A par das oito equipas profissionais de papagaios estáticos e acrobáticos provenientes de França, Espanha, Bélgica e Portugal, representando cerca de 50 pessoas, o Festival de Papagaios deste ano contou com a participação de uma turma de 14 alunos de 7º Ano, da EB 1,2 de Vila Praia de Âncora que durante um mês prepararam um projecto intitulado "A Arte de Brincar com o Vento".
A ideia surgiu quando a turma estudava o Japão e a multicultura dos povos, decidindo então construir papagaios de papel no ateliê que o artista José Torres possui no armazém da estação da CP de Moledo. Os trabalhos decorreram durante um mês, contando com a participação dos encarregados de educação e a colaboração da Câmara de Caminha que transportou os alunos até Moledo.
O aspecto "lúdico e artístico" foi realçado pela professora Manuelina, mostrando ainda a disponibilidade de montar uma exposição em Vila Praia de Âncora baseada nos papagaios construídos pelos miúdos, "se resistirem ao vento", assinalou, enquanto ensaiava com outros colegas, pais e alunos o lançamento das estruturas aerodinâmicas.
Também a Cooperativa de Ensino Ancorensis marcou presença junto à praia de Moledo com uma tenda dedicada às energias renováveis
A Câmara de Caminha e a AMIR montaram ateliês para os mais novos, estimando em mil o número de crianças que construíram os papagaios e esgotaram os stocks existentes nesta 6ª Edição do Festival Internacional de Papagaios.