A COOPETAPE, enquanto entidade proprietária da ETAP - Escola Profissional, está envolvida, como parceiro transnacional, numa candidatura co-financiada pelo FSE na Roménia que tem como objectivo mobilizar recursos e encontrar a melhor forma de diminuir as situações de abandono e insucesso escolar.
Os parceiros romenos são duas associações privadas ligadas ao ensino e formação de minorias étnicas, com baixas qualificações e problemas sociais complexos, um departamento do Ministério do Trabalho vocacionado para o apoio às crianças e jovens em risco e uma instituição de ensino superior ligada às problemáticas económicas e sociais.
A candidatura que tem um horizonte temporal de três anos e os principais objectivos são o combate aos fenómenos do abandono e insucesso escolar. Com esta candidatura os promotores pretendem importar as boas práticas que resultaram da experiência desenvolvida nas Escolas Profissionais portuguesas com os cursos de educação e formação, dirigidos aos jovens que frequentam o ensino básico e com os cursos profissionais, dirigidos aos jovens que frequentam o ensino secundário.
A primeira visita de estudo a Portugal teve a duração de uma semana, com início no dia 22 de Novembro e término no dia 27.
A delegação romena constituída, por vinte e cinco pessoas, representantes das diversas entidades parceiras, passou alguns dias em Lisboa para visitar vários Departamentos da Administração Central que gerem Fundos Comunitários e ainda a ANESPO - Associação Nacional das Escolas Profissionais e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. Depois visitaram uma Escola Profissional no distrito de Coimbra e passaram os últimos três dias no distrito de Viana do Castelo onde visitaram as Unidades de Formação da ETAP a Escola Básica Carteado Mena, em Darque e o Centro de Formação do IEFP em Santa Marta.
No decurso da estadia em Viana do Castelo a delegação romena assistiu a dois Seminários. O primeiro no Governo Civil de Viana do Castelo subordinado ao tema: "Jovens em Risco - O papel do CPCJ" e o segundo na Biblioteca Municipal subordinado ao tema "As vantagens da Estrutura Modular na formação dos jovens".
Nas sessões de trabalho realizadas e na reunião de balanço efectuada no último dia da visita de estudo concluiu-se que, quer as visitas efectuadas, quer os seminários organizados foram do maior interesse.
Refere-se que no âmbito da mesma parceria vão ter lugar duas conferências na Roménia nos dias 9 e 16 de Dezembro nas quais serão abordados os temas do "abandono escolar nos grupos desfavorecidos".
A COOPETAPE / ETAP - Escola Profissional está acreditada e tem vindo a ser gerida de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade nos termos da Norma ISO 9001/2008. O período de acreditação em curso, com uma duração de dois anos, termina no final do corrente ano e por isso a COOPETAPE/ETAP desencadeou o processo de consulta com vista à renovação da acreditação que culminou com a adjudicação das tarefas inerentes à continuação da acreditação à empresa acreditada pelo Instituto Português da Qualidade, EIC - Empresa Internacional de Certificação.
Tendo em vista sensibilizar os colaboradores da ETAP - Escola Profissional para as problemáticas da qualidade o Director da Escola, Dr. José Luís Presa, levou a cabo uma acção de sensibilização que teve lugar no dia 24 de Novembro, no Centro Cultural e Social de Vila Praia de Âncora.
A acção desenvolvida teve ainda como objectivo abordar as problemáticas do Ambiente e Responsabilidade Social atendendo a que a ETAP pretende, no futuro, ser acreditada nos termos das Normas Internacionais que regulam estas matérias.
Os objectivos específicos das acções estão relacionados com a necessidade de optimização dos recursos, com a necessidade de gerir com eficácia e eficiência e com o desiderato de responder com excelência aos requisitos dos nossos clientes/partes interessadas.
O Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Responsabilidade Social, segundo o Dr. José Luís Presa, tal como vem sendo assumido até agora, terá que ser assumido como sendo uma tarefa, não apenas da Gestão de Topo e do Grupo Dinamizador da Qualidade, mas sim uma tarefa de todos os Colaboradores da COOPETAPE/ETAP.