LIVRO DA AVIFAUNA DE VIANA DO CASTELO
A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de editar mais uma obra inédita no âmbito das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino, aproveitando igualmente para assinalar o Dia Mundial do Ambiente. "Avifauna de Viana do Castelo", da autoria de António Rodrigues, Domingos Rocha, Duarte Nuno Araújo, Hélder Araújo e Pedro Gomes, foi apresentado no dia 8 de Junho e contém excelentes imagens da principal avifauna do concelho, fazendo ainda um enquadramento natural do concelho.
Os três primeiros autores são jovens vianenses com formações diversas que pertencem à Associação para a Valorização e Promoção do Património Ambiental do Estuário do Lima - Guarda-Rios - e os restantes são docentes universitários que contribuíram cientificamente para a caracterização das espécies e dos habitats. Colaboraram também técnicos camarários, nomeadamente o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, através da Eng. Leonor Cruz.
A edição retrata a beleza, o colorido e as características da avifauna do concelho. Trata-se de um catálogo de extraordinário cuidado fotográfico que apostou na observação e fotografia do património natural do Lima e do Litoral Norte, com especial enfoque para as aves.
São cerca de cem espécies fotografadas e catalogadas e que resultam de um trabalho de campo e de investigação intenso ao nível da observação, fotografia e identificação que envolveu mais de 1200 horas de trabalho, entre Fevereiro de 2007 e Março de 2009.
O trabalho da Guarda Rios foi apresentado numa sessão na Biblioteca Municipal no Dia Mundial do Ambiente, tendo o Presidente da Câmara tido oportunidade de saudar a iniciativa e elogiar "as maravilhosas fotografias e o trabalho subjacente". Defensor Moura recordou uma visita à freguesia de Cardielos, onde apreciou uma primeira exposição desta associação, e salientou a importância de preservar o meio natural do estuário do Rio Lima, da orla costeira e da montanha de Viana do Castelo.
TRANSPORTES ESCOLARES, RELVADOS E AUDITÓRIO DA MÚSICA NA REUNIÃO DE CÂMARA

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar, em reunião de executivo, o Plano de Transportes para 2009/2010, um documento técnico elaborado em colaboração estreita com os agrupamentos de escolas do concelho e com as operadoras de transportes e que foi aprovado por unanimidade em Conselho Municipal de Educação do passado dia 28 de Maio.
O documento, que dá cumprimento ao previsto na legislação em vigor, irá abranger cerca de 3.770 alunos e representa um custo aproximado de 1.326 milhões de euros, possibilitando o transporte gratuito a crianças e jovens em idade escolar nos três primeiros ciclos e um desconto de 50 por cento para os alunos do ensino secundário.
Na reunião de executivo, foi também aprovado o contrato programa de desenvolvimento desportivo com a Associação Desportiva Darquense para a criação de um campo em piso sintético. Inserido no plano de relvados sintéticos que a Autarquia está a desenvolver e que já permitiu a instalação de relvado sintético nos campos da Associação Desportiva de Barroselas e do Vianense, o relvado de Darque irá agora permitir melhores condições para a prática desportiva nesta freguesia da cidade.
Outra das propostas apresentadas foi o contrato para a reformulação do projecto do auditório da Escola Profissional de Música - Fundação Átrio da Música. Em causa está a demolição do edifício do auditório, em fase de construção há cerca de duas décadas, para criar um novo espaço.
Esta decisão surge depois de acordo com a informação técnica que, face ao período de tempo decorrido e às diversas alterações legislativas entretanto verificadas, nomeadamente ao nível das condições técnicas de segurança dos recintos de espectáculo e divertimentos públicos, da segurança contra incêndios, das acessibilidades e do comportamento térmico dos edifícios, obrigam à demolição e reformulação completa do projecto, de forma a assegurar a sua aprovação junto das entidades competentes.
O novo auditório, obra que será candidatada ao QREN e que orçará em cerca de cinco milhões de euros, será agora alvo de um projecto de reformulação a cargo da mesma empresa autora do projecto inicial.
CARAMURU E HIMALAIA COM NOVO CIRCUITO ALARGADO
Os dois autocarros eléctricos que circulam na cidade desde 2004 baptizados com os nomes de Caramuru e Himalaia, vão ter um novo circuito alargado a partir da próxima segunda-feira (dia 15 de Junho). O circuito abrange agora todo o centro da cidade entre a Avenida D. Afonso III e a Avenida Campo do Castelo, num horário de funcionamento de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 18h30.
O novo circuito tem início no Hospital de Santa Luzia e percorre as principais artérias da cidade, como a Avenida General Humberto Delgado, Largo 9 de Abril, Rua General Luís do Rego, Praça General Barbosa, Rua de S. Domingos, Largo Amadeu Costa, Largo Vasco da Gama, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua da Bandeira, Rua de Aveiro, Avenida D. Afonso III, Rua do Gontim e Rua Mateus Barbosa.
O circuito dos autocarros eléctricos liga agora os pontos extremos do centro da cidade, facilitando sobretudo a mobilidade dos idosos e dos que optam por deixar as viaturas nos parques de estacionamento periféricos da cidade, tornando-se assim numa alternativa ambientalmente mais vantajosa mas também de maior proximidade.
O autocarro eléctrico está em funcionamento no centro histórico desde 2004, altura em que efectuou a sua primeira viagem de demonstração. A opção da autarquia por este tipo de transporte fica a dever-se ao facto de se tratar de um meio amigo do ambiente urbano, de ser o mais adequado a uma utilização nos centros urbanos e ainda pela sua fiabilidade e baixo custo de exploração.
O autocarro tem 5.3 metros de cumprimento e 2.07 de largura, transportando 22 passageiros, oito dos quais sentados. O Gulliver tem instalação para segurar uma cadeira de rodas e atinge uma velocidade de 33 quilómetros por hora, podendo o utente utilizá-lo em qualquer local do centro histórico assinalado com uma linha azul pintada no pavimento.
No âmbito das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino, os dois autocarros foram pintados com as cores de Viana do Castelo (amarelo e preto) e baptizados como Caramuru e Himalaia.
Caramuru é uma figura histórica natural de Viana do Castelo e foi o primeiro europeu a viver no Brasil, iniciando assim o longo processo de miscigenação que, ainda nos nossos dias, diferencia o país. Himalaia, nascido Manuel António Gomes e ordenado sacerdote em 1891, celebrizou-se pela sua vida sábia e de investigação; nos últimos anos de vida dedicou-se à cura de doentes pobres e ao apostolado como Capelão de Caridade, em Viana do Castelo, sendo essa a razão pela qual foi atribuído o seu nome a uma das ruas da cidade.
Informação Município de Viana do Castelo
|