JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

DAMA, Kalhambeke e Quim Barreiros são alguns dos artistas que vão passar pelo palco

JÁ ESTÁ HASTEADA A BANDEIRA QUE ASSINALA O INÍCIO DAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BONANÇA

Os DAMA, Kalhambeke e Quim Barreiros são alguns dos artistas que vão passar pelo palco nas Festas em honra de Nossa Senhora da Bonança. No programa deste ano, destacam-se ainda os momentos mais tradicionais, que todos os anos atraem centenas de pessoas a Vila Praia de Âncora. Falamos da Procissão Naval e Cortejo Etnográfico, entre outros.

A Bandeira que assinala o início das Festas em honra de Nossa Senhora da Bonança já foi hasteada, ontem, na Praça da República, ao som do fogo e do repicar dos sinos da Igreja de Nossa Senhora da Bonança.

O programa é vasto, mas o realce, logo no dia 5 de setembro, vai para a tradicional Procissão Naval de Nossa Senhora da Ínsua. Para a noite está agendado um concerto com Quim Barreiros.

Dia 6 há grupos de bombos, a "Milha da Cerveja" e um arraial abrilhantado pelo grupo Norwest.

Dia 7 de setembro, sábado, o Cortejo Etnográfico é o momento mais aguardado. Terá ainda lugar um Festival Folclórico e, pelas 23h30, o palco é do grupo Kalhambeke. O programa termina com um espetáculo de fogo de artifício.

Domingo, último dia das Festas, vai realizar-se a Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Bonança. À noite atuam os DAMA. Uma sessão de fogo de artifício encerrar as Festas.

Municipio de Caminha



No âmbito da IV Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeira Minho

GEPPAV LANÇA OBRA SOBRE "O BARCO DE VILAR DE MOUROS E OUTRAS EMBARCAÇÕES DO RIO COURA"

Sábado, pelas 18h00, nas arcadas dos Paços do Concelho

O Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense - GEPPAV vai apresentar o livro "O Barco de Vilar de Mouros e outras embarcações do Rio Coura", no dia 31 de agosto, pelas 18h00, no âmbito da IV Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeira Minho. A sessão terá lugar nas arcadas dos Paços do Concelho, em Caminha. A edição conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e da Câmara Municipal de Caminha.

A obra, que será apresentada por Carlos Antunes, diretor do Aquamuseu do Rio Minho, é da autoria de Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Basílio Barrocas e Plácido Ranha Silva Souto. O livro possui apontamentos, desenhos e fotografias inéditas de Octávio Lixa Filgueiras.

"O Barco de Vilar de Mouros e outras embarcações do Rio Coura" é o VII Caderno do Património Vilarmourense editado pelo Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, que desde 2004 tem vindo a investigar a história desta freguesia do concelho de Caminha e a memória coletiva do seu povo no contexto da região do Alto Minho.

De acordo com o GEPPAV, "até um passado recente, o Coura desempenhou um importante papel na vida e na economia dos vilarmourenses, da pesca e transporte, aos serviços agrícolas e ao simples recreio, mas desde há cerca de 30 anos que praticamente deixaram de se ver no rio, cada vez mais assoreado e invadido por vegetação, quaisquer embarcações".

Assim acrescenta aquele organismo, "pesquisando nos arquivos da Capitania do Porto de Caminha, do Arquivo Histórico da Marinha, do Aquamuseu do Rio Minho e do Museu Marítimo de Ílhavo - neste último, o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, ali depositado pela família do mais relevante investigador das embarcações tradicionais portuguesas -, obtivemos a comprovação científica para reivindicar a especificidade de uma embarcação própria do Coura, o Barco de Vilar de Mouros, os pequenos barcos de fundo chato, de proa e popa afiadas (na freguesia conheciam-se vulgarmente por bateiras), que antes navegavam rio acima, rio abaixo e cujo rasto, como apurámos, se perde nos tempos".

Carlos Antunes, conforme refere o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -, é licenciado em Ciências do Meio Aquático, doutorado pela Universidade do Porto em 1995 e Líder da Equipa de Ecologia de rios e zonas costeiras, no CIIMAR.

É diretor do Aquamuseu do Rio Minho e as suas principais áreas de investigação são ecologia aquática, biologia e gestão das pescas e comunicação de ciência, integrando as equipas de investigação Rivers and Coastal Ecology.

Municipio de Caminha



JUNTA CAMINHA, A GUARDA E O ROSAL

Os três municípios que constituem a "Eurocidade da Foz do Minho" vão estar juntos na IV Feira do Livro Luso Galaico da Ribeira Minho. O município do Rosal junta-se assim a Caminha e A Guarda nesta iniciativa cultural, que é uma organização conjunta com o Jornal Caminha 2000 e as freguesias de Caminha Matriz e Vilarelho. O certame arranca na próxima sexta-feira e decorre até domingo.

A Feira do livro nasceu com o propósito de divulgar sobretudo livros e autores da região transfronteiriça, assim como autores naturais ou residentes na região.

A par da divulgação e da venda de obras, o programa inclui diversos momentos culturais, como tertúlias, exposições, espaços de poesia e lançamento de novas obras. Nesta edição, por exemplo, vai ter lugar o lançamento do livro "O Barco de Vilar de Mouros e Outras Embarcações do Rio Coura", uma obra que tem como autores Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Basílio Barrocas e Plácido Ranha Silva Souto. Trata-se de uma edição do GEPPAV - Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, entidade que se dedica essencialmente à pesquisa, preservação, inventariação e produção de conhecimento sobre o património vilarmourense.

O novo livro será apresentado por Carlos Antunes.

Este evento cultural insere-se nos propósitos elencados no âmbito da Eurocidade, que tem na Cultura uma das suas principais vertentes.

PROGRAMA

Feira do Livro Luso Galaico da Ribeira Minho
CAMINHA

Praça Conselheiro Silva Torres
30, 31 de agosto e 01 de setembro
15H00 - 23H00

SEXTA FEIRA, 30 DE AGOSTO
18H00
Abertura oficial

18H30
POEMAS CANTADOS DE ISABEL MAROUÇO
A Pastora-Poetisa da Serra d'Arga
No Bater de um Coração
História aos Retalhos

SÁBADO, 31 DE AGOSTO
16H00
HORA DO CONTO
O Nabo Gigante, de Alexis Tolstoi
ATELIÊ
Construção das personagens da história para reconto da mesma
Por: Rita Pereira, Biblioteca/Ludoteca Municipal

18H00
LANÇAMENTO DO LIVRO
O Barco de Vilar de Mouros e Outras Embarcações do Rio Coura
Autores: Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Basílio Barrocas, Plácido Ranha Silva Souto
Edição: GEPPAV
Apresentação: Carlos Antunes

DOMINGO, 01 DE SETEMBRO
18H00
UM LIVRO, UMA CONVERSA E ÀS VEZES UM FILME
Composição Ibérica Portugal e as Espanhas
Autor: Ramón Villares
Apresentação: António Cunha

IV FERIA DO LIBRO LUSOGALAICA DA RIBEIRA MIÑO

A GUARDA

Casa dos Alonsos - Praza do Reló
30 e 31 de agosto
11H00 - 14H00 / 17H30 - 20H00
Exposición de debuxos a tinta de Berto Franco e a Escultura de Magín Picallo

O ROSAL

Casa do Concello
30 e 31 de agosto
11H00 - 14H00

Municipio de Caminha








Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais