O Afifense, perdeu em casa na ultima jornada da fase de apuramento, frente á Académica de S. Mamede, por 23-28, mas este resultado, não tirou a equipa de uma posição tranquila na tabela classificativa, pois na anterior jornada, havia garantido a manutenção.
O resultado é um pouco enganador, em relação aquilo que se passou durante o jogo, já que na primeira parte, o Afifense controlou quase sempre o marcador e só aos 28 minutos, é que o S. Mamede, passou pela primeira vez para a frente do marcador.
A segunda parte, foi um pouco diferente, com a Académica de S. Mamede a entrar muito forte, mas com o Afifense a dar uma boa resposta. Há no entanto a meio da segunda parte, algumas falhas do ataque Afifense, que o adversário aproveitou para fazer golo.
Foram três situações seguidas de falhas no ataque, que fizeram com que a Académica se distanciasse no marcador, deixando o Afifense sem tempo de reacção.
O Afifense, aproveitou ainda para rodar o banco e trocar de guarde redes, pois havia já uma vantagem difícil de anular a cinco minutos do final.
O Afifense, vai continuar a treinar até final de Julho, para começar a nova época em finais de Agosto.
CLASSIFICAÇÃO FINAL.
1 Académico FC 51
2 A Ac São Mamede 48
3 CDC Santana 46
4 CCR Fermentoes 40
5 FC Gaia 39
6 Gondomar Cultural 37
7 CA Leça 34
8 AD Afifense 32
9 FC Infesta 29
10 Callidas Clube 28

Tudo leva a crer que se trata de um foco poluidor e que pode ser proveniente de esgotos lançados para um rego foreiro.
Esta é a situação agora posta a descoberto, com a limpeza da vegetação que está a ser feita, face á estrada nacional 13 em Afife, deixou visível num rego foreiro, um grande lençol de agua com coloração e mal cheirosa, que se estende por uma vasta área.
A proveniência destas águas, é de local desconhecido, no entanto há a certeza que derivam de outros regos foreiros, junto ao loteamento da entrada norte da Freguesia.
Esta situação já não é nova e em tempos uma associação ambientalista de Afife, havia alertado para descargas de esgotos para este local.
Acontece que com a entrada em funcionamento da rede de saneamento, pensou-se que esta situação, já havia sido ultrapassada.
A situação, não era visível anteriormente, já que o local estava há anos coberto por densa vegetação e o rego nem sequer era alvo de qualquer acção de limpeza há anos.
A situação é ainda mais grave, já que se trata de um rego que vai desaguar, á praia da Ínsua, praia esta que já teve Bandeira Azul, alem de estar á face da estrada nacional 13 e em frente a uma urbanização, com vários habitantes.
Habituado a grandes feitos, o atletismo da ADA, salda-se por mais uma época de sucesso, tendo estado em grande evidência nas provas em que tem participado. Neste momento a ADA, conta com um campeão da zona norte, nove campeões regionais e três participações em finais nacionais. Foram ainda obtidos quarenta mínimos, para os campeonatos de Portugal.
Destacam-se alguns atletas, como o Johny Machado, júnior e campeão da zona norte em provas combinadas no decatlo e vai estar na final nacional do decatlo.
Fábio Verde, Juvenil esteve em três finais nacionais do triatlo técnico, olímpico jovem e atleta completo, é campeão regional e vai estar presente nos campeonatos de Portugal do triatlo técnico.
Cláudia Almeida. Atleta infantil que ingressou na ADA, á um mês e já é campeã regional do salto em altura.
Carolina Gonçalves. Atleta infantil, campeã regional no lançamento do peso e do disco.
Rafaela Morais, atleta iniciada, campeã regional no lançamento do dardo.
Marisa Vieira, atleta iniciada, é campeão regional no lançamento do disco, assim como Diogo Viana do mesmo escalão e igualmente campeão na mesma disciplina.
Há a registar ainda um feito que há muito não acontecia, pois registou-se que três atletas da ADA, subiram ao mesmo pódio. Todos estes atletas, são treinados pelo técnico, Jaime Fernandes, que é o técnico principal da ADA, para o atletismo.
FORAM RECUPERADOS OS PASSADIÇOS DE AFIFE
Os passadiços das varias praias da Freguesia, forma alvo de uma acção de recuperação e alguns foram mesmo desobstruídos de densa vegetação que os tornavam intransitáveis.
Esta acção esteve a cargo da Câmara Municipal, mas havia sido a Junta de Freguesia, que havia então alertado para a recuperação da rede de passadiços da freguesia.
A acção englobou ainda o corte de vegetação infestante, ao longo de toda a rede de passadiços e áreas circundantes.
A Junta de Freguesia, procedeu ainda á limpeza dos caminhos de acesso ás praias, assim como dos parques de estacionamento, onde há agora lugar ao estacionamento de mais de 1000 carros na praia da Arda, de mais de 800 nas áreas circundantes á praia do Caracol, 300 para a praia da Ínsua e mais 150 na área da praia da Carrasqueira.
Este ano há ainda uma outra área, que pode aumentar o estacionamento para a praia do Caracol, que é a área envolvente á nova rotunda da Cabriteira
DECORREM EM AFIFE AS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO

Afife, vive desde a passada quinta-feira as festas de Santo António, que se vão prolongar até domingo, muito embora no dia , 21 se realize o leilão de oferendas. O programa segue aquilo que tem sido habitual, mantendo-se os quatro dias de festa, assim como as actividades religiosas com as suas quatro Procissões. O Programa deste ano, iniciou-se a 3 de Junho, em que pelas 18h00, onde foi içada a bandeira, no mastro de Santo António.
Dia 11, quinta-feira:
21h30- Procissão de Velas, com saída da Capela de S. Roque, para o monte de Santo António.
23h00-Arraial como conjunto Duo Pereira.
Dia 12-Sexta feira.
8h00- Alvorada com salva de morteiros.
21h30- Entrada no Largo Tomas Pinto, dos grupos folclóricos, que seguirão em desfile até ao monte de Santo António.
22h00-Festival Luso Galaico, com os seguintes grupos:
Grupo Etnográfico de Vila Praia de Ancora
Grupo Folclórico de Palmeira de Faro Esposende
Grupo de Baile e Gaitas Lusco Fusco, La Guardiã, Galiza
Dia 13- sábado:
8h00- Alvorada festiva, com salva de morteiros e entrada do grupo de Bombos Amigos da Areia, qu8e acompanhados pela mordomia, vão percorrer a Freguesia.
18h30- Procissão do Monte de Santo António, para a Igreja Paroquial, acompanhada pela Fanfarra do Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.
22h30- Arraial com o conjunto de Fernando Amorim.
0h00- sessão de fogo de artificio.
Dia 14 Domingo:
(h00- Ultima alvorada festiva, com salva de morteiros.
10h00 - Missa solene na Igreja Paroquial, seguida de Procissão Eucarística ao Cruzeiro.
15h00- Entrada no Largo Tomas Fernandes Pinto da Fanfarra do Grupo de Escuteiros de Barroselas e da Banda de Musica de S. Martinho da Gandra.
16h00- Procissão Solene em Honra de Santo António, com saída da Igreja Paroquial, até á Capela de santo António, acompanhada pelas Fanfarra e Banda de Musica.
17h00-Despedida da Fanfarra de Barroselas
17h30- Concerto pela Banda de Musica de S. Martinho da Gandra.
Dia 21- Domingo:
15h00- Leilão de oferendas.
A comissão tem executado vários trabalhos no monte, beneficiando o recinto das festas, embora a Junta de Freguesia tenha igualmente colaborado em diversos trabalhos, como no tocante á limpeza dos caminhos e largos por onde se desenvolvem as varias actividades religiosas, entre outros trabalhos efectuados no recinto. Neste momento, está tudo preparado para o inicio das festas, muito embora os elementos da comissão tenham a partir daqui trabalho acrescido, já que está sobre a sua responsabilidade todos os trabalhos de serviços de bar, religiosos e números diversos que integram o programa. Agora, só se espera que o S. Pedro colabore, para que o tempo não venha a pregar alguma partida, pois que para o êxito destas festividades, o tempo também conta.
|