A Romaria de S. João d'Arga foi a primeira candidata a ser anunciada como vencedora do concurso lançado pela RTP, destinado a eleger as Sete Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, durante a gala final realizada esta noite em Bragança.
Após ter superado todas as fases, a candidatura da Romaria mais típica de Portugal conquistou um lugar de eleição no programa da televisão pública apresentado por Catarina Furtado e Carlos Malato, graças à candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Caminha, a qual congregou um apoio significativo da população de Caminha, do Alto Minho e de todo o país, consubstanciado na votação telefónica registada, o que permitiu integrar o lote das eleitas para disputar a fase final e classificar-se como uma das "Sete Magníficas".
Tanto Miguel Alves, presidente da Camara Municipal de Caminha (que subiu ao palco para receber o prémio e aproveitou para destacar o envolvimento popular no apoio a esta identidade cultural alto-minhota), como o pároco de S. João d'Arga, padre Paulo Emanuel, empenharam-se na mobilização de apoiantes a esta candidatura, conseguindo esse desiderato.