Jornal Digital Regional
Nº 391: 24/30 Mai 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


CONCERTO 'MAIO MADURO MAIO'
VAI RECORDAR ZÉCA AFONSO EM CERVEIRA

O Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira vai ser palco do concerto 'Maio Maduro Maio', que decorrerá no dia 24 de Maio (sábado), às 17 h. O espectáculo conta com a participação dos grupos AJAFORÇA e Tino Baz, que interpretarão várias músicas da autoria de Zéca Afonso. A iniciativa é promovida pela Associação Cultural Convento de S. Paio, com a colaboração da Associação José Afonso e o apoio da Câmara Municipal de Cerveira.

Cantautor natural da La Guardia (Galiza), representante da música galega actual, Tino Baz tornou-se grande intérprete da poesia galega cantada, sendo também gaiteiro, cantor e percussionista, de formação autodidacta. Nos seus concertos utiliza frequentemente a sanfona, a gaita, a guitarra e distintos instrumentos de percussão.

Os AJAFORÇA actuaram em bares, 'casas da malta', nas ruas, tendo decidido pegar nas guitarras e outros instrumentos e formar o grupo, com a obra de Zéca Afonso como fonte de inspiração.

De entrada livre, o concerto 'Maio Maduro Maio' é um convite à participação de todos numa grande festa onde a memória, a alegria e a musicalidade estarão sempre presentes.


III MOSTRA DE ARTE INFANTO-JUVENIL
VAI ANIMAR O FÓRUM CULTURAL DE CERVEIRA

A III Mostra de Arte Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira vai decorrer de 28 de Maio a 1 de Junho, no Fórum Cultural daquela que é conhecida como Vila das Artes. A iniciativa, que se tem vindo a revelar um sucesso progressivo de ano para ano (intercalando com as Bienais de Arte), é promovida pelo Agrupamento de Escolas de Cerveira, ETAP – Escola Profissional, Colégio de Campos e Escola Superior Gallaecia, com o apoio da Câmara Municipal. São ainda parceiros deste evento a Associação Projecto, o FDTI e o Projecto ASA.

Com o Planeta Terra como tema, a terceira edição desta Mostra - que integra as comemorações do Dia Mundial da Criança - apresenta um programa variadíssimo e animado, com teatro, música, dança e desporto, entre outras vertentes, envolvendo grande número de crianças e jovens, e atraindo numeroso público.

Tendo como destinatários alunos, docentes encarregados de educação e população em geral, esta Mostra pretende abranger uma maior área de intervenção, a inter-concelhia, potenciando o conceito de Vila das Artes.

Por isso mesmo, os organizadores consideram necessário agir precocemente, envolvendo as escolas na aproximação a tudo o que tenha a ver com a expressão artística.

Sendo uma acção prevista no Plano de Desenvolvimento Social (PDS) do concelho, esta Mostra procura, através da apresentação de trabalhos mais livres e outros mais orientados para as temáticas do ambiente, segurança e floresta, convidar o público a tomar contacto com as obras patentes.

Como objectivos gerais, a III Mostra de Arte Infanto-Juvenil pretende ajudar a compreender o conceito de Arte, explorando-a com a população local, captando também visitantes de outros concelhos e criando uma união entre a Arte e a Educação. Assim, alunos e docentes de várias escolas do distrito serão convidados a visitar esta verdadeira festa das artes.

A iniciativa permite também desenvolver a capacidade criativa, estimular o sentido crítico, valorizar uma multiplicidade de talentos e apostar na geração mais nova.

A semana será preenchida com actividades de interior em permanência (oficinas de fotografia, pinturas faciais, informática e trabalhos manuais). Quer no período da manhã como no da tarde, haverá actuações de teatro, dança, mímica, horas de conto, cinema, etc.

Nos dias 28 e 29 de Maio, a Mostra funcionará das 10 às 17h. No dia 30, prolonga-se até às 22.30h. No dia 31, abre às 14.30h e encerra às 22.30h. E no último dia, 1 de Junho, abre às 10h e encerra no Estádio Municipal Rafael Pedreira, com o lançamento de papagaios, a partir das 15h. Neste que é também o Dia Mundial da Criança, haverá entrada gratuita no Aquamuseu do Rio Minho para todos os jovens até aos 12 anos.

Informação Município de Vila Nova de Cerveira

Concurso de ideias promovido pelo CEVAL

Na próxima 2a feira, dia 26 de Maio, decorrerá a apresentação dos vencedores do concurso de ideias promovido pelo CEVAL, às 11h no Auditório da Caixa Agrícola em Vila Nova de Cerveira.

PROGRAMA

11,00h| SESSÃO DE ABERTURA
JOSÉ MANUEL CARPINTEIRA - PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA
CARLOS JORGE GOMES - PRESIDENTE DO CEVAL
A DESIGNAR - CAIXA DE CRÉDITO

11,15h| ENQUADRAMENTO DO CONCURSO DE IDEIAS
LUÍS CEIA - DIRECTOR EXECUTIVO DO CEVAL
LUÍS FERREIRA - EXERTUS CONSULTORES
JOÃO LUIS DE SOUSA - JORNAL VIDA ECONÓMICA

11,30h| ENTREGA DOS DIPLOMAS AOS VENCEDORES DO CONCURSO DE IDEIAS

CEVAL

AGENDA CULTURAL

VILA NOVA DE CERVEIRA
ABRIL

exposições

CONCURSO

"BOLSA DE VIAGEM HENRIQUE SILVA"

Regulamento e formulário de inscrição www.bienaldecerveira.org.

inscrições até 30 de MAIO 2008

................................

CONTINUA NO FORUM CULTURAL ATÉ 3 DE MAIO 2008

A EXPOSIÇÃO

"ONE MAN SHOW",

COM A PARTICIPAÇÃO DE DANIELA STEELE, SOBRAL CENTENO E XURXO ORO CLARO
horário: Terça a Sexta: 15h00 às 19h00
Sábados: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
Entrada grátis . Acesso a deficientes . Parque automóvel

................................

GALERIA PROJECTO


Inaugurada em 22 de Março, a exposição "ECCE URBI", de Vitor Espalda

patente até 3 de Maio 2008

................................

WORKSHOP DE GRAVURA "O BICHO"

Realizou-se na CASA DO ARTISTA, de 17 a 23 de Março, o Workshop de Gravura "O BICHO", em que participaram os artistas do Grupo RAVAR (GALIZA) com a participação de: Katús Otero, Juán Ondategui, Lola Oviedo, Carmen Cierto, Inma Doval, Sindo Cerviño e Manoel Banabal.

................................

EXPOSIÇÃO "Indústrias da Cultura"


CASA DO ARTESÃO
VILA NOVA DE CERVEIRA
Sexta-Feira: das 14h00 às 17h45
Sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h45

Está patente ao público na CASA DO ARTESÃO, em Vila Nova de Cerveira, uma exposição produzida pela PROJECTO-Núcleo de Desenvolvimento Cultural, que integra esculturas em cerâmica e resina, gravuras, mobiliário, de vários autores, entre os quais destacamos Álvaro Queiróz, Inês Gamir, Sílvia Carreira, Maria Irene Ribeiro, João Carqueijeiro, Henrique do Vale, Fernanda Mendes, Dacos, Zadok Ben David, Henrique Silva. As peças foram produzidas nas oficinas da Projecto, podendo ainda ver-se 12 painéis com imagens dos workshops onde foram produzidas muitas das peças agora patentes nesta mostra.

................................

BIENAL DE CERVEIRA

na

28ª BIENAL DE SÃO PAULO

transcrição da carta dos curadores Ivo Mesquita e Jacopo Crivelli Visconti

Parque Ibi ra pue ra, por tão 3 | CEP 04094- 000 | São Paulo | SP | Bras i l
TEL (55 11 ) 55 76 7600 | FAX (5 5 11) 5 549 0230
São Paulo, 07 March, 2008

Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira
Ass. Projecto Núcleo de Desenvolvimento Cultural
Bienal de Cerveira
Galeria Projecto; Apartado 69
4920-275 Vila Nova de Cerveira

Ref.: 28a Bienal de São Paulo / “Em vivo contato”

Prezados Senhores,

A 28ª edição da Bienal de São Paulo, sob responsabilidade dos curadores Ivo Mesquita, Ana Paula Cohen e Thomas Mulcaire, intitulada “em vivo contato”, se dará entre os dias 25 de Outubro e 6 de Dezembro de 2008. O projeto, tem comoobjetivo criar uma plataforma de observação e reflexão sobre o sistema e a economia das bienais internacionais, tomando a Bienal de São Paulo como caso para observação e análise. A exposição se articulará a partir de quatrocomponentes:

1) uma biblioteca, arquivo e website, organizados a partir de documentos do Arquivo Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo (seu único patrimônio, a memória), criando um sistema que possibilite apresentar novas leituras sobre a história dos eventos bienais e da instituição, assim como enriquecer o arquivo Wanda Svevo com projetos desenvolvidos com a colaboração de artistas convidados, pesquisadores e do público – provendo também suporte para o ciclo deconferências;

2) uma ágora, lugar para acontecimentos e construção do social, marcando uma abertura da instituição às energias que vêm do seu entorno – a cidade, o parque etc.;

3) entre eles, o segundo andar do pavilhão, totalmente aberto, materializando o gesto de suspensão da mostra e a busca por novos conteúdos e configurações;

4) por fim, publicações, que sistematizarão as idéias e trabalhos desenvolvidos.

Enviamos em anexo uma descrição mais detalhada do conceito e estrutura do projeto.

Conforme mencionado, um dos principais componentes deste projeto é a biblioteca que inclui documentos procedentes do arquivo histórico Wanda Svevo. Este arquivo, fundado em 1954, conta a história do significativo trabalho feito pela Fundação Bienal de São Paulo na formação do cenário artístico brasileiro desde a inauguração do Museu de Arte Moderna em 1949. Pretendemos também disponibilizar para o público uma coleção de catálogos de todas as bienais do mundo hoje. Nosso intuito, ao apresentarmos estas publicações junto a outros trabalhos e debates específicos, é de criar um centro sistematizado de conhecimento sobre o modelo das bienais e o que elas representam.

Em nome da Fundação Bienal de São Paulo, gostaríamos de solicitar seu apoio para formar esta coleção de catálogos que, após a exposição, será incorporada ao arquivo histórico Wanda Svevo.

Seria de grande ajuda se nos informasse como poderíamos obter as publicações referentes a todas as edições de seu evento. Sua contribuição para o nosso projeto é de extrema importância a fim de ampliar o diálogo e discussão sobre o papel das bienais hoje. Agradecemos antecipadamente pela sua colaboração e apoio e colocamo-nos ao seu inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,
Ivo Mesquita Jacopo Crivelli Visconti
Curador Chefe, 28a Bienal de São Paulo Curador, Fundação Bienal de São Paulo

................................

ZADOK BEN DAVID

(1º prémio da XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, 2007)

Instalação "BLack Fields" na Galeria ANNANDALE, Austrália

Ben-David was born in Yemen before immigrating to Israel later that year. He studied at Bezalel Academy of Art & Design, Jerusalem, Reading University and St. Martin's School of Art, London. He has received various awards including the 2005 Tel Aviv Museum Prize for Sculpture and the 2007 Grande Premio at the XIV Biennial Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, Portugal. He has been commissioned to create a sculptural work for the Beijing Olympics and has exhibited largely on an international scale at spaces including 121 Gallery, Antwerp, Galerie Albrecht, Munich, and Ambrosino Gallery, Miami.

http://www.dailyserving.com/2008/03/zadok_bendavid.php

................................

1ª Bienal Internacional de Montijo - IX Prémio Vespeira 2008

"ON EUROPE"

Regulamento e ficha de inscrição: www.mun-montijo.pt

................................

WORKSHOP PINTURA PINTOPOSTERS

Integrado nas comemorações oficiais do 25 de ABRIL, a ASSOCIAÇÃO PROJECTO vai promover
um workshop de pintura, a partir das 10h00, na Praceta adjacente à CASA DO ARTESÃO, em Vila Nova de Cerveira. Integram esta acção os artistas sócios da Associação Projecto.

................................

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira