Jornal Digital Regional
Nº 391: 24/30 Mai 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA EMBAIXADOR CULTURAL NO 30.º ANIVERSÁRIO DA GEMINAÇÃO ENTRE CAMINHA E PONTAULT-COMBAULT E NA 33.ª FESTA FRANCO PORTUGUESA

Comemoraram-se recentemente os 30 anos da geminação entre as vilas de Caminha e Pontault-Combault em França.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora foi convidado para ser o embaixador cultural do concelho de Caminha nas comemorações, tal como já havia acontecido no 1.º, 2.º e 10.º aniversários em 1979, 1980 e 1988, respectivamente, e participar na 33.ª Festa Franco Portuguesa de Pontault-Combault.

Comemorações que envolveram as responsáveis máximas das Câmaras Municipais de Caminha, Júlia Paula Costa e de Pontault-Combault, Monique Delessard e respectivas comitivas, nomeadamente o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Manuel Marques, o Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio e o Presidente da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault Mário Castilho.

ORFEÃO COMEÇOU POR SER ANFITRIÃO

O Orfeão e os seus orfeonistas assumiram-se durante quatro dias, de 1 a 4 do corrente mês de Maio, como famílias de acolhimento aos componentes da embaixada cultural francesa, a "Orchestre d'Harmonie", de Pontault-Combault, tendo inclusive recebido a comitiva francesa na sua sede na Escola do Viso onde decorreu um jantar convívio.

A vivência dos franceses nas famílias de acolhimento do Orfeão mostrou-se muito frutuosa e interessante, tendo sido entabuladas relações de amizade que potenciam este tipo de geminações envolvendo a sociedade e dando a conhecer os nossos usos e costumes.

Na sede do Orfeão o Presidente Manuel Amial deu as boas vindas à embaixada cultural francesa e ofereceu a todos a medalha comemorativa do seu cinquentenário.

O Presidente do Comité de Geminação Gilbert Rossin brindou à amizade e à intensificação deste relacionamento e entregou ao Orfeão uma oferta representativa.

Também o Presidente da "Orchestre d'Harmonie" Klaus Irlé teve palavras de agradecimento e de muita simpatia para a forma como estavam a ser acolhidos e considerou esta experiência como "inolvidável".

Houve o saborear da comida tradicional portuguesa, dos rojões, das pataniscas, dos pasteis de bacalhau, das fêveras, do frango assado, do arroz malandro e do tradicional caldo verde, tudo confeccionado por mãos de orfeonistas que "sabem da poda", como sói dizer-se.

O bom vinho verde servido em tigela serviu de acompanhamento e aqueceu os corações dos franceses que não se eximiram a entrar na festa com que o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão os brindou.

Um bom momento de convívio que uniu as duas culturas e os dois povos ali representados.

A par deste envolvimento com o Orfeão, a comitiva francesa teve oportunidade de conhecer Vila Praia de Âncora e algumas freguesias do concelho, designadamente as Argas e Dem, bem como o centro histórico de Caminha e ter uma recepção oficial na Câmara Municipal.

Um jantar convívio no Hotel Porta do Sol em Caminha envolvendo entidades oficiais, Orfeão, famílias de acolhimento e comitiva francesa foi um momento que reforçou de forma indelével esta geminação, foi oportunidade para o Orfeão brindar os presentes com uma sentida actuação e serviu ainda para troca de presentes entre as duas delegações.

ORFEÃO BRILHOU EM FRANÇA

Em retribuição as famílias da Orchestre d'Harmonie receberam em Pontault-Combault os elementos do Orfeão de Vila Praia de Âncora durante três dias, de 9 a 11 do corrente mês de Maio.

O Orfeão englobou o coral e o grupo de danças e cantares regionais, num total de cerca de cinquenta elementos.

Para muitos orfeonistas foi uma experiência inolvidável. Oportunidade para o baptismo de voo, numa viagem entre os aeroportos do Porto e Paris-Orly.

A receber a comitiva portuguesa estava o Presidente da Harmonie Klaus Irlé e um representante do Comité de Geminação Alain Bellanger.

Um tempo caloroso brindou a comitiva portuguesa à chegada e durante toda a estadia em França.

Depois do almoço num restaurante típico italiano, a convite da Harmonie, na vila de Pontault-Combault, foi a recepção das famílias de acolhimento, afinal um reencontro da vivência iniciada dias antes em Vila Praia de Âncora.

Nesse dia à noite, 9 de Maio, as comitivas e as famílias de acolhimento reuniram-se na Sala de Espectáculos Jacques Brel para um espectáculo e um copo de água oferecido pelo Comité de Geminação, cabendo ao seu presidente Gilbert Rossin dar as boas vindas.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora sob a direcção de Francisco Presa subiu ao palco e cantou várias peças do seu repertório tendo recolhido o aplauso unânime dos presentes.

Este espectáculo englobou outras actuações, nomeadamente de uma turma do Colégio Jean Moulin, do coral francês "Les couleurs di siécle" e da Orquestra Harmonie de Pontault-Combault, tendo no final os dois corais e a orquestra interpretado uma peça em conjunto.

As presidentes das câmaras municipais de Pontault-Combault e de Caminha usaram na altura da palavra enaltecendo as virtualidades culturais da geminação.

Durante o copo de água o orfeonista Francisco Presa fez uma pequena actuação a solo, cantando "Ne me quite pás", de Jacques Brel, e a fadista caminhense Elsa Gomes apresentou um espectáculo de fado, seguindo-se um baile convívio.

No dia seguinte sábado, dia 10 de Maio, pela manhã, foi oportunidade de uma visita guiada pela vila de Pontault-Combault a cargo da Associação "Un passe, une Histoire", permitindo assim aos membros do Orfeão conhecer mais de perto a beleza e o cuidado posto numa vila encantadora, em que os espaços verdes são a pedra de toque.

Pela tarde foi proporcionada aos membros do Orfeão uma vista à cidade de Paris e um passeio de barco nos famosos "bateaux mouches".

Um passeio inolvidável que ficou na retina de todos e uma oportunidade para conhecer uma cidade monumental e encantadora.

No domingo de manhã e último dia de estadia da comitiva portuguesa, dia 11 de Maio, foi o tradicional desfile integrado na 33.ª Festa Franco Portuguesa de Pontault-Combault, passando pelo bairro da estação até ao parque da câmara.

O Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão, que viu o seu elenco reforçado por vários orfeonistas do coral, vestindo trajes regionais, fez um grande sucesso no desfile.

A instância dos muitos emigrantes que ladeavam o percurso, muitos deles do concelho de Caminha, o Grupo de Danças e Cantares Regionais fez várias paragens para exibir os seus trajes, danças e cantares, misturando-se com os seus conterrâneos no volteio das suas danças.

Já na parte final do percurso, a delegação do Orfeão fez uma pequena paragem para ser felicitada pelas Presidentes das Câmaras de Caminha e de Pontault-Combault, Júlia Paula Costa e Dominique Delessard respectivamente, pelo Embaixador de Portugal em França António Monteiro, pelo Deputado Europeu Carlos Gonçalves, pelo Governador Civil de Viana do Castelo Pita Guerreiro e um dos obreiros desta geminação, pelo Vereador Paulo Pereira, pelo Presidente da RTAM Francisco Sampaio, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora Manuel Marques e pelo Presidente da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault, Mário Castilho.

Já no palco o Orfeão fez uma apresentação das suas danças mais representativas, que estavam a ser filmadas e projectadas num ecrã gigante, sob o aplauso geral da assistência que enchia o recinto.

O embaixador António Monteiro, na altura acompanhado pelo governador civil Pita Guerreiro, fez questão de vir felicitar pessoalmente o Orfeão pela sua actuação e sabendo da relação privilegiada de amizade que existe entre o Orfeão e o então embaixador António Coimbra Martins, a residir em Paris e que integra a comissão de honra das comemorações do seu cinquentenário, prontificou-se a transmitir-lhe a saudação amiga do Orfeão e a dar-lhe eco da sua actuação que considerou de "muito bom nível".

Na tarde desta Festa Franco Portuguesa foi assinado pelos presidentes das câmaras municipais um protocolo entre Pontault-Combault, Caminha e a cidade alemã de Beilstein para potenciar o relacionamento mútuo.

À noite, a Câmara de Pontault-Combault ofereceu à comitiva portuguesa um jantar de despedida no Hotel Saphir. Na oportunidade houve o cantar do fado pela Elsa Gomes e já no bar do Hotel, o Orfeão, sob a batuta de Francisco Presa, interpretou algumas peças do seu reportório, tendo finalizado com a célebre canção francesa "La Maladie D'Amour".

Na oportunidade o Presidente da Direcção do Orfeão, Manuel Amial, fez entrega aos anfitriões de uma lembrança institucional e agradeceu as inúmeras atenções que foram disponibilizadas ao Orfeão nesta sua estadia em França.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora está em pleno ciclo de comemorações do cinquentenário da sua fundação e aproveitou esta deslocação a França para fortalecer a sua imagem através da distribuição de camisolas e de porta-chaves e para divulgar, junto dos emigrantes, o grande encontro convívio que vai realizar no próximo dia 14 de Agosto na Quinta do Cruzeiro reunindo toda a Família do Orfeão.

Manuel Amial

Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora
Tlf: 258 911 546

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
2ª a 6ª Feira : 9H/12H e 13H/15H30

Presença dos Membros da Junta
Último dia de cada mês - 21h30
Segundo Sábado de cada mês - 10h

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira