Jornal Digital Regional
Nº 391: 24/30 Mai 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.

CAMINHA
Dragagens reiniciaram-se no canal do ferry

Ainda se ignora a quem compete remover este estaleiro de depósito de areias

Agora sob a responsabilidade das autoridades espanholas, iniciaram-se ontem os preparativos para reiniciar as operações de limpeza do canal de navegação do ferry-boat Caminha-A Guarda.

O Chefe de Costas esteve a supervisionar a acção de recolha de inertes e depósito na margem direita, de onde serão transportados para recuperar praias.

No entanto, a draga que operará no local pertence à mesma empresa portuguesa que efectuou a última empreitada de dragagem.

Sem solução à vista, contudo, continua a remoção das pedras que limitavam o depósito de areias no extremo norte da Av. Dantas Carneiro, face às diferentes interpretações que a Câmara (dona da obra até 2007) e o empreiteiro possuem sobre essa responsabilidade.

A Câmara de Caminha já pondera a hipótese de recorrer ao tribunal para dirimir a questão.

Quando se processou a passagem do testemunho das dragagens para as autoridades espanholas, o texto que dava conta dessa mudança revelava -pelo menos assim o dava a entender- que havia necessidade de operar fora dos limites do canal, com a finalidade de diminuir a quantidade de areia em suspensão que se depositava no seu leito.

Posteriormente, o Governo Civil de Viana do Castelo enviou uma nota de esclarecimento, precisando que a operação de limpeza se restringirá à área do canal de navegação.

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira