ESTRADA DA ABELHEIRA (EN302-2) ALVO DE INTERVENÇÃO DE REABILITAÇÃO JÁ EM MARÇO
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai proceder, no próximo mês de Março, à reparação do tapete betuminosos da Estrada Nacional 302-2, numa extensão de quatro quilómetros entre a Abelheira (freguesia de Santa Maria Maior) e a Cova (freguesia da Meadela). Esta intervenção de emergência está orçada em cerca de 125 mil euros e antecede um projecto de correcção do traçado da via, que a Autarquia pretende levar a cabo em articulação com os futuros acessos ao Estádio Municipal Manuela Machado.
Recorde-se que esta via está ainda sob a alçada da empresa Estradas de Portugal uma vez que se encontra para homologação da Secretaria de Estado o acordo entre aquela empresa pública e a autarquia para transferir a empreitada de reparação para a Câmara Municipal.
O processo de transferência desta estrada nacional e da sua reparação foi, no entanto, alvo de diversas solicitações no passado por parte da Câmara Municipal à antiga Direcção de Estradas de Viana do Castelo e, em 2009, foi efectuado o protocolo de colaboração entre as duas entidades para a transferência daquela via para o património municipal depois de efectuada a empreitada de recuperação do tapete betuminoso. No entanto, por dificuldades da EP, o protocolo foi reformulado e, em seu lugar, nasceu este acordo que aguarda homologação.
Entretanto, pela urgência da intervenção e devido ao agravamento da situação com as chuvas do Inverno, a Câmara Municipal decidiu efectuar uma primeira intervenção de emergência, promovendo durante o mês de Março a reabilitação do pavimento em toda a sua extensão, numa empreitada orçada em 125 mil euros.
Paralelamente, a Autarquia está a preparar um projecto mais abrangente que irá implicar a correcção do traçado da EN302-2 e que irá ser efectuado em articulação com o novo acesso ao Estádio Manuela Machado, com uma rotunda na ligação entre estas duas vias. Esta intervenção implicará melhoria do sistema de águas pluviais, o reforço da iluminação pública e a sinalização rodoviária, transformando a EN302-2 numa via mais urbana e com maior segurança.
MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO E FUNDAÇÃO DE SERRALVES ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o responsável máximo da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz, assinaram hoje o protocolo que irá permitir a Viana do Castelo integrar a Fundação como Câmara Fundadora. A iniciativa irá facultar o desenvolvimento de um conjunto de acções nas áreas das artes, da arquitectura, do ambiente e das indústrias criativas, transformando Viana do Castelo "numa cidade da cultura contemporânea".
Numa cerimónia onde marcaram presença os produtores culturais do concelho, Braga da Cruz destacou o intuito de "descentralização cultural" da Fundação, considerando Viana do Castelo "um município que se interessa pela cultura contemporânea". "Viana do Castelo já é uma cidade da cultura, sobretudo tradicional a que se junta agora a contemporânea" sublinhou ainda o responsável.
Já para o autarca, em causa está a concretização de três objectivos: "A aposta na cultura, na tradição cultural e na criação de oportunidades para os jovens". Satisfeito com a assinatura do protocolo que possibilitará a Viana do Castelo aceder a uma instituição de referência internacional, José Maria Costa anunciou ainda o lançamento de uma Bienal de Artes e Design, que contará com o estreito apoio da Fundação.
O Protocolo:
A Fundação de Serralves é uma instituição de utilidade pública de que são Fundadores, entre outros, o Estado, e um importante conjunto de entidades, singulares e colectivas, que representam a iniciativa privada e a sociedade civil e as autarquias. Tem como objectivos principais a promoção de actividades culturais no domínio das artes e onde se destaca a actividade desenvolvida no Museu de Arte Contemporânea, que já alcançou uma importante projecção internacional e tem desempenhado um papel fundamental na vida cultural do país, com forte relevância socioeconómica.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, por seu lado, pretende proporcionar à população uma oportunidade de ampliar hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância.
Enquanto Câmara Fundadora, a autarquia passa assim a ter "regalias" como a organização anual de uma grande exposição de arte contemporânea, entradas gratuitas para crianças e jovens estudantes e residentes com idade superior aos 65 anos, a organização de visitas guiadas gratuitas, a colaboração com as escolas em programas pedagógicos e a participação especial em eventos da Fundação de Serralves, entre outras. Trata-se de um conjunto de iniciativas que promovam a cultura contemporânea e a sensibilização ambiental nas áreas das suas atribuições institucionais, bem como beneficiar das competências especializadas da Fundação de Serralves.
A Câmara de Viana do Castelo e a Fundação de Serralves poderão ainda colaborar em iniciativas como a formação pedagógica de agentes, a organização de estágios de formação, a prestação de consultadoria na área da arte contemporânea, a realização de cursos de gestão cultural, a organização de acções de sensibilização, programas de inclusão social ou o apoio técnico na área museológica e ambiental.
Com a assinatura do presente Protocolo de Cooperação, a Fundação de Serralves e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, vão fomentar um projecto de promoção e divulgação cultural e ambiental tendo em vista a aproximação das populações às linguagens da produção cultural contemporânea e à sensibilização ambiental, bem como à importâncias da Inovação e Criatividade no desenvolvimento económico e social.
VIANA DO CASTELO ACOLHE SEMINÁRIO SOBRE PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DE VALOR PARA AS EMPRESAS
A Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo vão promover, no próximo dia 02 de Março pelas 14h30 na Sala couto Viana da Biblioteca Municipal, um Seminário sobre "Lean Management - Práticas de Criação de Valor para as empresas". O evento, com o apoio da Comunidade Lean Thinking, é destinado a empresários do concelho e conta com a presença de João Paulo Pinto, presidente daquela comunidade, professor e consultor da área.
A iniciativa tem como objectivos a apresentação da filosofia e gestão às empresas do concelho, a exposição das vantagens competitivas da implementação do Lean Thinking nas empresas e das práticas de criação de valor para as empresas. Do programa constam temas como a introdução ao Lean Management, os princípios e conceitos deste método, a noção do valor e desperdícios e as soluções Lean (métodos e ferramentas).
Refira-se que a Comunidade Lean Thinking assenta a sua acção em princípios e valores que procuram, através de projectos, criar soluções e novas abordagens ao pensamento de transferência de conhecimentos. Por isso, pretende proporcionar às empresas e colaboradores as ferramentas e conteúdos para redução de desperdícios, oportunidades para repensar os negócios e obter atitudes proactivas.
O Lean Management, enquanto filosofia de gestão, coloca o seu focus na melhoria da produtividade, na redução ou eliminação de custos e tempos, promovendo as actividades que realmente acrescentam valor para o cliente. A concepção do programa privilegia a apresentação da aplicação de metodologias e ferramentas Lean, em projectos realizados ou em curso, o debate com os seus autores e a possibilidade de networking e troca de ideias.
EMBAIXADORA DA REPÚBLICA DA POLÓNIA EM VIANA DO CASTELO

A Embaixadora da República da Polónia, Katarzyna Skorzyriska, esteve hoje em Viana do Castelo para a sua primeira visita oficial à região. A embaixadora, acompanhada pelo Primeiro Conselheiro da Embaixada daquele país em Lisboa, foi recebida pelo Presidente da Câmara, que organizou uma visita a empresas do concelho onde poderá haver cooperação empresarial.
A visita, efectuada a pedido da embaixada polaca, começou com uma recepção na Câmara Municipal na qual foram abordadas as questões culturais e económicas e ainda os possíveis intercâmbios entre os dois países e, sobretudo, com Viana do Castelo. José Maria Costa, com o objectivo estratégico de lançar pontes entre a Polónia e empresas vianenses, apresentou o panorama empresarial da região, com destaque para as energias renováveis, a construção naval e a diversidade empresarial de Viana do Castelo.
No final da sessão de boas vindas, Katarzyna Skorzyriska visitou, a convite do Presidente da Câmara, a Browning Viana, empresa localizada na Zona Industrial do Neiva que se dedica ao fabrico exclusivo de armas de desporto e caça. Sendo uma divisão do grupo belga FN Herstal, com mais de um século de experiência na concepção de armas de fogo, a Browning é a única fábrica de armas nacional e cativou a atenção da embaixadora, que questionou os responsáveis pela empresa sobre exportações para a Polónia, onde a caça é um dos desportos mais praticados.
A delegação visitou também a Suavecel, uma empresa fundada em 1996 que se dedica à transformação de papel, nomeadamente papel higiénico, rolos de cozinha, lenços e guardanapos. Com olhos postos na exportação, esta indústria tem vindo a tornar cada vez mais eficiente a sua produção, tendo chamado a atenção da embaixadora pela capacidade produtiva, qualidade e inovação.
No final das visitas, ficou assente o agendamento de um fórum empresarial para uma possível cooperação empresarial e institucional entre Viana do Castelo e a Polónia, tendo Katarzyna Skorzyriska sublinhado as fortes potencialidades de cooperação empresarial.
Refira-se que a Polónia tem uma economia diversificada entre as indústrias da construção naval, produção de carvão, aço e energia eléctrica, sendo certo que a intenção do país aumentar o seu desenvolvimento económico, sobretudo com a entrada na União Europeia.
CÂMARA VAI ELABORAR CARTA MUNICIPAL DOS EQUIPAMENTOS SOCIAIS
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai elaborar uma Carta Municipal dos Equipamentos Sociais, um documento que pretende efectuar uma análise dos equipamentos existentes, bem como perspectivar uma justa e adequada distribuição dos mesmos num horizonte temporal de dez anos. A primeira reunião entre a Autarquia e as 44 instituições que possuem equipamentos sociais decorreu ontem ao fim do dia para a apresentação da metodologia de trabalho, tendo ficado acordado o apoio técnico a uma equipa que agora irá elaborar este documento.
A Carta Municipal dos Equipamentos Sociais fica a dever-se à crescente necessidade da Rede Social de Viana do Castelo no que toca a planeamento de forma a assegurar uma cobertura equitativa de adequada do concelho por serviços e equipamentos sociais. Este documento, a ser elaborada por uma equipa especializada, insere-se numa lógica de crescente descentralização das políticas sociais para a administração local no que diz respeito ao planeamento, organização, gestão da rede de equipamentos e das suas valências e tem um horizonte temporal de dez anos.
Em Viana do Castelo, existem 44 instituições de solidariedade social com estes equipamentos mas a Câmara Municipal e a Rede Social detectaram carências, pelo que se pretende priorizar o investimento público, de forma a suprir estas necessidades. Para tal, é necessária uma reflexão alargada no que toca à diversidade das respostas sociais, recursos humanos e respectivos recursos financeiros. A intenção é, por isso, fazer um diagnóstico das valências existentes numa perspectiva qualitativa que permita observar as respostas sócias e a sua validade a longo prazo.
A Carta Municipal de Equipamentos Sociais pretende assim enquadrar as respostas sociais, diagnosticar a rede actual de forma a suprir necessidades a longo prazo, orientar investimentos de parceiros públicos e privados e definir um Plano de Acção da Carta Social a dez anos, com indicação precisa sobre as necessidades de programação de equipamentos, quer ao nível da sua execução, quer do seu financiamento.
Numa primeira fase, vai ser estabelecido um protocolo entre o Município de Viana do Castelo e as entidades gestoras destes equipamentos para uma articulação activa do diagnóstico social (recolha de dados), validação de dados e ainda para uma análise preliminar energética e construtiva, já que é intenção da Câmara Municipal de Viana do Castelo efectuar esta análise para encontrar medidas de minimização dos consumos energéticos e de cumprimentos de boas práticas ao nível da imputação e distribuição de espaços.
A intenção é analisar a viabilidade de formação de projectos de eficiência colectiva para encontrar respostas que visem a sustentabilidade energética dos espaços.
CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO É CÂMARA URBAVERDE 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo com a empresa About Media e vai apoiar a UrbaVerde - Feira do Mercado das Cidades, um grande fórum profissional da gestão das cidades que decorre de 25 a 27 de Março. Associando-se à iniciativa, Viana do Castelo transforma-se assim em Câmara Urbaverde 2010 e participa activamente em mais uma edição da feira, este ano dedicada às áreas do urbanismo, espaços verdes, ambiente urbano, arquitectura e arquitectura paisagista.
O protocolo, sem qualquer contrapartida financeira, permite aos funcionários autárquicos obter descontos de inscrição, participação em eventos e workshops, obter convites e acesso livre ao evento, entre outras regalias da empresa e do Jornal Arquitecturas, que pertence à empresa e é a entidade organizadora do evento.
A UrbaVerde é reconhecida, desde a sua primeira edição em 2002, como o grande evento profissional da gestão das cidades, dedicando uma especial atenção à sustentabilidade ambiental e constituindo um espaço de excelência para a veiculação de ideias, de conhecimentos e de contacto com o que de melhor e mais avançado existe nas áreas dos espaços verdes, equipamentos urbanos e sustentabilidade urbana.
Reconhecida pela sua vanguarda, a UrbaVerde - Feira do Mercado das Cidades é, desde a sua primeira edição em 2002, um evento profissional incontornável com uma importante componente expositiva e formativa na área da gestão das cidades e que marca a agenda de todos os profissionais da área. São da sua iniciativa, por exemplo, o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista, que a responsável pelo Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo venceu em 2009.
MAIS DE 400 ALUNOS NO PROJECTO RIOS DO CMIA DE VIANA DO CASTELO

Mais de quatrocentos alunos de 21 turmas do ensino básico ao secundário estão a participar no Projecto Rios, que decorre pelo segundo ano com o apoio técnico do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo. Numa primeira fase, e depois da primeira saída de campo, está agendado o curso de monitores do projecto nos dias 05 e 06 de Março, tendo como formadores Pedro Teiga, coordenador técnico do projecto, e Márcia Moreno, coordenadora de gestão do projecto.
No actual ano lectivo, o CMIA está a prestar apoio a 21 turmas, num total de 403 alunos envolvidos e cerca de dez quilómetros de rios/ribeiras monitorizados. O Projecto Rios, criado em Espanha em 1997, pela "Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya", é um projecto de inspecção de rios que permite a todas as pessoas aproximar-se e observar atentamente o rio, podendo ser o primeiro passo para conhecer o rio mas também para integrar uma metodologia de observação continuada da sua evolução (monitorização). Em Portugal, foi lançado em 2006 pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e pela Associação de Professores de Geografia (APG).
A iniciativa integra duas saídas de campo mas também acções de sensibilização como a adopção de um troço do rio a melhorar e das actividades propostas constam elaboração de notícias, colocação de caixotes de lixo nos percursos de rio, recolha de resíduos, exposições, limpeza da margem direita do rio Lima (Argaçosa), plantação de árvores, palestras, elaboração de folhetos informativos e uma exposição fotográfica.
Neste projecto participam o Centro Escolar de Barroselas, a EBI de Castelo de Neiva, a EB2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires, a EB2/3 Pintor José de Brito, a EB2/3 Monte da Ola, a Escola Secundária de Santa Maria Maior, a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, a EB 1,2,3 de Fragoso e a EB 2/3 da Correlhã.
CÂMARA MUNICIPAL TRANSFERE 159 MIL EUROS PARAS AS FREGUESIAS
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, vários protocolos de colaboração com Juntas de Freguesia, no âmbito da política de apoio técnico-financeiro e de descentralização da Autarquia. Em causa estão 159 mil euros que serão agora utilizados em limpezas, construção de caminhos e arruamentos, espaços de lazer e para a conservação de jardins e espaços verdes.
A autarquia aprovou, assim, protocolos de colaboração com as Juntas de Freguesia de Santa Leocádia, Vilar de Murteda, Torre, Meixedo, Chafé, Serreleis e Barroselas no montante total de 85 mil euros para pavimentação de estradas e caminhos e requalificações diversas.
Já os protocolos de colaboração para espaços públicos e de lazer, no valor de 36 mil euros, tem como objectivo proporcionar a manutenção e beneficiação desses espaços, conservação e limpeza dos verdes e a recolha de resíduos sólidos gerados, sobretudo no Verão, quando estes espaços são mais procurados. Em causa estão centros cívicos, parques fluviais, ciclovias e espaços ajardinados das freguesias de Cardielos, Montaria, Amonde, Moreira de Geraz do Lima, Deão, Outeiro, Alvarães e Portela Suzã.
A Câmara Municipal aprovou ainda protocolos com as Juntas de Freguesia de Barroselas, Santa Leocádia de Geraz do Lima, Lanheses, Vila Nova de Anha e Portuzelo, no valor de 38 mil euros para limpeza e conservação ambiental de jardins e espaços verdes em 2010,
VIANA DO CASTELO MARCA PRESENÇA NO SALÃO GALEGO DE GASTRONOMIA E TURISMO - XANTAR

Viana do Castelo participa na 11.ª edição do Salão Galego de Gastronomia e Turismo - Xantar da Expourense, o mais importante e mediático certame gastronómico das três províncias do Sul da Galiza. Para além de um stand modular dos serviços de turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o restaurante Augusto - Paradise de Castelo de Neiva marca presença na Xantar, estando agendado para o dia 3 (quarta-feira) o dia de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa na Xantar desde 2005 por considerar que esta é uma das apostas para atrair os vizinhos galegos para a gastronomia e turismo de Viana do Castelo. Recorde-se que um dos objectivos de marketing da autarquia passa pela aproximação à Galiza e, nomeadamente nesta feira, estão presentes a quase totalidade dos concelhos da Galiza e Norte de Portugal.
A Xantar, que este ano tem uma edição com especial relevância por estar inserida no programa do Xacobeo 2010, é patrocinada pela Junta da Galiza e decorre entre os dias 03 e 07 de Março. Ao local - a Expourense - chegam milhares de visitantes à procura da melhor gastronomia e turismo, espalhada por cerca de oito mil metros quadrados de área coberta de exposição.
O Restaurante Paradise, que desde 2005 representa Viana do Castelo, é um dos mais conhecidos da região. Da sua ementa constam algumas das especialidades vianenses e sobretudo peixes e mariscos da costa, tanto mais que está situado numa freguesia piscatória. Tamboril na grelha, robalo à lagareiro, parilhada, cozido à portuguesa, posta de vitela, costeletão, rabanadas e leite-creme são algumas das especialidades desta unidade de restauração.
Informação Município de Viana do Castelo
|