JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

CÂMARA MUNICIPAL APROVA APOIO PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE BOIVÃES

A Câmara Municipal de Ponte da Barca aprovou hoje um apoio financeiro para a construção da futura e primeira Sede Junta de Freguesia de Boivães, numa comparticipação direta de 20.538,20€ do Município.

Depois de décadas de reivindicação da população e permanente articulação com a Junta de Freguesia presidida por António Costa, a construção deste novo edifício arrancará em breve, sendo que a Câmara Municipal irá apoiar a construção da sede de Junta de Freguesia que é a única em todo o concelho que não dispõe deste equipamento público.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, "as Juntas de Freguesias são parceiras estratégicas no desenvolvimento do concelho e na conquista de futuro para a nossa terra, pelo que a transferência deste apoio financeiro é um voto de confiança no trabalho atencioso e de proximidade, e que permitirá dar condições fundamentais para o trabalho que está a ser desenvolvido em prol da população de Boivães".

Municipio de Ponte da Barca



MUNICÍPIO DE PONTE DA BARCA PREPARA REGRESSO ÀS AULAS

A Câmara Municipal de Ponte da Barca reuniu com o Agrupamento de Escolas do concelho, na passada segunda-feira, dia 31 de Agosto, para organizar, planear e discutir as medidas excecionais que terão de ser tomadas para que este ano letivo corra conforme as diretrizes da Direção- Geral da Saúde (DGS).

Nesta reunião, que decorreu nos Paços do Concelho, esteve presente Fernanda Marques, vereadora da educação, acompanhada por Fernanda Lopes dos serviços de educação da Autarquia, Carlos Louro, diretor do Agrupamento de Escolas, e Sílvia Barbosa, membro da Direção. No âmbito da Pandemia Covid-19, foram discutidas e avaliadas todas as medidas necessárias para iniciar, no próximo dia 17 de Setembro, o ano letivo 2020/2021.

De acordo com as informações prestadas pelo diretor do Agrupamento de Escolas, as aulas vão ser presenciais, sendo o horário de funcionamento das 8:30H às 17:40H para o 2º e 3º ciclo e das 9H às 17:30 para ensino pré escolar e 1º ciclo.

Quanto às competências da Câmara Municipal, no que toca à educação, haverá um reforço da equipa de pessoal não docente nas escolas, para garantir o cumprimento de todas as regras de distanciamento por parte dos alunos e professores, bem como garantir o melhor funcionamento das cantinas.

Relativamente aos transportes escolares, a Autarquia reuniu com as operadoras, alertando para o cumprimento das regras decretadas pela DGS e da legislação em vigor, no que se refere ao número de alunos a transportar e à higienização reforçada dos veículos utilizados. Tal como ocorreu no ano transato, a Câmara Municipal irá dar continuidade à gratuitidade dos passes escolares.

Por fim, o Município vai adquirir produtos de desinfeção e ceder equipamentos de proteção individual a todos os funcionários.

A vereadora da educação, Fernanda Marques, está confiante com o futuro ano letivo e garante que "estamos a trabalhar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, para que este ano letivo decorra da forma mais natural possível. Não queremos que os pais fiquem preocupados ao deixar os seus filhos nas nossas escolas, nem que o medo influencie os alunos durante o ano. Por isso o Agrupamento de Escolas está a trabalhar, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, para iniciar o ano letivo com todas as medidas excecionais, no âmbito do Covid-19, necessárias para que tudo corra o melhor possível."

Municipio de Ponte da Barca



DIREITOS HUMANOS EM EXPOSIÇÃO DE ARTISTA BARQUENSE NO BARCA JOVEM 2020

No âmbito do Barca Jovem 2020, está patente no Mercado Pombalino nos Jardins dos Poetas a exposição da autoria da jovem barquense Célia Rodrigues.

Inspirada nos direitos humanos, a exposição pretende chamar a atenção para problemáticas como a violência doméstica e a corrente "blacklivesmatter".

O Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, acompanhado pelo Vereador da Juventude, José Alfredo Oliveira, marcou presença no arranque da exposição e lembrou que "em Ponte da Barca temos muitos jovens artistas, de diversas áreas da cultura, sendo responsabilidade do Município e da comunidade dar-lhes mais reconhecimento, pois a cultura é um bem essencial para o crescimento. Esta exposição demonstra que os nossos jovens estão atentos às problemáticas da sociedade atual e é com um enorme orgulho que verifico o seu talento. "

Municipio de Ponte da Barca




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais