|
Apreensão de armas por violência doméstica
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE), no dia 9 de setembro, identificou um homem de 63 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Viana do Castelo.
No âmbito de uma investigação pelo crime de violência doméstica, foi possível apurar que o suspeito agredia física e verbalmente a sua companheira, de 62 anos, chegando mesmo a ameaçá-la de morte. No decorrer de diligências de investigação, os militares da Guarda deram cumprimento a duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, tendo sido apreendido o seguinte material:
" Uma arma de ar comprimido;
" Uma pistola de ar comprimido;
" Uma pistola de alarme;
" Uma faca;
" Diversas munições.
O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
Encerramento da Pastelaria Caravela chega ao Parlamento
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o ministério do trabalho sobre o encerramento e despedimentos ilícitos na Pastelaria Caravela, em Viana do Castelo.
A Pastelaria Caravela, localizada em Viana de Castelo, é uma das pastelarias mais reputadas e reconhecidas da cidade. De acordo com informação tornada pública a empresa encerrou, no decurso desta semana, sem o cumprimento de quaisquer dos formalismos legalmente impostos deixando os trabalhadores desprotegidos.
Alegadamente, os trabalhadores, à data do encerramento da empresa já se encontravam com salários em atraso, e apesar de questionarem a gerência não lhes foi dada a indicação de que este seria o desfecho..
De acordo com informação transmitida pelas estruturas representativas dos trabalhadores havendo indícios de uma situação de insolvência fraudulenta e de desvio de dinheiro tendo sido apresentada queixa à ACT e iniciadas as competentes ações judiciais.
É fundamental garantir que os trabalhadores não ficam numa situação de desproteção depois da verificação de um despedimento ilícito, que é assegurado o pagamento dos seus créditos salariais e que não lhes é vedado o acesso ao subsídio de desemprego.
O deputado José Soeiro quer saber se o governo está acompanhar a situação e que medidas estão a ser adotadas pela tutela com vista a assegurar que o cumprimento da legislação laboral por parte da Pastelaria Caravela.
O deputado questiona se foram realizadas ações inspetivas por parte da ACT, quais foram os resultados das ações inspetivas, e que medidas foram tomadas na sequência das ações iniciadas
Por último, reconhecendo a importância deste estabelecimento comercial para a cidade de Viana do Castelo que medidas estão disponíveis para tomar com vista a criar condições para a reabertura e se a pastelaria Caravela beneficiou de apoios públicos.
Teatro do Noroeste - CDV leva extremista a Faro!
A companhia vianense apresenta Rottweiler, com encenação de Ricardo Simões, este sábado, dia 12 de setembro, às 21h30, no Teatro Lethes, em Faro.
Nesta obra polémica e inquietante, Jaime Reverter, jornalista de investigação e apresentador do programa de televisão "Luzes e Sombras", entrevista em direto "Rottweiler", um cabeça-rapada extremista que defende a sua ideologia de forma intransigente, no horário nobre televisivo. Entre inúmeros assuntos abordados nesta conversa, destaca-se a violência e a manipulação nos e dos meios de comunicação.
O espetáculo, interpretado por Alexandre Calçada e Tiago Fernandes, estreou em 2019, e já foi apresentado em Sevilha, Badajoz, Cáceres, Saragoça, Lisboa, Braga, Coimbra, Maia, Cacém, Póvoa do Varzim e Setúbal.
Até ao final do ano, Rottweiler é apresentando em Vigo a 26 de novembro, tendo já digressão marcada para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, em maio e junho de 2021, e em novembro para Cabo Verde.
|