Jornal Digital Regional
Nº 479: 27 Fev a 5 Mar 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

CAMPEONATO REGIONAL DE INFANTIS

Decorreu nos passados dias 12,13 e 14 de Fevereiro, nas Piscinas Municipais dos Arcos de Valdevez, o Campeonato Regional de Infantis.

A Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira "Cerveira Natação", esteve representado pelo nadador José Maria Gonçalves, que na sua primeira participação nestes campeonatos, conseguiu 2 medalhas individuais de 3º lugar nos 100m Livres e 100m Costas.

A destacar ainda o 5º lugar nos 200m livres e o 6º nos 400m livres.

VEM DIVERTIR-TE NO AQUAMUSEU DO RIO MINHO

O Aquamuseu do Rio Minho promove, entre 29 de Março e 1 de Abril e 6 e 9 de Abril, as férias pedagógicas da Páscoa. Destinam-se a crianças do concelho com idades entre 6 e 13 anos, proporcionando-lhes um conjunto de actividades de âmbito educativo e vocacionado para a preservação do meio ambiente e espécies piscícolas.

A realização do programa de actividades, entre as 14h30 e as 17h30, está sujeito à inscrição mínima de 12 crianças e máxima de 15, devendo cada participante pagar, por semana, 14,00 euros, com direito a lanche. Inscrições/informações no Aquamuseu do Rio Minho, lugar do Castelinho, tel. 251 708 026.

Ao longo das duas semanas, estão previstas quatro actividades pedagógicas. Em "Visita aos Moinhos da Gávea", as crianças vão ver como a força da água pode ser utilizada para vários fins enquanto, em "Descobrir os segredos da luz", serão confrontados com os diferentes mistérios do sol.

Com "Previsão do tempo", propõe-se a construção de alguns aparelhos que ajudam a prevenir as condições atmosféricas, bem como a olhar para os sinais que a natureza nos dá. Por fim, com "Elaboração de uma cama para as casas ninho", pretende-se a recuperação das casas ninho que povoam as árvores próximas do Aquamuseu do Rio Minho.


'HOMENS PERFEITOS' EM CERVEIRA
DE 10 A 14 DE MARÇO

'Homens Perfeitos'' vão estar em Cerveira nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de Março, às 21 h, em vários palcos: Salão da Junta de Sopo (dia 10), Salão da Junta de Reboreda (dia 11), Salão Paroquial de Gondarém (dia 12), Cine-Teatro de VN Cerveira (dia 13) e Salão Paroquial de Covas (dia 14, às 15 h).

O espectáculo, da companhia Comédias do Minho, é uma peça de teatro encenada por Raquel Silva, a partir das farsas em um acto de Anton Tchékhov, designadamente 'O Canto do Cisne', 'O Urso', 'Um Pedaço de Casamento' e 'O Aniversário no Banco'.

Um velho recorda quem foi e procura compreender o porquê da sua solidão. Um pretendente teimoso que não consegue pedir em casamento a mulher que deseja. Um homem e uma mulher profundamente desiludidos com o sexo oposto, descobrem, às próprias custas, que os opostos se atraem. Gente para quem a aparência é fundamental, à volta de situações que podem ser mal interpretadas. Gente como nós que, por entre os próprios defeitos, tenta ser feliz...

Levar à cena "gente comum: poética e ridícula, com problemas e defeitos banais'" foi o objectivo da encenadora Raquel Silva, que optou por recorrer a um tipo de estrutura mais cinematográfica ou televisiva, para "não deixar que o público seja condicionado por uma linguagem que agora nos parece distante", diz.

Raquel Silva formou-se como actriz no Balleteatro - Escola Profissional, e frequentou a ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. Durante a sua actividade em Portugal colaborou com diversos artistas e companhias, tendo depois partido para o estrangeiro e iniciado um percurso como criadora.

Esta comédia, que terá cinco espectáculos no concelho de Vila Nova de Cerveira, tem cenografia e figurinos de Catarina Barros e Patrícia Mota, música de Daniela Cattivelli e coordenação técnica de Vasco Ferreira. A interpretação é de Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Rui Mendonça e Tânia Almeida.


BENEFICIAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procede à beneficiação/modernização do mercado municipal. Os trabalhos, iniciados recentemente e com conclusão prevista para o período da Páscoa, aproximam-se dos 150 mil euros.

Enquanto decorre a intervenção, a actividade comercial mantém-se, uma vez que os vendedores, salvaguardados por toldos de lona, disponibilizam os seus produtos no exterior do edifício situado na Praça da Galiza, a dois passos do local onde, todos os sábados, se realiza a feira semanal.

Os trabalhos consistem genericamente na substituição das bancas, pavimento, grelhas de águas e de ventilação, bem como na pintura das paredes e tecto. Prevista também uma revisão geral da electricidade, das portas e da rede de esgotos.

As instalações sanitárias serão melhoradas com a colocação de novos materiais e equipamentos e, nas soleiras das entradas, serão construídas rampas para facilitar o acesso a pessoas com deficiência física. No exterior, a sinaléctica será reforçada.

A requalificação daquele espaço, destinada a garantir melhores condições de operacionalidade aos comerciantes e maior comodidade aos frequentadores, procura responder eficazmente a determinadas normativas e regras impostas pelas autoridades sanitárias.


CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO COMPLETOU UM ANO

Criado com a finalidade de apoiar os idosos economicamente mais carenciados com idade igual ou superior a 65 anos e pensionistas por invalidez no acesso a determinados serviços municipais e entidades privadas locais, o Cartão Municipal do Idoso, denominado "Idade +", acaba de completar um ano de existência.

Neste primeiro ano, o município emitiu 87 cartões, assegurando, de acordo com o regulamento, um conjunto variado de benefícios aos portadores em áreas como o consumo de água e saneamento básico, comparticipação de medicamentos ou prestação de serviços (mão-de-obra) em pequenas reparações ao domicilio.

Em relação ao consumo de água e saneamento básico, cujo apoio passa pela redução de 30 por cento, beneficiam deste apoio apenas 28 utentes, uma vez que muitos dos beneficiários não têm o contador em seu nome há mais de 5 anos, não tem ligação à rede pública ou pertencem à rede da freguesia. Para estas pessoas, a recolha de resíduos é comparticipada em 20 por cento.

Na comparticipação de 20 por cento da parte que cabe ao utente na aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (até 50€) usufruíram 13 pessoas no primeiro reembolso (Junho/09) e 12 no segundo reembolso (Dezembro/09). Em relação à prestação de serviços (mão-de-obra) de pequenas reparações domésticas, apenas deram entrada 2 pedidos.

Para além destes apoios, o Cartão Municipal do Idoso "Idade +" serve de referência para sinalizar casos de carência sócio-económica, que necessitem de géneros alimentares. Através do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC), foram distribuídos 22 cabazes de Natal a beneficiários do cartão.

Também é garantido apoio no preenchimento dos formulários e na apresentação dos documentos necessários para obtenção do Complemento Solidário para Idosos. No ano passado, 39 utentes solicitaram colaboração, uns para receberem informação e outros com interesse no encaminhamento dos respectivos processos. Os serviços da Segurança Social deferiram 25 pedidos, passando aquelas pessoas a receber o Complemento Solidário para Idosos.

No presente ano, pretende-se reforçar os apoios e tentar chegar ao maior número de idosos, de forma a atenuar as carências sentidas no concelho. Desta forma, para requerer o cartão "Idade +" basta dirigir-se ao Gabinete de Acção Social ou Secção de Administração Geral da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, preencher o respectivo requerimento de candidatura e entregar os documentos necessários.

Informação Município de Vila Nova de Cerveira

ACTIVIDADES PERMANENTES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Hora do conto, leituras partilhadas, comunidades de leitores, ateliê fun kids, exposições bibliográficas......

HORA DO CONTO
Biblioteca Municipal (sala infanto-juvenil)

2, 11h00
"Os Reis do Oriente"
Diana Dias

9, 11h00
"A Branca de Neve"
Histórias Tradicionais

16, 11h00
"Maria descobre a natureza"
Alunos da EB1, nº1 de Lagos

23, 11h00
"Quando me sinto feliz"
Trace Moroney

30, 11h00
"Quem ri no meu jardim"
Annalisa Strada

Vamos ler, ouvir e contar histórias. Momento dedicado à leitura de histórias e divulgação de livros para crianças

LEITURAS PARTILHADAS
Centros de Dia e Lares de Idosos

5,14h00 às 15h30
Lar e Centro de Dia de Reboreda

6, 14h00 às 15h30
Centro de Dia de Covas

7, 14h00 às 15h30
Lar da Santa Casa da Misericórdia

8, 14h00 às 15h30
Centro de Dia de Campos

Levar livros e leituras em voz alta. Ler para os idosos e motivá-los para a partilha de leituras e histórias.

COMUNIDADE DE LEITORES
"CHÁ COM LETRAS"
Biblioteca Municipal

14 e 28, 16h30 às 17h30
Conto "Singularidades de uma rapariga loira"
Eça de Queirós

Para o público em geral. Orientação de Maria José Areal, voluntária e professora da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira (Unisénior)

ATELIÊ FUN KIDS
APRENDER INGLÊS A BRINCAR
Biblioteca Municipal

9 e 23, 10h30 às 11h20 e 11h30 às 12h20
Aprender inglês a brincar com jogos, actividades criativas, canções, poemas....
Orientação de Imelda Gillespie-Wilkinson, licenciada em língua inglesa e educação