JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

A votação é decisiva e continua durante todo o dia de hoje, sábado, através do 760 207 761

ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA PODE SER HOJE ELEITA UMA DAS "7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR"

A Romaria de São João d'Arga pode ser hoje classificada como uma das "7 Maravilhas da Cultura Popular". Ultrapassadas com sucesso, todas as etapas da iniciativa da RTP, a candidatura apresentada pelo Município de Caminha venceu a totalidade das eliminatórias e participa hoje na final, transmitida em direto pela RTP1, a partir de Bragança. A votação é decisiva e continua durante todo o dia de hoje, sábado, através do 760 207 761.

O programa "7 Maravilhas da Cultura Popular" é transmitido hoje, entre as 10h00 às 13h00, na RTP 1, sendo retomado pelas 14h50 e até cerca das 19h00. A partir das 21h50, a programação da RTP 1 continua a falar de "maravilhas", com a Gala Final, apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

A Romaria de São João d'Arga está pois a um passo de ser eleita como uma das "7 Maravilhas da Cultura Popular" e a possível classificação constitui uma importante mais-valia para o evento, mas sobretudo para todo o concelho, que afirma assim a sua história, as suas tradições, a sua notoriedade e o seu prestígio.

Recorde-se que a Romaria tem carácter anual e uma história de séculos, tendo como cenário o Santuário de São João d'Arga, local onde se encontra a capela que tem o nome do santo. É conhecida, principalmente, pelas suas danças e cantares e pela beleza típica dos trajes coloridos das suas romeiras, característicos do Alto Minho. Nela encontramos a riqueza das danças como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d'Arga, a Cana-verde, a Tirana, etc., num encontro espontâneo de grupos de tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela.

Os vencedores das "7 Maravilhas da Cultura Popular" serão conhecidos hoje durante a gala. Para a RTP, "das muitas razões que explicam porque Portugal está, hoje, na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular. Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade".

Além da RTP 1, os programas têm emissões na RTP Internacional América, RTP Internacional e RTP Internacional Ásia.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Votação começou hoje, através do 760 207 761, e decorre até ao próximo sábado

ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA A UM PASSO DE SE TORNAR UMA DAS "7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR"

Catarina Furtado e José Carlos Malato conduzem os programas do próximo sábado na RTP

A Romaria de São João d'Arga está a um passo de ser classificada como uma das "7 Maravilhas da Cultura Popular". A candidatura, apresentada pelo Município de Caminha, ultrapassou seis fases, em que a avaliação foi realizada em parte por um painel de especialistas e posteriormente pelo público, através do voto por telefone. As votações abriram hoje para a etapa decisiva e terminam no programa de sábado, dia 5 de setembro, à voz dos apresentadores Catarina Furtado e José Carlos Malato. O programa Daytime será transmitido pela RTP e RTP Internacional, a partir de Bragança, das 10H00 às 19H30, e a Gala Final a partir das 22H00.

A Romaria de São João d'Arga realiza-se anualmente, desde há vários séculos, no Santuário de São João d'Arga, local onde se encontra a capela com o mesmo nome. É conhecida, principalmente, pelas suas danças e cantares e pela beleza típica dos trajes coloridos das suas romeiras, característicos do Alto Minho. Nela encontramos a riqueza das danças como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d'Arga, a Cana-verde, a Tirana, etc., num encontro espontâneo de grupos de tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela.

Para a RTP, que promove a iniciativa, neste concurso, elege-se "o património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública. O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país".

Trata-se de uma inquestionável oportunidade para valorizar e promover não apenas o património em causa, neste caso a Romaria de São João d'Arga, mas todo o concelho. A votação é decisiva e, como referimos, começou hoje, através do 760 207 761, e decorre até ao próximo sábado.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Final decorrerá a 5 de setembro em Bragança

ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA É FINALISTA ÀS "7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR"

A Romaria de São João d'Arga ultrapassou mais uma etapa decisiva e tornou-se finalista no concurso "7 Maravilhas da Cultura Popular", da RTP, A candidatura, apresentada pelo Município de Caminha, ultrapassou seis fases, em que a avaliação foi realizada em parte por um painel de especialistas e posteriormente pelo público, através do voto por telefone. Ontem, em Loulé, depois de alguma expetativa, a Romaria de São João d'Arga regressou à tabela os sete mais votados e apurou-se para a final, que decorrerá a 5 de setembro em Bragança.

No final do dia, o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, agradecia, ao jeito da festa popular, cantando, a todos os que se envolveram nesta candidatura: "a nossa Romaria de São João d'Arga é finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Obrigado por todo o apoio, por toda a mobilização. Obrigado ao concelho, ao Alto Minho, a Portugal. Continuem a apoiar a nossa festa, falta pouco para o objetivo final. Siga a rusga!"

A candidatura da Romaria de São João d'Arga às "7 Maravilhas da Cultura Popular", apresentada pelo Município no final de 2019, foi desde logo selecionada pelo Painel de Especialistas, órgão composto por 7 elementos representativos dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, cujos nomes são indicados pelas entidades que integram o Conselho Científico do concurso.

Já no primeiro trimestre deste ano, aconteceu a 2.ª fase, com a seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, mais uma vez a cargo do Painel de Especialistas, e uma vez mais com sucesso para a candidatura do concelho.

A 3.ª fase, de seleção de 7 candidatos por Distrito ou Região Autónoma, o Painel de Especialistas voltou a pronunciar-se a favor da candidatura da nossa Romaria, reduzindo os candidatos a 7 finalistas regionais, posteriormente apresentados para votação pelo público.

Seguiu-se a 4ª fase: Eliminatórias Regionais, já através do voto por telefone, que correu menos bem, mas, mesmo assim, a Romaria de São João d'Arga posicionou-se de forma a poder recuperar na fase seguinte, de Repescagem. A mobilização através do voto assegurou a presença da Romaria nas meias-finais, e a candidatura, aliás, ocupou a primeira posição durante todo o dia, terminando o programa da RTP com total êxito.

A 6ª Fase: Meias-Finais, aconteceu ontem em Salir, Loulé. Resultado: a Romaria de São João d'Arga irá competir na final, podendo ser classificada como uma das "7 Maravilhas da Cultura Popular" já no dia 5 de setembro, durante um programa especial a transmitir em direto pela RTP 1, a partir de Bragança.

Esta 7ª Fase: a Finalíssima às "7 Maravilhas da Cultura Popular", constará da "Gala Finalíssima", transmitida pela RTP 1 e RTP Internacional, em horário nobre. A votação caberá ao público, através de chamada telefónica.

Para a RTP, neste concurso, elege-se "o património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública. O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país".

Trata-se de uma inquestionável oportunidade para valorizar e promover não apenas o património em causa, neste caso a Romaria de São João d'Arga, mas todo o concelho.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Drive-In Vilar de Mouros com cinema, música e humor, de 27 a 30 de Agosto

Vilar de Mouros está habituada a reinventar-se para poder acolher grandes espetáculos. É assim desde os anos 60 e não poderia deixar de o ser num dos momentos mais complexos e difíceis da nossa história. A Cultura é um lugar seguro, Vilar de Mouros é um lugar seguro. Este ano não temos o festival que tanto nos orgulha mas temos música, cinema e comédia em versão Drive In, com toda a segurança, com todos os cuidados. E temos mais: temos o envolvimento de quatro associações culturais do concelho de Caminha que fazem parte deste cardápio de qualidade e vão marcar todos os dias do programa, especialmente o último, mais popular, mais nosso. Juntamos o que temos de melhor, a memória do passado, bons artistas do presente e a confiança no futuro. Este Drive In Vilar de Mouros é mais um momento alto do programa cultural do concelho de Caminha!

Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha

Atendendo às diretrizes do Ministério da Cultura, que visam levar a Cultura para as ruas de forma segura e acessível a todos, valorizando o património natural e cultural, o Município de Caminha organiza o evento Drive-In Vilar de Mouros, entre 27 e 30 de Agosto, com cinema, música e humor. A noite de estreia, a 27 de Agosto, conta com o Tio Jel e o seu espectáculo de stand-up comedy "Salgue-se", seguido da projecção do filme "Begin Again", com Keira Knightley e Adam Levine dos Maroon 5 nos papéis principais, num filme em que a música é o fio condutor; no dia seguinte, Dead Cats Dead Rats - The Doors Trip recriam ao vivo o concerto Live at the Isle of Wight Festival 1970, uma homenagem aos The Doors, seguindo-se a projecção do filme "Rocketman", o extraordinário biopic sobre a vida de Elton John; o concerto de Aurea e a projecção de "Variações", o filme-sensação de 2019, protagonizado pelo talentoso Sergio Praia, garantem uma noite em cheio a 29 de Agosto; a última noite, a 30 de Agosto, é dedicada aos artistas locais e celebra o talento musical que há mais de 100 anos é marca distintiva de Vilar de Mouros: abre com a Banda de Música de Lanhelas, fundada em 1850, por onde tantos maestros passaram, continua com uma desgarrada, a partir da herança dos costumes do Minho, da autoria de Augusto Canário e Amigos, e encerra com a actuação da Academia de Música Fernandes Fão, que junta alunos e professores. As quatro noites do evento serão palco de intervenções diárias da Krisálida, companhia de teatro profissional de Caminha, com o mote "Família Amor-Feliz vai ao Drive-In Vilar de Mouros" .

O recinto do Drive-In Vilar de Mouros está desenhado para acomodar um total de 150 carros, sendo os acessos efetuados mediante a apresentação de bilhete de entrada, que será atribuído gratuitamente, devendo ser levantado, para cada dia, nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora. Cada bilhete equivale a um veículo, com lotação máxima autorizada de 5 pessoas. A entrada será efectuada por ordem de chegada. As portas do recinto abrem 45 minutos antes da programação diária. O dia 28 de Agosto é dedicado aos motards e a Associação Grupo Motard de Vilar de Mouros irá gerir os acessos ao evento nesse dia tão especial.

O respeito pelas recomendações da DGS quanto ao afastamento social, utilização de máscara em locais fechados e desinfeção de mãos será obrigatório, não estando autorizada a saída do veículo excepto para deslocação ao WC. O controlo de fluxos de trânsito terá o auxílio da GNR no exterior e no interior o apoio de staff e dos Bombeiros no estacionamento dos veículos. As refeições serão controladas através da aplicação 3cket, que permite aos utentes pedirem comodamente, na sua viatura, comida e bebida.

Vilar de Mouros está umbilicalmente ligado à história da música: foi lá criado o primeiro festival de música da península ibérica em 1965 e, desde então, é encarado como o santuário nacional da música, que atrai milhares de turistas anualmente, que procuram conhecer a sua história, o recinto e sentir as vibrações daquele espaço e do palco, criado em 1982 de forma permanente, que até hoje se mantém inalterado. Com o objetivo de manter esta ligação à música e cultura, valorizando o património imaterial da freguesia, o Drive-In Vilar de Mouros pretende envolver as forças vivas e artísticas do concelho cumprindo todas as diretrizes de segurança sanitárias recomendadas pela DGS. A freguesia de Vilar de Mouros, concelho de Caminha leva, através deste projecto especial, a cultura aos habitantes e turistas da região, enquanto todos aguardamos o emocionante regresso do Festival EDP Vilar de Mouros em 2021.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Município agradece a todos os que se envolveram nesta etapa e em todo o processo

ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA É PRÉ-FINALISTA ÀS "7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR" PORTUGUESA"

A Romaria de São João d'Arga é pré-finalista no programa da RTP1 que este ano elege as "7 Maravilhas da Cultura Popular" portuguesa. A candidatura, apresentada oportunamente pelo Município de Caminha, ultrapassou mais uma fase, durante o programa de repescagem, com o voto por telefone a colocá-la na meia-final, que se disputa já no próximo domingo, dia 23 de agosto. O número de telefone a que corresponde o voto na nossa Romaria mantém-se: 760 207 761.

O programa, que decorreu a partir das 11h30 deu início à votação e, durante toda a manhã, a Romaria de São João d'Arga manteve-se nos três primeiros lugares. Na retoma do programa, à tarde, a nossa Romaria passou a liderar a tabela e conservou a posição até o final do dia. Ao receber o certificado que garante o apuramento como pré-finalista, o presidente da Câmara de Caminha agradeceu a todos os que votaram, do concelho e de fora do concelho, assim como a todos os que se empenharam e contribuíram para o sucesso da candidatura nesta fase.

Miguel Alves, numa analogia com um dos aspetos que também caraterizam a Romaria de São João D'Arga, as rusgas, disse "siga a rusga". Isto porque há um novo desafio, a vencer já no próximo domingo.

A participação neste programa, emitido em direto na RTP1 e na RTP Internacional, assim como nas redes associadas, é uma forma poderosa de divulgar a Romaria de São João d'Arga enquanto joia da cultura popular, mas também de promover o próprio concelho junto de milhões de telespetadores por todo o mundo.

Conforme se explica na candidatura, a Romaria de São João d'Arga realiza-se anualmente, desde há vários séculos, no Santuário de São João d'Arga, local onde se encontra a capela com o mesmo nome. Este ano, excecionalmente e por causa da pandemia, não irá realizar-se.

A Romaria é conhecida, principalmente, pelas suas danças e cantares e pela beleza típica dos trajes coloridos das suas romeiras, caraterísticos do Alto Minho. Nela encontramos a riqueza das danças como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d'Arga, a Cana-verde, a Tirana, etc., num encontro espontâneo de grupos de tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela.

O Mosteiro de São João D'Arga, no coração da Serra D'Arga é o ponto de encontro e o destino dos grupos - rusgas - que se juntam e partem rumo à festa. "Assistimos à chegada de grupos - as rusgas - oriundos do concelho de Caminha, dos concelhos vizinhos assim como de diversos pontos do país e da Galiza e que outrora percorriam caminhos da serra descalços. Juntam-se romeiros e peregrinos ao som de concertinas, cantando e dançando, onde não dispensam o merendeiro para prestar homenagem ao patrono de Arga de São João e dando início à caminhada na tarde de 28 de agosto.

No trajeto há uma paragem obrigatória junto do penedo dos namorados, onde os solteiros atiram uma pedra ao penedo e se ela lá ficar é sinal de que casará no ano seguinte.

Chegados ao recinto da romaria, após um longo caminho, é ritual imprescindível dar três voltas à capela, a pé ou de joelhos, conforme a promessa feita, seguida pela entrada na capela para beijar o Santo e deixar duas esmolas, uma ao santo (São João Baptista) e outra ao diabo, uma tradição que muitos romeiros ainda mantém.

A ladear a capela encontram-se os quartéis construídos para abrigo dos romeiros ou peregrinos que acorriam à festa cansados do bailarico que continua pela noite dentro.

Na parte inferior dos quartéis encontram-se instaladas as tascas que oferecem as iguarias confecionadas pelas mãos dos seus habitantes. Falamos do saboroso prato de sarapatel (confecionado com miúdos, tripas e bucho de cabrito), o cabrito à moda da Serra d'Arga, servido já por tradição no dia 27 de agosto e o arroz doce. No final rega-se tudo com 'chiripiti' (bebida de bagaço com mel extraído da serra).

A romaria tem início no dia 28 de manhã com as celebrações religiosas. Às 10 horas entra a banda de música no recinto, seguindo-se a eucaristia e sermão".

Gabinete de Informação ao Munícipe



Empresa portuguesa aposta na vila de Caminha com a construção de um equipamento Premium para Turismo

INVESTIMENTO DE 2 MILHÕES DE EUROS PERMITE REQUALIFICAR EDIFÍCIO ICÓNICO NO CENTRO HISTÓRICO DE CAMINHA

Mesmo em tempos de pandemia, o concelho de Caminha não deixa de atrair investimento na área do Turismo. O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, acompanhado do Vereador das Obras Particulares, Guilherme Lagido e do Presidente da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho, assistiram ao arranque das obras de recuperação de um dos edifícios mais conhecidos do Centro Histórico de Caminha, junto à marginal. As obras representam um investimento de 2 milhões de euros, que é realizado por uma empresa portuguesa apostada no crescimento da indústria do Turismo no concelho de Caminha.

De facto, com este, são já 5 os projetos desenvolvidos pela Ma Petite Maison Lda no concelho da Foz do Minho, sinal da confiança gerada pelo bom desenvolvimento da economia nos últimos anos.

Para Miguel Alves, autarca de Caminha, "há um duplo significado neste investimento tão importante. O primeiro, sublinha a valia de uma indústria como o Turismo que, nos últimos anos, duplicou o número de hóspedes na nossa terra; o segundo, vem demonstrar a confiança dos agentes económicos num momento de medo e de interrogação. No meio desta pandemia que tomou conta do nosso quotidiano, os investidores privados continuam a aparecer e dão um sinal positivo para o futuro. O momento é muito difícil mas a descida da taxa de desemprego no mês de junho e o aparecimento destes investidores, dão-nos alento, enquanto comunidade, para enfrentarmos os meses duros que se seguem".

A recuperação do edifício situado na rua Barão de S. Roque, em Caminha, vai criar cinco apartamentos Premium para o Turismo, apostando num segmento alto do mercado. Com acabamentos e decoração de luxo, o equipamento terá quatro apartamentos T2 e um apartamento T4, para além de piscina, zona de lazer, sauna e outros serviços complementares. O empreendimento terá ainda um salão com capacidade para albergar eventos com meia centena de pessoas. A empresa de construção civil responsável pela empreitada é do concelho de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Domingo, o voto que pode garantir a repescagem faz-se através do 760 207 761

ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA QUER DAR MAIS UM PASSO PARA SE TORNAR UMA DAS "7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR"

p>A Romaria de São João d'Arga ficou classificada em 2º lugar na fase distrital do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, da RTP, mas terá uma nova oportunidade de conseguir passar a Pré-finalista no Programa de Repescagem, que se irá realizar já no próximo domingo, dia 16 de agosto. No programa especial, serão repescados seis patrimónios entre os candidatos que se apuraram em 2º lugar, para se conseguir totalizar os 28 pré-finalistas. Nesse dia, a partir do início do programa, o voto faz-se através do 760 207 761.

A eleição da Romaria de São João d'Arga é mais uma oportunidade para promover o concelho e sobretudo a Serra d'Arga, nomeadamente as suas paisagens, gentes, costumes e produtos.

No início do programa, por volta das 11h30, à voz dos apresentadores serão ativadas 19 linhas de telefones correspondentes aos segundos classificados que vão a votação. O período de votação encerra pelas 19h30, também devidamente alertado à voz dos apresentadores. O número de telefone a que corresponde o voto na nossa Romaria mantém-se: 760 207 761.

Os Pré-Finalistas apurados neste programa de Repescagem, estão automaticamente habilitados a participar na Meia-Final, a realizar a 23 de agosto em Salir, Loulé, para disputar o estatuto de finalista.

O último programa 7 Maravilhas da Cultura Popular, emitido em direto pela RTP 1 decorreu em Ponte da Barca e Romaria de São João d'Arga fez-se representar no programa pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves; pároco de Arga de São João, Pe Paulo Emanuel; presidente da Freguesia de Arga (Arga de Baixo, Cima e São João) Ventura Cunha; representantes da Comissão de Festas da Romaria de São João d'Arga e mordomas.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Apesar de não haver registo de casos ativos de COVID 19 no concelho, Miguel Alves não quer facilitismos e reforça presença da GNR na zona de bares durante a segunda quinzena de agosto

AUTARQUIA PAGA REFORÇO DE POLICIAMENTO NO CENTRO HISTÓRICO DE CAMINHA

A partir de sexta-feira, dia 14 de agosto, o Centro Histórico de Caminha vai contar com um reforço de patrulhamento e vigilância da GNR por força da contratação de serviços efetuada pela Câmara Municipal. O número de efetivos nas ruas do Centro Histórico aumentará durante a segunda quinzena de agosto, data em que se espera um maior afluxo de visitantes no concelho e nas zonas de diversão noturna.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "o reforço da GNR não está ligado a nenhuma notícia do presente. Na verdade, o número de doentes tem sido baixo, a generalidade das pessoas tem cumprido as regras de higiene e distanciamento social e os estabelecimentos, salvo poucas exceções, cumprem as regras de lotação, ocupação de esplanada e horários de encerramento. Mas não podemos facilitar, nem dar mostras que abrandamos no rigor. A fiscalização municipal continuará a ser uma constante e, a partir do meio do mês, vamos contratualizar com a GNR a presença de mais efetivos nas ruas onde costuma acontecer a diversão noturna".

Segundo dados prestados pelo Comando Distrital da GNR, no âmbito do combate à pandemia, já foram registadas 28 infrações no concelho de Caminha, essencialmente relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. Para o autarca, não há dúvidas: "as coisas estão a correr bem, as pessoas têm tido uma atitude muito cuidadosa, os empresários percebem que devem cumprir as regras, o concelho de Caminha está cheio de turistas e os casos de doença são residuais, mas, basta um ato irrefletido ou uma atitude irresponsável para colocar o trabalho de todos em xeque. Sabemos que os últimos dias de verão mobilizam muita gente para a vida noturna e não queremos deitar tudo a perder. Podemos sair, podemos descontrair mas sempre, sempre mesmo, temos que cumprir as regras, zelar pela nossa saúde e respeitar os outros", remata Miguel Alves.

No último boletim da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o concelho de Caminha não registava qualquer caso ativo de COVID 19. Caminha vem assinalando um grande número de turistas durante os meses de verão e tem-se afirmado pela programação cultural que anima as ruas e as praças, cumprindo todas as regras emanadas pela Direção Geral de Saúde.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Exposição pode ser visitada até 28 de novembro

"CABRITA: OBRAS NA COLEÇÃO DE SERRALVES" PARA APRECIAR NO MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA

Mais de uma dezena de obras de Pedro Cabrita Reis, pertencentes à Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves podem, a partir de agora, ser admiradas no Museu Municipal de Caminha. A inauguração da mostra "Cabrita: Obras na Coleção de Serralves" aconteceu no final da tarde de ontem, com a presença, entre outros, de Manuel Heitor, Ministro da Ciência e Ensino Superior; Artur Santos Silva, banqueiro; Luís Braga da Cruz, ex-Ministro; Isabel Pires de Lima, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e Joana Valsassina curadora da exposição.

Esta é uma mostra fundamental para entender a evolução da obra de Cabrita Reis ao longo de mais de uma década e prestigia o concelho de Caminha. O Município aceitou, em 2016, o convite da Fundação de Serralves tendo-se tornado membro do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves mediante a celebração de um protocolo, o que já permitiu trazer ao concelho várias exposições pertencentes a Serralves.

A exposição agora inaugurada pode ser visitada até 28 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Conforme foi explicado, "a presente exposição reúne um conjunto de obras de Pedro Cabrita Reis (Lisboa, 1956) pertencentes à Coleção de Serralves, oferecendo uma perspetiva sobre a evolução formal e conceptual da obra do artista ao longo das décadas de 1980 e 1990."

Sobre a obra do artista, Serralves destaca: "com reconhecimento internacional consolidado, o trabalho de Cabrita tornou-se crucial para o entendimento da escultura a partir de meados da década de 1980. A sua complexa obra, caracterizada por um idiossincrático discurso filosófico e poético, engloba uma grande variedade de meios: pintura, escultura, fotografia, desenho e instalações compostas de materiais encontrados e de objetos manufaturados. Utilizando materiais simples e submetendo-os a processos construtivos, Cabrita recicla reminiscências de gestos, ações, objetos e espaços primordiais do quotidiano. Centradas em questões relativas à condição humana e a conceitos paradigmáticos como o sagrado, a morte, a casa e a memória, as suas obras adquirem um sugestivo poder de associação que, transpondo o visual, alcança uma dimensão metafórica".

"Cabrita: Obras na Coleção de Serralves" faz parte do programa de apresentação de obras da Coleção de Serralves, "selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país".

Cabrita Reis tem participado em importantes exposições internacionais, tais como na Documenta IX em Kassel, em 1992, nas 21ª e 24ª Bienais de São Paulo, e no Aperto na Bienal de Veneza de 1995. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza e em 2009 participou na Xème Biennale de Lyon, "The Spectacle of the Everyday". O seu trabalho tem sido exibido em numerosas exposições organizadas por diversos museus e centros de arte.

Gabinete de Informação ao Munícipe



"Suspeitos do Costume" visitam praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia Âncora, Forte do Cão e Azenhas

CAMPANHA PERCORRE PRAIAS DO CONCELHO COM BANDEIRA AZUL SENSIBILIZANDO PARA AS BOAS PRÁTICAS

A campanha de sensibilização ambiental os "Suspeitos do Costume" está esta semana a percorrer as praias do concelho, alertando para as boas práticas, com particular incidência nos novos "suspeitos", as máscaras, abandonadas muitas vezes nos areais e no mar. A campanha é interativa e oferece brindes aos veraneantes. Esta semana já esteve na praia da Foz do Minho, na praia de Moledo, na praia de Vila Praia Âncora, hoje está na praia do Forte do Cão e termina amanhã com uma ação na praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

A campanha, promovida com a empresa Luságua, está ligada à Bandeira Azul da Europa, e visita todas as praias oceânicas do concelho, assim como a praia fluvial das Azenhas, uma vez que as cinco foram mais uma vez este ano galardoadas com a Bandeira Azul.

Devido à pandemia, as ações desenvolvem-se no período da manhã em cada uma das praias, com a montagem de uma tenda, onde está exposta informação relativa aos cuidados a ter com a deposição dos resíduos, incluindo o serviço de recolha de monos e monstros.

Considerando ainda a ação escolhida, os "Suspeitos do Costume", há também informação relativa aos mais recentes "suspeitos" encontrados nas praias do concelho, abordando as boas praticas a ter para reverter o problema. Como as máscaras passaram, como referimos, a ser um dos "suspeitos" encontrado nos areais e nos fundos do mar, a campanha incide também nas boas praticas corretas de deposição deste resíduo em particular.

Para além disso, é lançado um desafio aos veraneantes e, no caso de o aceitarem e de entregarem resíduos encontrados na areia, recebem um brinde: um pequeno frasco de álcool gel.

O outro brinde que está a ser distribuído pelos veraneantes é uma máscara cirúrgica num saco de papel, sendo que no saco de papel está impressa uma mensagem de sensibilização, bem como o número do serviço de recolha de monos e monstros, com vista a divulgar um pouco mais o serviço.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Mais de 30 momentos surpresa durante os meses de julho e agosto

CULTURA DE RUA ANIMA O CONCELHO

No concelho de Caminha, residentes e visitantes estão a ser surpreendidos nas praças, praias, ruas, auditórios, com espetáculos de teatro de rua, música itinerante, leitura/teatro infantil, ações de sensibilização "Segura banhos", artes circenses, tudo momentos que integram o Cultura de Rua. Até final de agosto, o Cultura de Rua conta com mais de 30 momentos surpresa. GoGospel, música itinerante, animação de rua e vários concertos com Non Talkers, O Gajo, Papercutz e Minimalanimal Band são alguns dos espetáculos que o público ainda vai poder ver.

Tal como o Vilas People, 4 Quartas de Jazz, percursos temáticos a cavalo, jipe, história & património e fotografia, o Cultura de Rua integra também o Programa Cultural Verão 2020 para o concelho de Caminha. Trata-se de um programa arrojado, adaptado às imposições da DGS, que pretende "resgatar" a cultura para o nosso concelho e mostrar que o Concelho de Caminha é um Destino de Confiança. Para o presidente da Câmara de Caminha "o concelho de Caminha desconstruiu a sua programação cultural de verão face por causa da pandemia. Em primeiro lugar estão as pessoas, a sua saúde, as suas vidas. Mas depois está o seu bem-estar e a Cultura é parte disso, a Cultura é o que nos provoca, que nos interpela, que nos faz pertencer a algo maior".

O Cultura de Rua tem como objetivo surpreender as pessoas nas praças, nas ruas, nas praias. Para Miguel Alves, "a Cultura de Rua é uma iniciativa de arte itinerante e surpreendente que qualifica o espaço público e garante animação, sem dia nem hora marcada, para todos os que aqui vivem ou aqui passam as suas férias. Até agora a receção tem sido muito boa, as pessoas ficam felizes quando recebem esta atenção e acho que isto, e tudo o que temos feito, justifica que o concelho de Caminha esteja a resistir tão bem ao impacto económico e social que o país está a enfrentar".

Até ao momento, o Cultura de Rua já foi a Lanhelas, Moledo, Caminha, Vila Praia de Âncora com espetáculos de teatro de rua, música itinerante, leitura/teatro infantil, ações de sensibilização "Segura banhos", artes circenses. Até final de agosto, os caminhenses e visitantes ainda vão ser surpreendidos nas ruas, praias e praças do concelho com muitos espetáculos, com destaque para o teatro ao vivo "Quadros de Caravaggio"; espetáculo musical "Gogospel"; vários concertos: Non Talkers, O Gajo, Papercutz e Minimalanimal Band; arte de rua, música itinerante, entre outros.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Programa Cultural Verão 2020 integra percursos, fotografia, passeios de jipe e passeios a cavalo

PERCURSOS TEMÁTICOS ARRANCARAM COM VIAGEM PELA HISTÓRIA & PATRIMÓNIO DA VILA DE CAMINHA

Entre as propostas que temos para este verão, os percursos temáticos são possibilidades aliciantes e diversas. O primeiro de agosto aconteceu no início desta semana, com uma "viagem" pela História & Património, que mostrou "As casas de Caminha - casas inteiras e meias-casas", mas também andou pelo Centro Histórico, entre outros locais. Quem perdeu este percurso, tem ainda oportunidade de o fazer, no próximo dia 10. Mas há muitas oportunidades e também a possibilidade de fazer passeios de jipe e a cavalo.

Para poder participar nos percursos temáticos História & Património e Fotografia, as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ocorrer até dois dias antes da atividade, através do e-mail cultura@cm-caminha.pt

Os interessados devem fornecer nome completo, contacto, número do cartão de cidadão e data de nascimento para efeitos de ativação de seguro. O limite máximo é de 10 pessoas.

Na segunda-feira, o percurso temático História & Património percorreu as ruas de Caminha, partindo da Torre do Relógio. Os participantes puderam conhecer a evolução da Vila de Caminha, percorrendo as suas ruas mais características, detendo-se sobre os diferentes tipos de casa que resistem ainda com o pitoresco medieval. Este percurso decorrerá novamente no dia 10 de agosto.

PERCURSOS TEMÁTICOS | AGOSTO E SETEMBRO

HISTÓRIA & PATRIMÓNIO

10 agosto | 18H00
AS CASAS DE CAMINHA - CASAS INTEIRAS E MEIAS-CASAS
Partindo da Torre do Relógio, é dada a conhecer a evolução da Vila de Caminha, percorrendo as suas ruas mais características, com um olhar especial sobre os diferentes tipos de casa que resistem ainda com o pitoresco medieval que caracteriza a localidade. Com paragens, explicações e breves visitas a pontos de referência e monumentos da Vila, este Roteiro atrai principalmente pelas curiosidades, lendas e estórias das ruas e casas da Bela Marinheira. Terminando na Rua dos Pescadores da Vila de Caminha, são apresentadas aos visitantes as Meias-Casas de Pescadores de Caminha, tipologia singular e única do Património Piscatório.
- Torre do Relógio
- Antigo Burgo de Caminha, Casas Burguesas, Igreja Matriz e Muralha Medieval
- Rua de São João e Casas Burguesas Ricas da Rua do Vau
- Rua da Corredoura e Casas Burguesas da Corredoira
- Subida ao Convento de Santo António
- Miradouro e a Muralha Setecentista
- A Rua dos Pescadores, as Meias-Casas e a última Muralha de Caminha - Histórias, Curiosidades e Personagens da Rua e da Vila
- Convento de Santa Clara

Orientador da visita: Arq. Renata Monteiro
Duração: 2 horas / 2.30 horas
Participantes: Máximo de 10 pessoas
Percurso Pedonal

11 e 17 agosto | 16H00

ROTA DOS MOINHOS
Com partida do Terreiro de Caminha, aos visitantes serão apresentados os moinhos do Concelho, dando a descobrir estas pequenas joias do património Caminhense por tantos desconhecidas. Com breves explicações, histórias e curiosidades sobre as construções e funcionamento típicos deste tipo de património, os participantes poderão remontar aos tempos em que os moinhos funcionavam e integravam o dia-a-dia das gentes das aldeias do Concelho de Caminha.
- Moinhos de Vento de Moledo
- Moinho de Bouça Mé - Orbacém
- Moinhos da Gândara - Arga de Cima
- Moinhos D'Apardal - Riba de Âncora
- Azenhas de Vilar de Mouros

Orientador da visita: Arq. Renata Monteiro
Duração: aproximadamente 2 horas / 2.30 horas
Participantes: Máximo de 10 pessoas
Transporte: é da responsabilidade de cada participante

07 e 14 setembro | 15H30

ROTA DAS TASCAS E VISITA A SÃO JOÃO D'ARGA
Partindo do Terreiro de Caminha, os visitantes terão contacto com a história da vila de Caminha e seu Concelho, percorrendo a gastronomia, petiscos, doçaria e tascas típicas do Concelho, desde Caminha a Vila Praia de Âncora, Dem e a Serra D'Arga. Com paragens em locais de vistas relevantes do Concelho, são ainda dadas a conhecer, entre petisco e petisco, momentos da história de Caminha e do Concelho, finalizando a tarde numa visita ao Mosteiro de São João D'Arga.
As paragens nas tascas e estabelecimentos de petiscos permitem aos visitantes disfrutar de um leque variado dos produtos da região: peixe/marisco, fumeiro, queijo, broa e pão, mel, champarrião, bagaço com mel (xiripiti), caminhenses, mocas, entre outros.

Orientador da visita: Arq. Renata Monteiro
Duração: aproximadamente. 4 horas / 4.30 horas
Participantes: Máximo de 10 pessoas
Consumo nas "tascas": o pagamento é da responsabilidade do participante
Transporte: assegurado por cada participante

FOTOGRAFIA
Orientador da visita: fotografo Luís Valadares
Participantes: Máximo de 10 pessoas
Equipamento: Qualquer forma de registar imagens
Duração: aprox. 2 horas / 2.30 horas
Transporte/deslocação: assegurado por cada participante

quarta, 05 agosto | 18H00
MIRADOUROS
Roteiro perfeito para quem gosta de apreciar paisagens de um ponto alto e com vista panorâmica privilegiada para alguns pontos do concelho. Em cada um deles poderá captar imagens diferentes.
Ponto de encontro: Terreiro/Praça Cons. Silva Torres - Caminha

quarta, 12 agosto | 09H00
SERRA D'ARGA - LUGARES MÁGICOS
Na Serra de Arga vamos poder sentir e fotografar a parte mais rural do concelho. Desde um Mosteiro no meio de um vale, a quedas de água, vida animal no seu estado puro entre outros momentos únicos e imprevisíveis que vão acontecendo neste recanto do concelho.
Ponto de encontro: Terreiro /Praça Cons. Silva Torres - Caminha

quarta, 20 agosto | 18H00
À BEIRA MAR
Se gosta de fotografar a zona da costa, esta é uma oportunidade de passar uma tarde diferente. Fotografe locais especiais banhados por água de mar e de rio, aproveitando a experiência do nosso fotógrafo para o orientar na captura de ângulos únicos.
Ponto de encontro: Forte da Lagarteira - Vila Praia de Âncora

quarta, 27 agosto | 09H00
AS VILAS
Fotografe a parte mais histórica da vila de caminha. Neste percurso a pé terá a oportunidade de conhecer uma das igrejas mais bonitas do Norte, um conjunto de monumentos, entre eles as Muralhas de Caminha e finalizar com a subida à Torre do Relógio que proporciona uma vista única de 360 graus.
Ponto de encontro: Terreiro /Praça Cons. Silva Torres - Caminha

quarta, 02 setembro | 09H00
RECANTOS ESCONDIDOS
Se gosta de fotografar a natureza junte-se ao grupo e vamos conhecer lugares cheios de cor e vida em lugares mais afastados da costa. Prepare a sua camera para captar águas cristalinas ao mesmo tempo que respira ar puro da natureza envolvente.
Ponto de encontro: Forte da Lagarteira - Vila Praia de Âncora

PASSEIOS DE JIPE

Aventure-se nesta descoberta entre a Serra e a Costa do concelho de Caminha
Passeio da Serra - de Caminha a São João d'Arga
Passeio da Costa - de Caminha a Vila Praia de Âncora
Mais informações e inscrições através do T 925 597 203 - Caminha 4x4

PASSEIOS A CAVALO

O concelho de Caminha também se descobre a cavalo
Passeio 1 hora - Aldeia e monte de Moledo
Passeio 2 horas - Mata do Camarido e praia de Moledo
Mais informações e inscrições através do T 912 350 046 - Centro Equestre de Moledo

Gabinete de Informação ao Munícipe



Edição 2020 entre 20 de julho e 23 de agosto na Casa do Marco

ARTE NA LEIRA E HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Há mais de duas décadas a levar a arte moderna ao coração da Serra D'Arga, a Arte na Leira não ficou indiferente à pandemia que marca o dia a dia em Portugal e no mundo e vai homenagear os profissionais de saúde. Durante cerca de um mês, a Casa do Marco, em Arga de Baixo, volta a transformar-se numa grande galeria de arte. Pode ser visitada entre 20 de julho e 23 de agosto, com entrada livre.

Este ano cumpre-se a 22ª edição de um evento ininterrupto que, dadas as suas caraterísticas, tem todas as condições para poder realizar-se em segurança, não faltando, porém, as condições de higiene e desinfeção acrescidas, como determinam as normas da DGS.

O seu promotor, o artista Mário Rocha, não ficou indiferente ao fenómeno Covid 19. Por isso, explica o artista, este ano vai fazer uma homenagem aos profissionais de saúde, os aliados com os quais contamos todos os dias e que neste período merecem ainda mais o nosso apreço.

A homenagem idealizada pelo artista plástico materializa-se sob a forma de escultura, ou melhor, esculturas. Já estão a ser montadas e ficam ao ar livre, na leira, porque a Arte na Leira é isso mesmo, uma grande galeria de arte, com múltiplos espaços, a maior parte deles ao ar livre, podendo os visitantes circular livremente e apreciar as diversas peças de arte, entre a pintura, escultura, desenho, cerâmica, fotografia, ourivesaria e design.

Como é habitual na Arte na Leira, voltarão a conviver lado a lado obras de artistas consagrados, nacionais e internacionais, e novas promessas. Este ano poem ser admirados e adquiridos trabalhos do próprio Mário Rocha, João Lopes Cardoso, Henrique Silva, Marco Rooth, Catarina Machado, Rico Sequeira, Ana Camilo, Paulo Neves, Lara Lavey, André Castanho, Maria Souto de Moura, Victor Roriz e Luís Paupério.

A festa, tradicionalmente com fogo de artifício e muita animação, não vai realizar-se, mas a Arte na Leira recebe visitantes a partir de segunda-feira, dia 20 de julho, e até a 23 de agosto, todos os dias entre as 10h00 e as 20h00.

Por causa da pandemia, a utilização de máscara é obrigatória em todos os recintos da exposição, assim como a desinfeção das mãos à entrada.

Mário Rocha é um nome maior na pintura portuguesa contemporânea e um artista multifacetado que se exprime em múltiplas áreas, com destaque para a pintura, é certo, mas também na cerâmica e na escultura.

Há 22 anos decidiu abrir as portas da sua Casa do Marco, em plena Serra D'Arga, levando para o coração do interior mais profundo algo que, à partida, parecia completamente dissonante: a arte moderna e os artistas contemporâneos. Mas a harmonia marcou desde logo a primeira edição, com a ruralidade e o cenário o agreste dos montes e das pedras a transformar-se no fundo ideal para as obras. A população da Serra também não estranhou os "intrusos" e acolheu-os com naturalidade e entusiasmo, não descurando mesmo a visita à mostra. Em vários momentos, ao longo destes 22 anos, as gentes da Serra d'Arga tornaram-se até "modelos" fotográficos e inspiração para trabalhos de pintura e cerâmica.

Além da arte e dos artistas, é esta estranha simbiose que faz o sucesso da Arte na Leira há mais de duas décadas e marca a diferença de uma galeria incomum, que se renova todos os anos, por esta altura, em Arga de Baixo.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem disponíveis por telefone ou por e-mail

ENFERMEIROS DA UCSP CAMINHA VÃO A CASA DOS UTENTES IDOSOS E/OU COM PATOLOGIAS DE RISCO PARA A COVID 19

Os utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos. O Município de Caminha dispõe ainda de uma Rede Complementar de Apoio, já a funcionar em pleno, que atua como "rede logística".

No âmbito do trabalho conjunto que o Município de Caminha tem desenvolvido com o Centro de Saúde de Caminha e a Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora, importa divulgar os cuidados de enfermagem domiciliários disponibilizados pela UCSP Caminha, que apoia os utentes idosos e de mais risco, evitando que saiam de casa.

A UCSP Caminha recomenda "a todas as pessoas para não sair de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social". Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de Saúde. Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300).

Aliás, este apoio destina-se especificamente aos utentes maiores de 65 anos que precisem de tratamentos de enfermagem (pensos, injectáveis e controle de INR). Como referimos, a restante população com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos ou imunodeprimidos) beneficiará dos mesmos tratamentos, também nos seus domicílios.

A UCSP Caminha recorda também a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.

Sublinha a UCSP: antes de sair de casa, entre em contacto connosco:
Pelo e-mail: cs.caminha@ulsam.min-saude.pt
Por telefone 258 719 300

O Município de Caminha disponibiliza também uma Rede Complementar de Apoio para minimizar os efeitos da COVID 19 na população do concelho. A prioridade são os idosos em situação de isolamento.

A Rede, coordenada pelo Município de Caminha, integra um representante de cada Junta de Freguesia (Presidente da Junta), bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.

A Rede Complementar de Apoio assegura diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias.

Os munícipes que possam necessitar deste apoio, poderão contactar o Presidente da Junta de freguesia da sua área de residência, ou os responsáveis da equipa técnica municipal.

Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais