Jornal Digital Regional
Nº 479: 27 Fev a 5 Mar 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro


"A Tecnologia na Interligação dos Parceiros da Cadeia Logística"


J. Canão participa em Seminário da APLOG

A J. Canão participou, ontem, no Seminário "O Impacto da Logística nas Empresas", no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Viana do Castelo, com o tema "A Tecnologia na Interligação dos Parceiros da Cadeia Logística".

A J. Canão, líder nacional no desenvolvimento e implementação de soluções integradas de Gestão Portuária e que, nos últimos anos, tem vindo também a desenvolver diversas aplicações informáticas na área da logística, apresentou o tema "A Tecnologia na Interligação dos Parceiros da Cadeia Logística".

A intervenção da J. Canão, que esteve a cargo do director-geral da empresa, José Cipriano Canão, centrou-se nas respostas à necessidade de simplificação na troca de informação em formato digital entre os diferentes stakeholders da Cadeia Logística, quer marítima, quer aérea, quer terrestre. Isto porque existem muitos documentos que têm de ser retransmitidos e recompilados várias vezes entre os diversos actores das cadeias logísticas.

Para essa resposta de simplificação e de uniformização na troca de informação, a J. Canão utiliza standards nacionais e internacionais de documentos electrónicos suportados em várias tecnologias de EDI, como o XML e o EDIFACT.

Este Seminário, direccionado sobretudo às empresas da Região Norte, foi organizado pela APLOG - Associação Portuguesa de Logística e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, através da sua Escola Superior de Ciências Empresariais.

J. Canão

DANÇAS DE SALÃO DO SCVIANENSE
PROCURA JOVENS E MENOS JOVENS TALENTOS

Dançarinos do S.C.Vianense Eduardo Gonçalves e Telma Pereira

O SPORT CLUBE VIANENSE (SCVIANENSE), o mais representativo no Distrito de Viana do Castelo, através da sua secção de Danças de Salão / Desportivas, vai promover uma campanha para todas as idades e ambos os sexos, na procura de talentos quer na vertente social, quer na vertente competitiva das Danças.

Depois da reestruturação efectuada em 2009, vai este clube levar a efeito no dia 27 de Março de 2010 (Sábado das 15h. às 18h), um Workshop gratuito para todos os interessados darem os primeiros passos neste fabuloso Mundo das Danças, tentando deste modo angariar futuras promessas e talentos nesta modalidade na vertente competitiva, exibições e actuações.

Este convite é extensivo a todos os novos praticantes iniciados e a todos aqueles que sabem dançar.

Para frequentarem este Workshop os interessados deverão efectuar a sua inscrição através do telemóvel nº 969045463 ou do e-mail: minhodanca@gmail.com, até ao dia 25 de Março de 2010.

Uma nova classe de exibição irá ser formada para os mais variados espectáculos, eventos sociais, culturais e desportivos, tendo em vista parcerias entre colectividades, organizações, escolas e respectivas entidades oficiais, autarquias e outras.

Com o apoio dos professores do ensino primário, secundário e superior será possível o trabalho de dinamização e do fomento das Danças nas escolas, com especial contributo dos professores de educação física, mais vocacionados para a formação nesta modalidade.

Este clube continua a apostar na formação dos seus dançarinos de competição e nas restantes classes dos iniciados, intermédios e avançados.

Têm conseguido alcançar resultados meritórios e honrosos, que glorificam o nosso desporto competitivo, dignificando o nome deste clube, do Distrito, do Concelho e de todos os Vianenses em geral.

Reforçou o SCVianense para a época 2010 a sua equipa de competição, com os dançarinos Eduardo Gonçalves e Telma Pereira, dançarinos internacionais a disputar a categoria rainha da modalidade, sendo os únicos a competir simultaneamente nas Danças Clássicas e Latinas.

Uma real mais valia para este clube, juntando-se assim aos já Campeões Cartos Alonso e Tété Elexpuro, que representam o clube há já duas épocas.

Este clube mantém parcerias com outras escolas do Distrito, do País, e da vizinha Galiza (Espanha).

A equipa dos dançarinos competidores do SCVIANENSE é formada pelos seguintes atletas:

CARLOS ALONSO, TÉTÉ ELEXPURO, EDUARDO GONÇALVES, TELMA PEREIRA, IVO GONÇALVES E MAFALDA ARAUJO.

Brevemente a SIC através da produtora ENDEMOL, irá estrear um programa televisivo, dedicado às Danças que contará com a actuação de dois pares deste clube.

A equipa técnica é formada pelos técnicos, devidamente credenciados pelas respectivas Entidades Oficiais Competentes, RICARDO ABELHAS (competição), CARLA CARVALHO, JOSÉ OLIVEIRA E VANDA PÊGO.

Actualmente as DANÇAS DE SALÃO, só têm uma única terminologia que é DANÇA DESPORTIVA, com a vertente social e a vertente competitiva, ficando todas as colectividades, clubes, escolas, academias, centros, etc., que ministrem a modalidade obrigados ao cumprimento dos Regulamentos e Normas da Federação Portuguesa e da Associação Distrital, assim como os respectivos técnicos que a leccionem.

Por outro lado e de acordo com a legislação e a nova Lei de Bases em vigor do Instituto Desporto Portugal (IDP), é obrigatório que cada colectividade tenha assegurados todos os seus praticantes.

VEM APRENDER A DANÇAR NO SCVIANENSE

VEM DANÇAR CONNOSCO

DANÇAR FAZ BEM O CORPO E A MENTE AGRADECEM

ADDDVC

XVI Jornadas do GAF " Construir alternativas para a Inclusão Social"

O Gabinete Social de Atendimento à Família (GAF) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada a 24 de Maio de 1994, pela Ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Família e tem como missão desenvolver respostas sociais de qualidade, com um espírito humanista e solidário, que promovam os direitos, a qualidade de vida, a inclusão e a cidadania de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou económica. Assim sendo, o GAF conta com 5 áreas de actuação, a área de Apoio à Comunidade, a área de Prevenção e Intervenção na Violência Doméstica, Protecção da Família e da Criança, Saúde e Comportamento Desviante e Serviços Socialmente Solidários, entre outros projectos.

Com o intuito de promover a reflexão em torno de diversas problemáticas, todos os anos o GAF organiza conferências e workshops dirigidos a profissionais de diversas áreas. Neste sentido, este ano, a equipa da Comunidade de Inserção do GAF organiza as XVI Jornadas a decorrer nos dias 27 e 28 de Maio, com o tema " Construir alternativas para a Inclusão Social" na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Com este evento pretende-se aprofundar o debate sobre a problemática da pobreza e da exclusão social, tendo em conta as linhas orientadoras do Ano Internacional para o Combate à Pobreza e Exclusão Social, decidido pelo Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.

GAF
A Responsável Pelas XVI Jornadas do GAF - Dra. Cátia Cebolo