CIM Alto Minho promove espectáculo de teatro itinerante
sobre o universo da água
"CLEPSIDRA" é o nome da peça de teatro relacionada com a temática da água, que a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove durante os meses de Dezembro e Janeiro, junto do público escolar e familiar do Alto Minho, no âmbito do projecto ECOREDESANEASOL - Bacia Hidrográfica do Minho - Requalificação Ambiental e Boas Práticas de Gestão dos Recursos Hídricos.
A iniciativa conta com a colaboração do projecto pedagógico Aproximarte, criado pela companhia de teatro profissional Comédias do Minho com o objectivo de aproximar a comunidade do Vale do Minho da Arte e através da Arte. A estreia da peça está marcada para o próximo dia 2 de Dezembro, na Casa da Cultura de Melgaço.
Com criação de António Júlio e co-criação e interpretação de Gonçalo Fonseca, CLEPSIDRA conta a história de pessoas, lugares e acontecimentos, à margem de problemáticas colocadas pela gestão, distribuição e consumo de água. Utilizando uma abordagem prática e interactiva, pretende-se, a partir de elementos relacionados com a água, desafiar o público para uma viagem que pode partir da respiração do seu próprio corpo, da torneira da sua casa, do rio da sua terra ou do saneamento do seu país e passar por mares, minas, montanhas, grutas, glaciares, poços, pólos, à volta do mundo.
O objectivo principal é despertar a consciência cívica e a responsabilidade social para as questões e problemáticas de gestão e aproveitamento dos recursos hídricos, articulando a intervenção lúdico-pedagógica com o universo artístico, num esforço comum de sensibilização, formação e fidelização de públicos.
No total serão realizadas 35 sessões, das quais 25 dirigidas às escolas do 1º ciclo, 5 para o 5º e 6º anos de escolaridade e 5 para o público em geral, com a duração de 60/70 minutos, que vão decorrer em separado consoante o tipo de público-alvo, envolvendo cerca de 2.600 participantes.
As sessões para os alunos do ensino básico têm a seguinte calendarização: em Dezembro, dias 2 e 3, na Casa da Cultura de Melgaço; dias 7, 9 a 10 e 13 a 15, na Biblioteca Municipal de Monção; e em Janeiro, de 4 a 7 e dia 10, na Biblioteca Municipal de Valença; de 11 a 13, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira; e de 17 a 18, no Centro Cultural de Paredes de Coura, sempre às 10 e 14 horas.
Para o público familiar estão previstas sessões no dia 4 de Dezembro, em Melgaço, às 14h30, na Casa da Cultura; no dia 11, em Monção, também às 14h30, na Biblioteca Municipal; e em Janeiro, no dia 8, em Valença, às 14h30, na Biblioteca Municipal; no dia 15, em Vila Nova de Cerveira, às 11h00, na Biblioteca Municipal; e no dia 23, em Paredes de Coura, às 15h30, no Centro Cultural.
Este espectáculo corresponde a uma das acções do projecto ECOREDESANEASOL, aprovado pelo POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho nos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, no sentido de dinamizar um conjunto de actividades de sensibilização ambiental relacionadas com a gestão eficiente dos recursos hídricos e requalificar espaços com obras de saneamento básico na margem portuguesa/espanhola do rio Minho e sub-bacias hidrográficas.
Arrancou projecto de reflorestação da Serra d'Arga

O arranque formal do protocolo entre a Fundação Yves Rocher - Instituto de França e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, no âmbito do projecto Criar Bosques | Plantemos pelo Planeta, teve hoje início, com uma visita do presidente da Fundação, Jacques Rocher, à zona de plantação na freguesia de S. Lourenço da Montaria, Serra d'Arga, em Viana do Castelo, onde se pretende que o esforço de reflorestação tenha início.
Para o início dos trabalhos e apresentação formal do projecto, esteve também presente a presidente da Direcção Nacional da Quercus, Susana Fonseca, assim como entidades locais como o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, responsáveis dos municípios de Caminha e Ponte de Lima, da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), o presidente da Junta de Freguesia e vários colaboradores do Grupo Yves Rocher.
A Campanha "Plantemos para o Planeta" é uma iniciativa global de plantação de árvores promovida pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da qual a Fundação Yves Rocher é parceira desde 2007, tendo por objectivo fomentar acções de consciencialização sobre a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar. Este compromisso internacional levará a marca Yves Rocher, até ao final de 2014, a promover, incentivar e plantar 50 milhões de árvores em todo o mundo, a meta final do projecto.
Em Portugal, o parceiro desta iniciativa, em conjunto com a Fundação Yves Rocher, é a Quercus, com o seu projecto "Criar Bosques", que procura contribuir para a sustentabilidade e conservação de espécies, incentivando a preservação e a biodiversidade de espécies autóctones.
No âmbito do protocolo com a Quercus, a Fundação Yves Rocher compromete-se a replantar a Serra d'Arga, nos próximos quatro anos, com 5 mil árvores e arbustos autóctones pertencentes a várias espécies, de acordo com as suas características (solo, clima, orografia, exposição solar e flora), contribuindo para a sua reflorestação e promovendo a biodiversidade.
A Serra d' Arga destaca-se a nível da conservação da natureza por apresentar uma elevada biodiversidade que permitiu a sua inclusão na Rede Natura 2000, o que se traduz na necessidade de preservar e proteger os seus habitats naturais da fauna e flora selvagens.
A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) desde logo se associou a esta iniciativa, destinada a recriar e a proteger a floresta autóctone portuguesa, que no caso particular do Alto Minho infelizmente tem desaparecido devido a inúmeros incêndios. Só na Serra d'Arga arderam este ano 4.032 ha, conforme o presidente José Maria Costa teve oportunidade de mostrar a Jacques Rocher, pelo que acções como estas são, no seu entender, "o início de uma esperança de recuperação de toda a mancha ardida".
É intenção da CIM Alto Minho ampliar no futuro este tipo de iniciativas, tendo os responsáveis pela Quercus e pela Fundação Yves Rocher mostrado total abertura para aprofundar novas formas de colaboração.
INSTITUIÇÕES UNEM-SE PARA PROMOVER EMPREENDEDORISMO NO ALTO MINHO
Conferência "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto Minho", a realizar no próximo dia 10 de Dezembro, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão-IPVC, em Viana do Castelo, pretende assinar acordo entre instituições locais para fomentar o empreendedorismo .
Um conjunto de instituições do Alto Minho - a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL), a In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras e o Instituto Português da Juventude (IPJ) -, uniu esforços para promover uma Conferência subordinada ao tema "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto Minho", que decorrerá no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no próximo dia 10 de Dezembro, com início às 9h30.
A iniciativa insere-se no programa de acção da Rede de Apoio ao Empreendedorismo, que está a ser estruturada e posta em prática no Alto Minho, com a finalidade de promover o surgimento e concretização de novas ideias de negócio, geradoras de emprego, riqueza e competitividade neste espaço territorial, contribuindo desta forma para consolidar os seus eixos estratégicos de desenvolvimento e para potenciar os respectivos activos regionais, de forma cada vez mais criativa e sustentável.
Financiado pelo POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), no âmbito de uma candidatura do IPJ, a conferência divide-se em dois momentos fundamentais. Da parte da manhã, decorrerá um seminário sobre "Novas tendências do Empreendedorismo", onde serão abordados temas como Empreendedorismo e Indústrias Criativas, Educação para o Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, direccionados para as instituições locais e regionais, empresários, estudantes, futuros empreendedores e público em geral.
O seminário conta com oradores de prestígio internacional, a saber Dana Redford, presidente do Centro de Educação do Empreendedorismo em Portugal, e Michael da Costa, director da Alchemy Ventures (UK) Industries Policy Academy. Especialistas nacionais marcarão também presença como Helena Gata, vice-presidente da TESE - Associação para o Desenvolvimento; Emídio Gomes, pró-reitor da Universidade do Porto e presidente da direcção da Portus Park; Ana Rosas do IAPMEI, entre outros. A abertura dos trabalhos será presidida pelo presidente do IPVC, Rui Teixeira.
Na sessão da tarde decorrerá o Workshop "Comprometer o Alto Minho", reservado às instituições do território, para em conjunto identificarem os princípios orientadores e estratégicos para a rede regional de apoio ao empreendedorismo, de forma a se comprometerem a colaborar na sua concretização e dinamização.
Nesse mesmo dia, pelas 17h00, irá realizar-se uma conferência de imprensa, na ESTG, para apresentação das conclusões do workshop e da Rede de Apoio ao Empreendedorismo no Alto Minho, para a qual convidamos desde já um representante do vosso prestigiado órgão de comunicação social.
|
ACIAB reuniu um conjunto de empresas para dar início ao Programa "Formação para Empresários"

Com o objectivo de reforçar e desenvolver as competências dos empresários de micro, pequenas e médias empresas (PME), a ACIAB - Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca realizou, no dia 2 de Dezembro, um seminário intitulado "Instrumentos de apoio à Gestão", no âmbito do programa "Formação para Empresários".
No contexto deste programa, a ACIAB trabalhará em duas vertentes, por um lado, com empresas ligadas ao comércio, em parceria com a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, por outro lado, trabalhará com empresas ligadas à indústria, em parceria com a AIMINHO.
Tratam-se de projectos com 75 horas de formação, divididas em três módulos de 25 horas cada um: Liderança, Gestão Estratégica e Instrumentos de Apoio à Gestão. Posteriormente, terão lugar 50 horas de consultoria, um aconselhamento de natureza individual, directo e personalizado, que decorre na empresa, assegurado por um consultor, tendo em vista apoiar o empresário a desenvolver as suas competências e a identificar as suas necessidades de apoio de gestão à empresa, na perspectiva de contribuir para a melhoria dos processos de gestão da empresa.
De acordo com Francisco Peixoto Araújo, Director Executivo da ACIAB, espera-se que com este programa "as empresas adquiram ferramentas que ajudem na sua gestão, e que possam ser aplicadas na prática, o mais rapidamente possível, contribuindo para um crescimento sustentado e um maior desenvolvimento a nível de inovação e competitividade", referiu.
Os objectivos do Programa "Formação para Empresários" passam por fortalecer e incrementar as aptidões dos empresários de PME, através da realização de acções de formação específicas na área de gestão, e de aconselhamento que respondam às suas necessidades, visando a melhoria da sua capacidade de gestão e o aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação das respectivas empresas.
O programa continuará com mais acções de formação com o intuito de fomentar o tecido empresarial com formação específica e indispensável para o mundo dos negócios.
|
.
|
|