![]() Jornal Digital Regional Nº 567: 24/30 Dez 11
(Semanal - Sábados) |
|
|
|
JUDICIÁRIA TAMBÉM ESTÁ A INVESTIGAR OS "CONCURSOS COM PROGNÓSTICOS" Investigação dura há vários meses
Para além do presumível crime de peculato, já com arguidos constituídos, a Polícia Judiciária também está a investigar a Câmara de Caminha, relativamente ao caso que ficou conhecido como o dos "concursos com prognósticos", despoletado pelo C@2000 pouco depois das últimas eleições autárquicas. Esta é uma informação que já tínhamos confirmada há vários meses, mas sobre a qual aguardávamos novos desenvolvimentos. Esta semana, um semanário de Lisboa, especializado em crime e criminologia, avançou com a notícia. No entanto, o assunto não se esgota aqui, nem tão pouco nos nomes já divulgados. Ao C@2000 chegaram entretanto novos nomes, de presumíveis novos vencedores de concursos, três pelo menos, a somar aos de Marcos Fernandes e de Paula Dias, que já tinham sido adiantados. Na nossa edição número 482, de 20 de Março de 2010, publicámos os nomes dos presumíveis vencedores de concursos públicos, que nessa altura ainda estavam por abrir, por parte da Câmara Municipal de Caminha. Os concursos em causa só viriam a ser lançados quase dois meses depois, a 18 de Maio. Quatro pessoas estavam então em questão e todas se confirmaram como vencedoras. Entretanto avançámos outros dois nomes, para mais dois concursos, também já confirmados. Mais recentemente, demos conta outros dois concursos, ainda em desenvolvimento. São ambos para admissão de psicólogos, a adiantámos que os presumíveis vencedores são Marcos Fernandes e Paula Dias.
Polícia Judiciária investiga há meses Alguns destes concursos geraram bastante polémica e têm sido notícia em vários órgãos de Comunicação Social, a mais recente na passada terça-feira, em peça de página inteira, num semanário lisboeta, que avança com a afirmação da existência da investigação da Polícia Judiciária. O C@2000 está em condições de confirmar esta circunstância. A investigação terá sido originada, pelo menos, por uma queixa apresentada à Polícia Judiciária de Braga, por uma pessoa devidamente identificada e que há vários meses prestou declarações. Exista uma ou mais participações, o que não conseguimos ainda determinar, é já certo que a PJ vai juntar os vários casos. Esta é uma investigação porventura mais complexa do que a já conhecida publicamente, envolvendo uma mensagem de telemóvel. Neste caso, como o C@2000 já deu conta, foram constituídos arguidos a presidente da Câmara, Júlia Paula; o actual vice-presidente, Flamiano Martins, e o anterior vice-presidente, José Bento Chão. No caso dos "concursos com prognósticos", estarão envolvidos não apenas políticos, mas vários funcionários do município, nomeadamente os que participaram nos júris, para além de candidatos e outras testemunhas.
Três novos casos em evolução Neste momento, e para além dos casos que envolvem os nomes de Marcos Fernandes e Paula Dias, há pelo menos mais três situações, que fontes bem informadas garantem ser do mesmo género. Uma quarta era também do nosso conhecimento há bastante tempo, mas o respectivo concurso encontra-se numa fase muito avançada, em que a pessoa já "corre" a título individual e portanto entendemos que não se justifica mencionar este episódio. Nos outros três casos o ponto de situação é distinto. As fontes do C@2000 garantem Andreia Gomes da Silva, filha de uma funcionária do município e também ela a trabalhar já para a Câmara, como a futura vencedora de um concurso para admissão de um técnico superior, para o quadro, em tramitação, para a DGUP/GPU. Também para um lugar por tempo indeterminado, é apontado como vencedor o nome de Tiago André Franco Domingues, que concorre como técnico superior, na área de informática, para a DAG/NI. O último concurso diz respeito a uma contratação por tempo determinado, para técnico superior no DGPU/GPU. Trata-se de Carlos Manuel Vaz Bouças, familiar próximo do adjunto da presidente.
|
|