Jornal Digital Regional
Nº 391: 24/30 Mai 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


ETAP

CRIMINALIDADE INFORMÁTICA
EXPLICADA PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA

O Núcleo Escola Segura do Destacamento Territorial de Viana do Castelo levou até ao Pólo de Vila Praia de Âncora da Escola Tecnológica Artística e Profissional (ETAP) dois inspectores da Polícia Judiciária do Porto, tendo procedido a uma acção informativa sobre criminalidade informática.

Mais de 100 alunos, durante duas horas, escutaram atentamente os agentes, sendo que um deles é Inspector-chefe da PJ, e "colocaram muita questões", conforme salientou Paulo Rodrigues, responsável pelo projecto "Escola Segura" de Viana do Castelo.

Temas como a pirataria informática, pedofilia, assédio, encontros, segurança dos e-mails e down-loads cativaram o interesse dos jovens.

Uma das suas curiosidades prendeu-se com a forma como a PJ detectava os criminosos, mas por motivos relacionados com a segurança da própria investigação, não puderam satisfazer o desejo dos alunos.

Deram exemplos de assédio com origem nos chats habitualmente utilizados pela juventude, como a de uma jovem que pensava estar em contacto com um rapaz da sua idade que a convenceu a dirigir-se ao Algarve a fim de se encontrarem, deparando-se, contudo, com outra realidade quando aí se deslocou.

Uma acção idêntica já tinha sido levada a cabo na Ancorensis Cooperativa de Ensino, conforme precisou Paulo Rodrigues, realçando a disponibilidade do Núcleo Escola Segura para acções idênticas, bem a da Directoria da Polícia Judiciária do Porto.

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira