Jornal Digital Regional
Nº 493: 5/11 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

FRANCISCA VERDE DA ANCORENSIS SAGROU-SE VICE-CAMPEÃ NACIONAL DE NATAÇÃO ESCOLAR

Depois de ter ultrapassado as fases distrital e regional, Francisca Verde, jovem nadadora da Ancorensis Cooperativa de Ensino, voltou a estar presente no Campeonato Nacional de Natação do Desporto Escolar, que este ano se realizou na Piscina Municipal de Anadia, do Distrito de Aveiro.

Nadando com a garra que lhe é característica e em representação da DREN, Francisca Verde alcançou por 2 vezes o segundo lugar do pódio, sinal da qualidade que a natação caminhense já conquistou, neste caso ao nível do desporto escolar.

Estão de parabéns a Francisca e o seu treinador, Prof. José Carlos Leal.

E quem sabe se não será de novo seleccionada para representar Portugal nos Jogos da FISEC, que este ano se realizam em França…

José Leal

Mostra de energias renováveis da Ancorensis

Nos passados dias 29 e 30 de Maio a Ancorensis levou a cabo uma mostra de energias renováveis, associando-se ao festival internacional de papagaios que decorreu em Moledo. Durante estes dias os alunos do curso profissional de Técnico de Energias Renováveis, variante de sistemas de bioenergia, mostraram algum do resultado do seu processo formativo, enfatizando os projectos em que se tem envolvido. Assim os visitantes puderam ver e aprender, assumindo-se a interactividade como elemento fundamental de disseminação e fruição de saberes. Particularmente relevante foi a oportunidade dada à comunidade local e visitante de conhecerem o projecto Biodesafio, financiado pela Ciência Viva, promovido pela Ancorensis e que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha e da Valorminho. Este projecto contemplou a aquisição de uma unidade de produção de biodiesel, que pôde ser vista nesta mostra, com capacidade máxima de produção de 100 litros. Para a recolha de óleos alimentares usados pelas famílias dos alunos foram disponibilizados oleões portáteis, previamente cedidos pelo município no âmbito da sensibilização para a recolha selectiva deste resíduo. Ainda neste âmbito o público conheceu o veículo devidamente identificado afecto a esta iniciativa.

Ainda ao nível dos projectos estiveram patentes nesta mostra carros e barcos solares produzidos pelos alunos da Ancorensis, bem como o protótipo do biodigestor a concurso à "Escola de de Energia" e as diferentes experiências de de produção de estilha a partir de resíduos agrícolas e florestais.

O conhecimento do projecto educativo e formativo da Ancorensis contemplou ainda diversas demonstrações de robótica e, numa dimensão integradora e multicultural, houve ainda espaço para a realização de penteados africanos feitos por alunas de Cabo-Verde a frequentarem a diversidade da oferta formativa profissional da escola.

Como não poderia deixar de ser, tratando-se de uma associação ao festival de papagaios, também a Ancorensis colocou no ar o seu "passarinho", que lá voou ao lado de belos gigantes que nesses dias cobriram o céu em Moledo.

A dinâmica de ligação da escola ao meio que sustenta a participação nestes eventos, que desde já se saúdam, e o acto responsável de dar mostra à comunidade do trabalho diário da escola, são premissas inscritas no projecto educativo da Ancorensis, que se concretiza, também, na promoção de contextos diversificados de actuação dos seus alunos.

JCR(Ancorensis Coop. de Ensino)

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “O LIVRO E A LEITURA”

Regulamento

ENQUADRAMENTO

O concurso de fotografia “ O Livro e a Leitura”, é um concurso integrado no âmbito da promoção da leitura que decorrerá durante o mês de Junho de 2010.

Organizado pela Biblioteca Escolar da Ancorensis Cooperativa de Ensino está aberto à participação de alunos, pessoal docente e não docente e encarregados de educação de todo o concelho.

CAPÍTULO I OBJECTIVOS

1.1. O concurso tem como objectivos sensibilizar toda a comunidade escolar, mobilizando os sentidos para a capacidade de observação do livro, procurando incentivar à leitura e desenvolver as competências técnicas e de criatividade no âmbito da fotografia.

1.2 Todos os trabalhos a concurso serão expostos durante a Feira do Livro, a decorrer de 3 a 11 de Julho de 2010 no Parque Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora.

CAPÍTULO II CONCORRENTES

2.1. Os concorrentes podem apresentar-se individualmente ou em equipas. Cada equipa deverá ser constituída até ao limite máximo de 4 participantes.

2.2. Cada participante – individualmente ou em equipa - poderá apresentar apenas um trabalho em fotografia, por cada categoria.

CAPÍTULO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACESSO

3. Os participantes deverão apresentar as fotografias com as seguintes especificidades:

3.1 As fotografias a cor ou a preto e branco, terão como tema aspectos relacionados com o livro.

3.2 As fotografias deverão ter o formato mínimo de 15x20 e o máximo de 30x40. 3.3 Cada fotografia deverá ter inscrito no verso um título que exprima o significado da imagem.

CAPÍTULO IV ENTREGA DOS TRABALHOS

4.1. Os trabalhos devem ser enviados em envelope fechado para a Biblioteca Escolar da Ancorensis Cooperativa de Ensino até ao dia 30 de Junho. No envelope deve constar: Concurso “O livro e a Leitura”, nome do concorrente ou da equipa.

CAPÍTULO V JÚRI

5. As fotografias serão apreciadas por um júri a definir o qual deliberará até dia 8 de Julho de 2010.

CAPÍTULO VI PRÉMIOS

6.1. Serão atribuídos prémios aos 3 concorrentes melhor classificados.

6.2. Os prémios serão:

1º prémio – uma máquina fotográfica

2º prémio – bolsa para máquina fotográfica

3º prémio – um Mp3 6.3.

Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.

6.5. A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar na Feira do Livro no dia 11 de Julho de 2010.

Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à Biblioteca Escolar da Ancorensis Cooperativa de Ensino, através dos seguintes contactos: - Telefone: 258 959090

- Via email: be@ancorensis.pt

- https://ww2.ancorensis.pt/v3/becre/default.aspx