JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Lenda e tradição, a inquietude cultural
frente à adversidade

A emergência sanitária levou a que nos últimos meses, devido às limitações na atividade cultural do Principado de Andorra, os elementos do Grupo de Folclore 'Casa de Portugal' propusessem visitar os sete Tamarros distribuídos pelas montanhas das sete paróquias do Principado. Uma obra do desenhador Pere Moles, os Tamarros são seres legendários que protegem as montanhas de Andorra da Sra. Lixeira, um ser maligno que as contamina e neste sentido foram situados em cada paróquia do país um Tamarro para as defender. O Grupo de Folclore 'Casa de Portugal', trajado com roupa de trabalho regional, visitou o Nilo, Enko, Dino, Massa, Andy, Lau e Caldes e junto às gigantescas estruturas de madeira recreou diferentes atividades do quotidiano tradicional português como: lavar a roupa, apanhar erva, namorar, dançar, merendar, conversar e jogos tradicionais. Muitos foram os curiosos que no momento de visitarem também os Tamarros e coincidirem com os elementos do Grupo, admiraram a iniciativa e adoravam os trajes tradicionais portugueses. Além da sessão fotográfica foi editado um vídeo no entorno dos Tamarros que será apresentado brevemente nas redes sociais.

Grup de Folklore 'Casa de Portugal'



Aviso à população | Perigo de Incêndio_Medidas Preventivas



Porto de Viana do Castelo regista aumento de 6,7% nas exportações

No primeiro semestre de 2020, o Porto de Viana do Castelo movimentou um total de 192 mil toneladas de mercadoria, tendo as exportações registado um crescimento assinalável de 6,7%, face ao mesmo período do ano anterior. Este segmento representou cerca de 76% do movimento no porto minhoto.

Em alta estão, também, os granéis líquidos, que cresceram 4,5%, em comparação com o ano anterior. Isto significa que foram movimentadas mais 1100 toneladas deste tipo de mercadorias, durante os primeiros seis meses do ano.

À semelhança do registado nos restantes portos portugueses, a atividade portuária em Viana do Castelo foi afetada pela pandemia de Covid-19, tendo-se traduzido num decréscimo de 9,7% na movimentação de mercadorias, em comparação com o período homólogo do ano de 2019. Os resultados registados na carga geral fracionada (-13,9%) e nos granéis sólidos (-8,9%), são os principais responsáveis pela quebra nos resultados deste porto.

mediatailors



Águas do Alto Minho investe na remodelação de redes de abastecimento de água

A Águas do Alto Minho tem em curso a empreitada de remodelação de redes de abastecimento de água com vista à melhoria da eficiência hídrica no município de Viana do Castelo.

O investimento, de mais e um milhão de euros, prevê a renovação das redes de abastecimento que servem as freguesias de Areosa, Barroselas, Cardielos, Serreleis, Darque, Mujães, Meadela, Monserrate, Chafé, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe, Santa Marta de Portuzelo, Santa Maria Maior, Mazarefes e Vila Fria, em resultado da realização de um diagnóstico às redes de abastecimento de água através dos Planos de Gestão de Perdas dos Municípios, identificando as condutas onde ocorrem roturas com maior frequência.

O contrato para a Empreitada de Execução para a Remodelação de Redes de Abastecimento de Água previstas no âmbito das candidaturas aprovadas do Aviso POSEUR - 12-2018-18 | Eficiência Hídrica foi assinado com a empresa Boaventura & Boaventura, Lda. e tem um prazo de execução de 240 dias, com inicio em agosto de 2020.

A AdAM vai concretizar, nos próximos três anos, investimentos na ordem dos 33,3 milhões de euros, com cofinanciamento comunitário através do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. Destes, 19,6 milhões de euros serão destinados à expansão das redes de abastecimento e de saneamento, aumentando a cobertura dos serviços, e 13,7 milhões de euros serão dedicados à renovação das redes de abastecimento de água e à promoção da eficiência hídrica, com instalação de sistemas de monitorização e controlo para diminuição das perdas de água.

Sobre a Águas do Alto Minho

A Águas do Alto Minho é a entidade responsável pela exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho. Este sistema resultou da Parceria 100% pública celebrada entre o Estado Português e os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, que atribui à Águas do Alto Minho a responsabilidade pela sua exploração e gestão.

A Águas do Alto Minho tem a missão de prestar um serviço mais fiável, eficaz e de qualidade, através de uma gestão eficiente dos recursos naturais, das infraestruturas, dos serviços de operação e manutenção, promovendo a sustentabilidade ambiental com a melhoria da qualidade da água para consumo, o correto tratamento das águas residuais e a redução de perdas de águas e infiltrações.

A Águas do Alto Minho é uma sociedade anónima de capitais públicos detida pela AdP - Águas de Portugal, S.A., e pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

GNR de Viana do Castelo



Implementado sistemas de videovigilância de deteção de incêndios no distrito



GNR: Atividade operacional semanal

O Comando Territorial de Viana do Castelo, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 20 a 26 de julho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1. Detenções: Seis detidos em flagrante delito, destacando-se:
" Três por condução sob efeito do álcool;
" Um por condução sem habilitação legal;
" Um por tráfico de estupefacientes.

2. Apreensões:
" 13 doses de haxixe;
" Duas doses de liamba.

3. Trânsito:

Fiscalização: 313 infrações detetadas, destacando-se:
" 121 por excesso de velocidade;
" 14 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
" 11 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
" Oito por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Sinistralidade: 48 acidentes registados, destacando-se:
" Três mortos;
" Dois feridos graves;
" 20 feridos leves.

4. Fiscalização Geral: 26 autos de contraordenação:
" 20 no âmbito do policiamento geral;
" Três no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
" Dois no âmbito de produtos de estupefacientes;
" Um no âmbito da legislação fiscal.

5. Ações de sensibilização:
" Quatro no âmbito do Programa "Apoio 65", tendo sido sensibilizados 30 idosos;
" Duas no âmbito do Projeto "Piscina Segura", tendo sido sensibilizadas cinco pessoas;
" Uma no âmbito do Comércio Seguro, tendo sido sensibilizados 11 comerciantes.

GNR de Viana do Castelo




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais