Jornal Digital Regional
Nº 479: 27 Fev a 5 Mar 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

A SOLIDARIEDADE ESTEVE EM DEBATE EM VILA PRAIA DE ÂNCORA
PELA MÃO DOS LIONS

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora realizou o XVII Encontro Lionístico Norte de Portugal - Galiza, no passado dia 20 de Fevereiro, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora.

Este encontro decorreu sob o tema "Solidariedade - os Lions como construtores de pontes solidárias", acolhendo dois painéis de debate e congregou mais de centena e meia de participantes.

Este ano o encontro teve interesse redobrado já que se realizou no início do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social 2010, se inseriu nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 2015 proclamados pelas Nações Unidas e pretendeu unir esforços e apontar caminhos de intervenção nas tarefas sociais e humanitárias que contribuam para a redução e erradicação da pobreza, uma tarefa que os Lions desenvolvem nas duas comunidades e ao redor do mundo.

O director deste encontro lionístico, Manuel Amial, justificou no início os temas em debate dizendo que "há necessidade de construir ideias, envolver as pessoas, agir nas comunidades e acima de tudo semear ventos de esperança nestes tempos de dificuldade e privação, com a pobreza a alastrar impiedosamente, sendo a solidariedade uma palavra chave. Por isso ela dá o mote a este encontro e todos nós temos o dever e a responsabilidade de contribuir para a construção de um mundo melhor".

O primeiro painel, abordou o tema "Reinventar a Solidariedade" a cargo do Padre Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) tendo como apresentante e moderador Américo Ribeiro, Presidente da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) da cidade do Porto.

Na sua brilhante exposição, o Padre Lino Maia disse que "Portugal só tem futuro se tiver um rumo solidário", preconizando o envolvimento colectivo.

Realçou a necessidade do apoio solidário de proximidade, salientando o respeito pelos outros, o sorriso e o renascer dos afectos como fonte principal de uma melhor qualidade de vida.

Para reinventar a solidariedade, o Padre Lino Maia deixou alguns desafios: Reencontrar a solidariedade, valorizando as iniciativas; pensar sobre os novos desafios deste mundo; envolver a comunidade; aprofundar o que temos, ou seja, qualificar e não quantificar; educar - a educação como combate à exclusão, pois é na família que tudo deve começar, especialmente a educação para os valores; apostar em três eixos - família, educação, autonomia; e inovar com novos caminhos a percorrer.

Terminou desafiando os Lions a um maior envolvimento nas suas comunidades, através do lema "conhecer, amar e servir" dizendo que "só amamos o que conhecemos e só servimos quem amamos".

O segundo painel, incidindo sob o tema "Construir pontes solidárias em tempo de crise" esteve a cargo do Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Assembleia Municipal de Caminha, tendo como apresentante e moderada a Dra. Júlia Paula Costa, Presidente da Câmara Municipal de Caminha.

Na sua exposição Francisco Sampaio recordou que a região do Norte de Portugal e da Galiza tem inúmeras potencialidades para garantir um desenvolvimento sustentado, destacando o turismo, o desenvolvimento rural e as pescas.

Detendo-se mais no turismo recordou as boas relações entre os povos das duas comunidades e as sinergias que elas potenciam para o seu desenvolvimento e para o sair da crise que se instalou.

Um turismo de qualidade, envolvendo as comunidades rurais, atento às novas necessidades, um conceito de turismo criativo atento às novas formas de lazer, são um contributo decisivo para a melhoria da actividade económica desta euro-região.

No final dos trabalhos foi inaugurada uma mostra retrospectiva de pintura e desenho da Dra. Claudette Albino, falecida recentemente, que foi Governadora dos Lions e que constitui um gesto de homenagem à sua memória, ao seu legado e ao seu labor altruísta e solidário.

O Encontro encerrou com o Jantar da Amizade e Comemorativo do 30.º Aniversário do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, no Hotel Meira, acolhendo a visita oficial ao Clube do Governador dos Lions Joaquim Gaspar de Melo Albino e culminando com um momento musical a cargo da Tuna dos Veteranos da Corunha.

Neste encontro estiveram presentes representantes dos Clubes Lions de Barcelos, Braga, Costa do Sol Carcavelos, Espinho, Esposende, Fafe, Guimarães, Ílhavo, La Corunha Decano, La Corunha Torre de Hércules, Lisboa Mater, Matosinhos, Ovar, Paços de Ferreira, Ponte de Lima, Pontevedra, Sada, Aveiro-Santa Joana Princesa, Santa maria da Feira, Senhora da Hora, Viana do Castelo, Vigo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vilagarcia de Arousa e Vila Praia de Âncora e ainda representantes de várias instituições de solidariedade.

A nível das entidades civis, destacamos as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dra. Júlia Paula Costa, do seu Vice-Presidente Flamiano Martins e ainda do Pároco de Vila Praia de Âncora, Padre João Martins Baptista, também presidente da instituição de solidariedade Patronato de Nossa Senhora da Bonança.

A nível das entidades lionísticas, destacamos as presenças do Past-Director Internacional Rui Taveira, da Presidente dos Lions Portugueses Dra. Teresa Gama Brandão, do Governador do Distrito 115 Centro-Norte Joaquim António Gaspar de Melo Albino e do Vice-Governador dos Lions de Espanha Ricardo Gomez Pico.

O prémio à "delegação mais numerosa" presente neste evento, instituído pelo Clube de Vila Praia de Âncora, foi este ano atribuído ao Club de Leones de La Corunha Torre de Hércules e entregue ao seu Presidente Carlos Martinez Caabeiro.

Estes encontros anuais vêm sendo realizados alternadamente nas duas comunidades e o próximo encontro 2011 já está marcado para Pontevedra em data a agendar oportunamente.

O Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Alberto Magalhães, mostrou-se, no final, muito agradado pela forma agradável e frutuosa como decorreu o encontro, pelo debate vivo suscitado, pela troca de experiências, pela importância dos momentos culturais usufruidos e ainda pelo contributo dado para potenciar a capacidade de serviço do Movimento Lionístico no seio das comunidades do Norte de Portugal e da Galiza.