Fortalecer o sector da valorização e reciclagem de resíduos industriais na Euro-região Norte de Portugal - Galiza é o principal objectivo do Red Genera, um novo projecto luso-galego integrado pela AIMinho, com uma dotação orçamental de mais de 1,6 milhões de euros.
A decorrer até finais de 2010, este projecto responde a uma dupla necessidade de prevenir a produção de resíduos industriais através da reciclagem e de valorizar a reutilização dos mesmos noutros processos ou através de valorização material e energética.
O projecto é promovido por um consórcio de dez parceiros, portugueses e galegos. Além da AIMinho, integram o Red Genera o Consello Galego de Cámaras, as Cámaras de Comercio de Pontevedra, Vigo, Tui e Ourense, a Sogama - Sociedade Galega de Medio Ambiente, a Fundación, Galega para a Sociedade do Coñocemento, o CVR - Centro de Valorização de Resíduos e o IDITE-Minho - Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho.
Através deste projecto, será possível não só beneficiar o meio ambiente como também contribuir para a consolidação de um sector da reciclagem forte e competitivo que prime pelo crescimento económico e pela criação de postos de trabalho.
Observatório para a valorização de recursos
Entre os objectivos gerais que gerem o Red-Genera destacam-se a dinamização de iniciativas inovadoras que levem à prevenção da contaminação gerada pelos resíduos industriais produzidos pelas PME e a criação de novas iniciativas empresariais que valorizem os mesmos.
Entre estas, está previsto o desenvolvimento de um observatório para a valorização de recursos que apoie a delineação de políticas e análises de viabilidade de soluções e iniciativas de gestão e valorização de recursos. Será ainda criado uma plataforma de serviços avançados intensivos, um portal que facultará conhecimento e assessoria empresarial especializada.
O projecto contempla, ainda, a criação de uma infra-estrutura que funcionará como um Mapa de Resíduos, identificando os mesmos por localização e tipo, e de uma rede de R-Agents, responsável por fazer chegar o projecto às empresas. No decorrer do projecto, será abrangido um total de cem empresas nacionais e galegas, através de um conjunto de auditorias ambientais realizadas por estes peritos. Os sectores visados serão a construção, a metalomecânica, a indústria alimentar e a confecção e calçado.
Co-financiado pelo FEDER em 75%, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, este projecto conta com um orçamento total de 1.676.289,43 euros. Iniciado a 01 de Janeiro do presente ano, o desenvolvimento do projecto prolonga-se por um período de 24 meses, até 15 de Dezembro de 2010.
Os objectivos do Red-Genera centram-se em aproveitar os resíduos de modo a que estes se tornem numa solução sustentável, mediante a prevenção da produção de resíduos e a sua reintrodução nos ciclos da produção através da reciclagem dos seus componentes e valorização de materiais para outros processos.
Desta forma, é favorecido o desenvolvimento de actividades de investigação que permitam superar a especialização produtiva, fomentando a competitividade empresarial e a promoção do emprego na Euro-região Norte de Portugal-Galiza.