do recém-eleito Presidente da JSD, que tem como mote para o seu mandato o resgate do futuro desta geração.

Lançou o desafio aos deputados do PSD, bem como ao Presidente do PSD, de apresentar uma proposta na Assembleia da República, através dos deputados da JSD, para que 2% do financiamento público dos partidos políticos seja necessariamente alocado à formação política dos seus quadros. Em seguida, o Presidente do PSD manifestou total abertura em fazer desta também uma bandeira do PSD, e destacou a autonomia e a qualidade da intervenção da JSD ao longo dos últimos 4 anos, no mandato do Presidente cessante da JSD, Pedro Rodrigues. Endereçou ainda os cumprimentos e desejou boa sorte aos novos órgãos da JSD, particularmente à equipa liderada pelo companheiro Duarte Marques

Durante os trabalhos do Congresso, que chegaram a durar até às 06H da manhã, usou a palavra a delegada Sandrina Ribeiro, Vice-presidente da JSD Ponte da Barca, onde deu a conhecer os problemas que os jovens de Ponte da Barca enfrentam e soluções que, no entender da estrutura concelhia, devem ser tidas em conta para responder aos anseios dos jovens barquenses e assim integrarem a estratégia nacional da JSD.

(Na sala do Congresso, por volta das 05H00, ainda em pleno debate das moções sectoriais)

Ao novo Presidente da JSD, a JSD Ponte da Barca demonstrou todo o apoio para, juntos, lutarmos pela juventude portuguesa e por uma Geração com Futuro!

JSD Ponte da Barca