Jornal Digital Regional
Nº 444: 13/19 Jun 09
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

Nova imagem corporativa da AEVC

A Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) apresenta no dia 15 de Junho a sua nova imagem corporativa.

Esta alteração visa dar visibilidade a uma nova dinâmica numa instituição de utilidade pública com mais de 150 anos de actividade, o que a torna numa das entidades mais antigas do país e, consequentemente, com grandes responsabilidades no tecido socioeconómico regional.

A apresentação vai acontecer no âmbito de um conjunto de iniciativas que a AEVC vai revelar naquele que será igualmente o primeiro coffe-break com os jornalistas do Alto Minho.

Esta iniciativa vai acontecer uma vez por mês e o objectivo destes encontros informais é o de estabelecer pontos de contacto regulares entre a associação e imprensa onde se possam abordar assuntos ligados à vida associativa, à economia local, entre outros.

Na oportunidade será ainda anunciada a criação do Espaço Mais, um novo fórum de conferências e debates sobre assuntos emergentes da atctualidade.

Este primeiro coffe-break será ainda marcado pelo anúncio de um pacote de acções da AEVC tendentes a minorar os efeitos da crise socicoeconomica no Alto Minho, consciente da necessidade de uma actuação pró-activa junto das empresas em situação financeira difícil.

O primeiro Coffe-Break da AEVC está agendado para as 10h e 30m do próximo dia 15 de Junho na Estalagem Melo Alvim, em Viana do Castelo.

AEVC

Red-Genera vai intervir na Euro-Região Norte de Portugal - Galiza

AIMinho em consórcio luso-galego para inovar na reciclagem e na valorização de resíduos

Fortalecer o sector da valorização e reciclagem de resíduos industriais na Euro-região Norte de Portugal - Galiza é o principal objectivo do Red Genera, um novo projecto luso-galego integrado pela AIMinho, com uma dotação orçamental de mais de 1,6 milhões de euros.

A decorrer até finais de 2010, este projecto responde a uma dupla necessidade de prevenir a produção de resíduos industriais através da reciclagem e de valorizar a reutilização dos mesmos noutros processos ou através de valorização material e energética.

O projecto é promovido por um consórcio de dez parceiros, portugueses e galegos. Além da AIMinho, integram o Red Genera o Consello Galego de Cámaras, as Cámaras de Comercio de Pontevedra, Vigo, Tui e Ourense, a Sogama - Sociedade Galega de Medio Ambiente, a Fundación, Galega para a Sociedade do Coñocemento, o CVR - Centro de Valorização de Resíduos e o IDITE-Minho - Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho.

Através deste projecto, será possível não só beneficiar o meio ambiente como também contribuir para a consolidação de um sector da reciclagem forte e competitivo que prime pelo crescimento económico e pela criação de postos de trabalho.

Observatório para a valorização de recursos

Entre os objectivos gerais que gerem o Red-Genera destacam-se a dinamização de iniciativas inovadoras que levem à prevenção da contaminação gerada pelos resíduos industriais produzidos pelas PME e a criação de novas iniciativas empresariais que valorizem os mesmos.

Entre estas, está previsto o desenvolvimento de um observatório para a valorização de recursos que apoie a delineação de políticas e análises de viabilidade de soluções e iniciativas de gestão e valorização de recursos. Será ainda criado uma plataforma de serviços avançados intensivos, um portal que facultará conhecimento e assessoria empresarial especializada.

O projecto contempla, ainda, a criação de uma infra-estrutura que funcionará como um Mapa de Resíduos, identificando os mesmos por localização e tipo, e de uma rede de R-Agents, responsável por fazer chegar o projecto às empresas. No decorrer do projecto, será abrangido um total de cem empresas nacionais e galegas, através de um conjunto de auditorias ambientais realizadas por estes peritos. Os sectores visados serão a construção, a metalomecânica, a indústria alimentar e a confecção e calçado.

Co-financiado pelo FEDER em 75%, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, este projecto conta com um orçamento total de 1.676.289,43 euros. Iniciado a 01 de Janeiro do presente ano, o desenvolvimento do projecto prolonga-se por um período de 24 meses, até 15 de Dezembro de 2010.

Os objectivos do Red-Genera centram-se em aproveitar os resíduos de modo a que estes se tornem numa solução sustentável, mediante a prevenção da produção de resíduos e a sua reintrodução nos ciclos da produção através da reciclagem dos seus componentes e valorização de materiais para outros processos.

Desta forma, é favorecido o desenvolvimento de actividades de investigação que permitam superar a especialização produtiva, fomentando a competitividade empresarial e a promoção do emprego na Euro-região Norte de Portugal-Galiza.

AIMinho

Prato de Vilar de Mouros