Jornal Digital Regional
Nº 479: 27 Fev a 5 Mar 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Uniminho reune 1ª Comissão de Acompanhamento da Elaboração do Plano de Transportes do Vale do Minho Transfronteiriço

No âmbito do projecto CoopMinho, co-financiado pelo POCTEP, decorreu hoje, em Valença, na sede da Uniminho, a 1ª Reunião da Comissão de Acompanhamento da Elaboração do Plano de Transportes do Vale do Minho Transfronteiriço (Mobitrans). Esta reunião teve como objectivo principal a apresentação da proposta de metodologia para a elaboração do Plano de Transportes do Vale do Minho Transfronteiriço, do diagnóstico preliminar do território de intervenção e calendarização das próximas etapas para o desenvolvimento dos trabalhos e contou com diversas entidades portuguesas e galegas nomeadamente os 21 municípios do Vale do Minho Transfronteiriço, e da Deputación de Pontevedra, bem como representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Comunidade de Traballo Galiza Norte de Portugal, Xunta de Galicia, Comunidade Intermunicipal do Minho- Lima (CIM Altominho), Antrop - Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados e Passageiros, Transgacar - Federación Galega de Asociacions de Transporte de Viaxeiros en Autocar e as Universidades do Porto e Vigo.

De referir que o Plano de Transportes do Vale do Minho Transfronteiriço pretende potenciar a rede de autocarros, ampliando e reforçando as já existentes; criar redes de transportes entre as zonas rurais e núcleos principais; interligar as redes e os modos de transporte; planear a intermodalidade dos sistema de transportes transfronteiriço e proporcionar informação completa ao utente. Destaque para a avaliação da viabilidade de implementação de projectos-piloto que liguem as principais localidades transfronteiriças.

Uniminho

CIM ALTO MINHO LANÇA DOIS NOVOS AVISOS DE CONCURSOS NO ÂMBITO DO PTD MINHO-LIMA

Na reunião realizada no dia 25 de Fevereiro, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho) decidiu aprovar mais dois avisos de concurso destinados a apoiar projectos de âmbito municipal, nos domínios "Ciclo Urbano da Água" e "Áreas de Localização Empresarial", afectando uma dotação global do FEDER de 2,8 milhões de euros.

Os avisos de concurso, que serão lançados a partir da próxima segunda-feira, inserem-se no contrato de delegação de competências com subvenção global firmado entre a CIM Alto Minho e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, para a implementação do Programa Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD).

Recorde-se que ao abrigo deste contrato a CIM viu, para si, delegadas diversas competências originárias da Autoridade de Gestão, nomeadamente a apreciação da aceitabilidade e análise do mérito das candidaturas, a aprovação ou revogação da decisão de financiamento, o acompanhamento da realização física e financeira das mesmas, a verificação da elegibilidade das despesas e a gestão dos processos de pagamento.

Integrado no Eixo Prioritário III "Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial", o aviso de concurso no domínio "Ciclo Urbano da Água" pretende dotar todo o território de infra-estruturas capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade, de integração e eficiência em sistemas em "vertente em baixa - modelo não verticalizado" de abastecimento público de água e/ou de saneamento de águas residuais.

A dotação orçamental do FEDER afecta a este aviso foi de 2.2 milhões de euros, abrangendo os municípios correspondentes à zona prioritário 2, nomeadamente Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Ponte da Barca.

Por seu turno, o aviso de concurso no domínio "Áreas de Localização Empresarial", do Eixo Prioritário I "Competitividade, Inovação e Conhecimento", tem como entidades beneficiárias os municípios da zona prioritária 1, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença e Monção, e uma dotação do FEDER de 685 mil euros.

Este aviso tem como objectivo o co-financiamento de operações de consolidação e requalificação da rede de áreas de acolhimento empresarial existente e prevista, e seus modelos de gestão, com promoção do empreendedorismo local e de serviços partilhados.