"Dar alento e motivação aos alunos cujos resultados são excelentes" continua a ser um dos lemas do Rotary Club de Caminha que ontem procedeu a uma homenagem a dois jovens do 9º ano da EB 2,3/S de Caminha e da Cooperativa de Ensino Ancorensis.
A entrega de um diploma e de um cheque no valor de 250€ à Mariana Ribas Laranjeira, de Argela, e ao Miguel Martins, de Vila Praia de Âncora, decorreu num jantar-reunião deste clube actualmente presidido por Manuel Tavares.
EVENTO FESTIVO"
Segundo referiu antes de agraciar os dois jovens que se distinguiram nos seus estudos, Manuel Tavares sublinhou que a educação "é uma área em que particularmente a aposta do Rotary Internacional é significativa", quer desenvolvendo "campanhas de alfabetização, intercâmbio de jovens, promoção e incentivo", de modo a que estas distinções "sirvam de referência a outros nas mesmas condições".
"AS MELHORES VENTURAS AOS JOVENS E SEUS PAIS"
O presidente do RCC não esqueceu o papel "preponderante" dos pais "nesta caminhada que se pretende repleta de êxitos e realizações a nível pessoal e social", e, dirigindo-se aos jovens, desejou-lhes "o melhor desempenho na prossecução dos estudos e posteriormente na vida profissional".
PREMIADO ENCONTRAVA-SE NO PROJECTO "COMENIUS"
Miguel Martins foi representado nesta "pequena, mas sentida homenagem" por um irmão, atendendo a que se encontrava em Florença com outros colegas, representando a Ancorensis dentro do programa Comenius, no âmbito de um projecto dedicado às energias renováveis.
Seus pais também marcaram presença, aproveitando sua mãe para agradecer ao Rotary Club de Caminha a distinção ao seu filho a estudar no 10º Ano na área das Ciências e Tecnologias, com opção de Geometria Descritiva e Físico-Químicas
Definiu este prémio como "um incentivo para continuar a estudar e a trabalhar", agradecendo ainda ao Rotary Club o prémio para um futuro estudante de engenharia ou arquitectura. "Ainda não sei bem o que será", salientou sua mãe, professora na Ancorensis.
AMOR PELOS ANIMAIS DEFINIU VOCAÇÃO
Mariana Laranjeira, 15 anos, igualmente a estudar Ciências e Tecnologia na EB 2,3/S de Caminha, justificou a opção por este área porque o "meu grande sonho é estudar veterinária, daí a escolha pelas Ciências e Tecnologias", embora a sua família apreciasse mais que seguisse o ramo da medicina humanitária mas, destacou esta jovem argelense, "às vezes, consigo valorizar mais os animais do que as pessoas, o que não será totalmente correcto porque eu ando e convivo com muitas pessoas".
ESCOLAS, ALUNOS E PROFESSORES DE PARABÉNS
As escolas fizeram-se representar nesta cerimónia que coincidiu com a comemoração do 105º Aniversário da criação do Movimento Rotary, caso de Octávio Pinheiro, da Ancorensis, aproveitando para felicitar o RCC pela iniciativa que se repete anualmente e reconhecendo que tanto as escolas como os alunos e professores se encontram de parabéns.
"AGRADEÇO ESTE INCENTIVO AO ESTUDO E AO TRABALHO"
Maria Esteves, presidente do Conselho Executivo da EB 2,3/S de Caminha, participou pela primeira vez na cerimónia "tão bonita e afectuosa", evidenciando a "honra" que representava para ela representar o seu Agrupamento em "momentos tão conturbados" no ensino como os actuais, e verificar que "há quem valorize o nosso trabalho", quando se ouve dizer que tudo é feito sem trabalho, na tentativa de desvalorizar a profissão de ensinar.
Esta professora referiu "conhecer bem a Mariana", evidenciando a sua convicção de que "esta menina será uma grande senhora no dia de amanhã", porque, tal como todos os bons alunos, "sabem o que querem e são interventivas", além de "deixarem bem o nome das escolas".