JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

O objetivo é potenciar a economia local e reforçar a competitividade do Município

CÂMARA VAI TRANSFORMAR ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA DE ARGELA EM INCUBADORA VERDE PARA APOIO AO EMPREENDEDORISMO RURAL E SUSTENTÁVEL

A Câmara Municipal de Caminha viu aprovada mais uma candidatura - designada de "Incubadora Verde, para apoio ao empreendedorismo rural e sustentável - Escola Primária de Argela", cujo objetivo é a criação de uma incubadora verde que contribuirá para a promoção do microempreendedorismo e empreendedorismo social, através da adaptação da antiga escola primária de Argela. A incubadora será um lugar para a criação de empresas ligadas ao setor primário, à valorização dos produtos locais e à recuperação do património natural, da cultura e dos saberes. Trata-se de um investimento de cerca de 200 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER.

A Incubadora Verde para apoio ao empreendedorismo rural e sustentável visa potenciar a economia local e reforçar a competitividade do Município. Assim, tem como objetivos: a criação de um viveiro de empresas ligadas ao sector primário, à valorização dos produtos locais e à recuperação do património natural, da cultura e dos saberes tradicionais; identificar no concelho de Caminha os produtos que poderão ser produzidos com excelente qualidade em modo biológico; promover o investimento no setor primário, na sua valorização, aproveitando áreas desertificadas e disponíveis; apoiar o investidor, no âmbito empresarial, através de um conjunto de empresas, permitindo contacto direto com um Técnico Oficial de Contas, Design Gráfico, Arquitetos Paisagistas, entre outros, de modo a definir com qualidade o seu projeto e a sua implementação e a criação de um selo de qualidade da região, de modo a identificar a origem e qualidade dos produtos. Pretende ainda a formação nos investidores e produtores em diversos domínios do setor primário, valorizando a agricultura biológica; incentivar o empreendedorismo nos jovens locais e a internacionalização dos produtos.

A candidatura "Incubadora Verde para apoio ao empreendedorismo rural e sustentável - Escola Primária de Argela" foi submetida ao Programa Operacional Regional do Norte; cujo eixo prioritário é o emprego e mobilidade dos trabalhadores; e cujo objetivo temático é promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral. Esta operação vai custar 199.616,05 €, e é comparticipada em 85% pelo FEDER, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe



VOTO DE LOUVOR

O concelho de Caminha tem ao longo dos séculos mantido no seu território uma estreita e necessária relação com a Marinha Portuguesa.

Banhado pelo oceano atlântico e abraçado pelos rios Minho, Coura e Âncora, o concelho de Caminha sempre dedicou muito da sua atividade económica e lúdica para estes canais, sendo um enorme fator de desenvolvimento e de afirmação da nossa terra.

A importância da pesca, dos desportos náuticos, do transporte internacional e da proteção e fiscalização da fronteira, faz com que a atuação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Caminha seja um cargo de elevado grau de exigência.

Ao longo dos últimos anos o Capitão-de-Fragata Pedro Miguel Cervaens Costa desempenhou tais funções com elevado grau de responsabilidade, integridade, rigor e proficiência.

Terminada a comissão de serviço do Comandante Pedro Cervaens Costa, não poderia o Município de Caminha deixar de realçar as boas relações institucionais que sempre mantiveram e, bem assim, a dedicação, altruísmo e competência com que o Comandante Pedro Cervaens Costa exerceu as suas funções.

No concelho de Caminha foi sempre um agente aglutinador e promotor de entendimentos. Uma pessoa sempre disposta a ser parte de soluções, um profundo conhecedor da legislação em geral e em especial a dedicada ao nosso Rio Minho.

A presença do Capitão-de-Fragata Pedro Miguel Cervaens Costa no concelho de Caminha ficará para sempre marcada, realçando-se aqui a Presidência da Delegação Portuguesa da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho; o exercício de proteção civil transfronteiriço levado a cabo no Rio Minho; o encontro de soluções transfronteiriças para desenvolvimento do nosso concelho; a sempre notória presença nas atividades da comunidade, desde logo nas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, Associações de Pescadores, Igreja, entre tantas outras.

Assim, a Câmara Municipal de Caminha, reunida em sessão ordinária de 7 de setembro de 2020 Louva publicamente o Capitão-de-Fragata Pedro Miguel Cervaens Costa, pelo competente e exemplar exercício de funções de Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Caminha, tendo sido um privilégio poder contar com a sabedoria, experiência, conhecimento e ponderação do Comandante Cervaens Costa.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Custos com transportes poderão duplicar devido às novas regras impostas pela pandemia

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO VAI ULTRAPASSAR OS 800 MIL EUROS

Garantir uma educação de qualidade às crianças e jovens do concelho continua a ser uma prioridade para o executivo caminhense. Para o ano letivo que está prestes a iniciar, com preocupações e medidas acrescidas devido à pandemia COVID 19, o investimento do Município vai ultrapassar os 800 mil euros em transportes e refeições escolares, atividades de animação e apoio à família, aquisição de livros de fichas para os alunos do 1º ciclo, beneficiários de ação escolar, higienização e limpeza dos estabelecimentos de ensino e aquisição de máscaras para o pessoal não docente.

Ontem mesmo, foram aprovados em reunião de câmara vários contratos interadministrativos, protocolos e um subsídio para transportes escolares, fornecimento de refeições escolares e desenvolvimento de atividades de animação e apoio à família.

Os transportes escolares são uma das grandes preocupações do executivo. De acordo com as recomendações da DGS, o transporte de cada criança deverá ser feito preferencialmente pelo encarregado de educação. Contudo, o executivo sabe que, em muitos casos, essa é uma tarefa impossível. O investimento previsto ronda os 450 mil euros. No entanto, e tendo em atenção que cada viatura só pode transportar 2/3 da sua capacidade máxima, o que implicará um acréscimo do número de viagens diárias, estima-se que a despesa nesta área possa vir a duplicar.

Assim, os transportes escolares serão realizados através de transporte públicos, contratos interadministrativos entre Câmara Municipal de Caminha e a Juntas e Uniões de Freguesias de Âncora, Dem, Riba de Âncora, Gondar e Orbacém, Moledo e Cristelo, Venade e Azevedo, e através de um subsídio à Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra d´Arga.

Assegurar uma refeição de qualidade e em segurança para todos os alunos é também um dos objetivos do executivo camarário. Aqui, o investimento ronda os 300 mil euros, que se distribuem na aquisição de bens alimentares, no protocolo ontem aprovado com o Centro Social e Paroquial de Moledo no âmbito da educação e para fornecimento de refeições escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e na distribuição das refeições pelos vários estabelecimentos de ensino. No âmbito da alimentação, e devido à pandemia COVID 19, houve um investimento acrescido na aquisição de "cuvetes" para take away, já que está previsto os alunos que não tiverem aulas no período da tarde poderem requerer a refeição em regime take away.

No que respeita às atividades de animação e apoio à família nos jardins de infância e componente de apoio à família no 1º ciclo, o investimento previsto é de 46 mil euros. Recorda-se que os horários nos jardins de infância e nas escolas do 1ºciclo são definidos em função das necessidades comprovadas pelos pais. Foram igualmente aprovados ontem um contrato interadministrativo entre Câmara Municipal de Caminha e a União de Freguesias de Moledo e Cristelo no âmbito educação e para atividades de animação e apoio à família, assim como um protocolo entre a Câmara Municipal de Caminha e o Centro Social e Paroquial de Âncora, ainda no âmbito da educação e do desenvolvimento das atividades de animação e apoio à família.

O Município ainda vai oferecer os livros de fichas para todos os alunos do 1º ciclo, beneficiários de Ação Social Escolar.

Em tempos de pandemia, como já referimos, as preocupações e investimentos são acrescidos no que respeita à higienização e limpeza dos estabelecimentos de ensino do agrupamento e aquisição de máscaras para o pessoal não docente. É de referir que as máscaras para os alunos a partir do 5º ano e para o pessoal docente são da responsabilidade do Ministério de Educação.

No entanto, o investimento no setor Educação vai muito mais além. O concelho vai contar com novos equipamentos escolares, capazes de corresponder aos novos tempos. Estamos a falar de um investimento que ronda os 5,5 milhões de euros e que diz respeito à requalificação e ampliação da Escola Secundária Sidónio Pais e da ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado.

A Câmara Municipal de Caminha aprovou ontem, por unanimidade, em reunião camarária, um voto público de louvor ao Capitão-de-Fragata Pedro Miguel Cervaens Costa, pelo competente e exemplar exercício de funções de Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Caminha.

Aprovou ainda, por unanimidade, um voto público de pesar e um minuto de silêncio pelo falecimento de José Henrique Leal Costa, pela forma como se distinguiu na comunidade caminhense.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Acesso apenas a atletas e equipas federadas e escolas

INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS REABREM DE FORMA FASEADA

O Município de Caminha vai reabrir, a partir de hoje e de um modo gradual, as infraestruturas desportivas municipais, encerradas devido à pandemia Covid-19. A reabertura decorrerá de forma faseada, para já apenas para atletas e equipas federadas e escolas.

A partir de hoje, dia 7, os atletas e equipas federadas, assim como as escolas (estas para desenvolvimento de atividades curriculares e desporto escolar) poderão utilizar o Estádio Morber e os pavilhões municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora.

As piscinas municipais têm reabertura prevista para o próximo dia 16, nos mesmos moldes, ou seja, para utilização por equipas federadas e escolas, estas últimas no âmbito das atividades curriculares e desporto escolar.

Esta decisão tem em conta as orientações da Direção Geral de Saúde - DGS e poderá ser reavaliada caso se justifique.

Recorde-se que, conforme se lê no despacho do presidente da Câmara, o Município de Caminha tem vindo a implementar medidas de contenção da doença Covid-19 e de mitigação dos seus efeitos sociais e económicos, que têm permitido resultados muito satisfatórios, de acordo com os números divulgados pela DGS.

Gabinete de Informação ao Munícipe



ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA
ELEITA MARAVILHA DA CULTURA POPULAR

A Romaria de São João d'Arga foi este sábado eleita Maravilha da Cultura Popular, durante a Gala Final das "7 Maravilhas da Cultura Popular", uma organização da RTP, transmitida em direto a partir de Bragança.

Depois de uma longa maratona, que se prolongou desde as 10h00 até cerca das 24h00, coube ao presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, abrir o primeiro envelope e anunciar o primeiro vencedor da noite, precisamente a Romaria de São João d'Arga. O presidente da Câmara, Miguel Alves, recebeu o prémio, que se traduz numa grande vitória para a Romaria, a Serra d'Arga e todo o concelho de Caminha.

A candidatura da Romaria de São João d'Arga às "7 Maravilhas da Cultura Popular" foi apresentada pelo Município no final de 2019, foi desde logo selecionada pelo Painel de Especialistas, órgão composto por 7 elementos representativos dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, cujos nomes são indicados pelas entidades que integram o Conselho Científico do concurso.

Já no primeiro trimestre deste ano, aconteceu a 2.ª fase, com a seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, mais uma vez a cargo do Painel de Especialistas, e uma vez mais com sucesso para a candidatura do concelho.

A 3.ª fase, de seleção de 7 candidatos por Distrito ou Região Autónoma, o Painel de Especialistas voltou a pronunciar-se a favor da candidatura da nossa Romaria, reduzindo os candidatos a 7 finalistas regionais, posteriormente apresentados para votação pelo público.

Seguiu-se a 4ª fase: Eliminatórias Regionais, já através do voto por telefone, que correu menos bem, mas, mesmo assim, a Romaria de São João d'Arga posicionou-se de forma a poder recuperar na fase seguinte, a 5ª, de Repescagem. A mobilização através do voto assegurou a presença da Romaria nas meias-finais, e a candidatura, aliás, ocupou a primeira posição durante todo o dia, terminando o programa da RTP com total êxito.

A 6ª Fase: Meias-Finais, aconteceu ontem em Salir, Loulé. Resultado: a Romaria de São João d'Arga irá competir na final, podendo ser classificada como uma das "7 Maravilhas da Cultura Popular" já no dia 5 de setembro, durante um programa especial a transmitir em direto pela RTP 1, a partir de Bragança.

Nesta 7ª Fase, a Finalíssima às "7 Maravilhas da Cultura Popular", a Romaria de São João d'Arga posicionou-se desde o início na tabela dos sete vencedores e no final da noite a vitória confirmou-se.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Exposição pode ser visitada até 28 de novembro

"CABRITA: OBRAS NA COLEÇÃO DE SERRALVES" PARA APRECIAR NO MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA

Mais de uma dezena de obras de Pedro Cabrita Reis, pertencentes à Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves podem, a partir de agora, ser admiradas no Museu Municipal de Caminha

Esta é uma mostra fundamental para entender a evolução da obra de Cabrita Reis ao longo de mais de uma década e prestigia o concelho de Caminha. O Município aceitou, em 2016, o convite da Fundação de Serralves tendo-se tornado membro do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves mediante a celebração de um protocolo, o que já permitiu trazer ao concelho várias exposições pertencentes a Serralves.

A exposição pode ser visitada até 28 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Conforme foi explicado, "a presente exposição reúne um conjunto de obras de Pedro Cabrita Reis (Lisboa, 1956) pertencentes à Coleção de Serralves, oferecendo uma perspetiva sobre a evolução formal e conceptual da obra do artista ao longo das décadas de 1980 e 1990."

Sobre a obra do artista, Serralves destaca: "com reconhecimento internacional consolidado, o trabalho de Cabrita tornou-se crucial para o entendimento da escultura a partir de meados da década de 1980. A sua complexa obra, caracterizada por um idiossincrático discurso filosófico e poético, engloba uma grande variedade de meios: pintura, escultura, fotografia, desenho e instalações compostas de materiais encontrados e de objetos manufaturados. Utilizando materiais simples e submetendo-os a processos construtivos, Cabrita recicla reminiscências de gestos, ações, objetos e espaços primordiais do quotidiano. Centradas em questões relativas à condição humana e a conceitos paradigmáticos como o sagrado, a morte, a casa e a memória, as suas obras adquirem um sugestivo poder de associação que, transpondo o visual, alcança uma dimensão metafórica".

"Cabrita: Obras na Coleção de Serralves" faz parte do programa de apresentação de obras da Coleção de Serralves, "selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país".

Cabrita Reis tem participado em importantes exposições internacionais, tais como na Documenta IX em Kassel, em 1992, nas 21ª e 24ª Bienais de São Paulo, e no Aperto na Bienal de Veneza de 1995. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza e em 2009 participou na Xème Biennale de Lyon, "The Spectacle of the Everyday". O seu trabalho tem sido exibido em numerosas exposições organizadas por diversos museus e centros de arte.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem disponíveis por telefone ou por e-mail

ENFERMEIROS DA UCSP CAMINHA VÃO A CASA DOS UTENTES IDOSOS E/OU COM PATOLOGIAS DE RISCO PARA A COVID 19

Os utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos. O Município de Caminha dispõe ainda de uma Rede Complementar de Apoio, já a funcionar em pleno, que atua como "rede logística".

No âmbito do trabalho conjunto que o Município de Caminha tem desenvolvido com o Centro de Saúde de Caminha e a Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora, importa divulgar os cuidados de enfermagem domiciliários disponibilizados pela UCSP Caminha, que apoia os utentes idosos e de mais risco, evitando que saiam de casa.

A UCSP Caminha recomenda "a todas as pessoas para não sair de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social". Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de Saúde. Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300).

Aliás, este apoio destina-se especificamente aos utentes maiores de 65 anos que precisem de tratamentos de enfermagem (pensos, injectáveis e controle de INR). Como referimos, a restante população com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos ou imunodeprimidos) beneficiará dos mesmos tratamentos, também nos seus domicílios.

A UCSP Caminha recorda também a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.

Sublinha a UCSP: antes de sair de casa, entre em contacto connosco:
Pelo e-mail: cs.caminha@ulsam.min-saude.pt
Por telefone 258 719 300

O Município de Caminha disponibiliza também uma Rede Complementar de Apoio para minimizar os efeitos da COVID 19 na população do concelho. A prioridade são os idosos em situação de isolamento.

A Rede, coordenada pelo Município de Caminha, integra um representante de cada Junta de Freguesia (Presidente da Junta), bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.

A Rede Complementar de Apoio assegura diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias.

Os munícipes que possam necessitar deste apoio, poderão contactar o Presidente da Junta de freguesia da sua área de residência, ou os responsáveis da equipa técnica municipal.

Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais