Apesar de apanhados de surpresa por este surto pandémico, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sempre esteve ativa musicalmente, minimizando desta forma o impacto que o COVID-19 poderia ter nas vidas dos seus elementos e da própria instituição que comemora 16 anos de existência.
Depois do sucesso #Ficaemcasa: https://youtu.be/uvKQ9bMseI8, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, acaba de lançar mais um tema "em modo confinamento", nada mais nada menos que uma versão do fabuloso tema "Pasión", do álbum Alma Mater de Rodrigo Leão, gravado em parceria com Lula Pena.
Já disponível nas redes sociais:
youtube | https://www.youtube.com/watch?v=NMycfUwKZgU
facebook | https://www.facebook.com/TunaVeteranosVianadoCastelo/videos/283717559411040/
finstagram | https://www.instagram.com/tv/CB4_Mm3Fx99/?utm_source=ig_web_copy_link
Um agradecimento muito especial ao João Gigante | PHOLE, pela edição de imagem e ao Carlos "Drum" Miguel o mestre das pistas áudio.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é um projecto apadrinhado pelo Dr.FRANCISCO SAMPAIO,e pela Drª FLORA SILVA, fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias Academias - Univ.Minho, Univ.Fernando Pessoa, Univ.Católica Portuguesa, Fac.Engenharia do Porto, Univ.Lusíada, Univ.Coimbra, Inst.Politécnio de Viana do Castelo - que ao findarem os seus estudos e iniciarem a vida activa decidiram juntar-se e partilhar as diferentes experiências Académicas através daquilo que lhes era comum: a música.
Desde 2003 que muitos têm sido os palcos por onde já passamos, levando todo o brilho e alegria desta tuna do Alto Minho.
Aqui ficam alguns dos momentos marcantes desta primeira quarentuna oficial de Portugal.
2003 | Participação da Tuna como tocata no Cortejo das Festas d´Agonia ( atividade que fazemos todos os anos ).
2004 | Primeira atuação em Valença do Minho, integrada no Concerto comemorativo do XVIIIº Aniversário do Coral Polifónico S. Teotónio
2005 | "Hermanamiento" com a TUNA ANTIGUA DE NAVARRA
2007 | A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é igualmente a única instituição portuguesa a fazer parte da Federação Internacional de Cuarentunas, sendo uma das cuarentunas fundadoras deste projecto, tendo atualmente elementos na direção da mesma.
2008 | Organização do Certame de Quarentunas em Viana do Castelo o primeiro a ser organizado em Portugal.
2012 | Organização do Certame de Quarentunas em Viana do Castelo
2019 | Organização do espectáculo de Homenagem ao nosso Padrinho o Dr.Francisco Sampaio
2019 | Organização do espectáculo Tuna de Veteranos de Viana do Castelo 15 anos de história
Uma mostra digital vai levar a centenária Mostra de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia a fazer sentir-se em agosto, exclusivamente ‘online’ para os artesãos do concelho, que se poderão inscrever até 10 de julho.
Este diretório online, que vai integrar a página oficial festasdagonia2020.com, permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos, tal como acontecia nas edições anteriores da Mostra de Artesanato, que este ano não se realiza fisicamente, como forma de prevenção da covid-19.
“Sabemos do enorme impacto que esta pandemia está a provocar também nos artesãos, sobretudo naqueles que não dispõe de uma loja física. Para muitos, a Mostra de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia era muito importante para concretizarem as suas vendas”, explica António Cruz, presidente da comissão de festas.
Entre 19 e 23 de agosto, as Festas d’Agonia vão ser sentidas à distância, em formato digital, através do site oficial, das redes sociais, mas também através da rádio e da televisão, além de exposições em ruas emblemáticas da cidade com fotografias dos diferentes icónicos quadros da festa, devido à pandemia de covid19.
A Mostra de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos e antecede o arranque das festas.
“Para podermos ajudar, porque temos plena consciência do impacto da não realização física da Mostra de Artesanato, vamos desenvolver este diretório, que vai reunir na plataforma ‘online’ os artesãos que se inscreverem para divulgarem os seus produtos”, acrescenta António Cruz.
Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão inscrito, com fotografias dos seus trabalhos. No mesmo espaço estarão reunidos os artesãos do concelho que o pretendam e desta forma os utilizadores poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores.
A inscrição para a mostra digital de artesanato pode ser feita através do portal vianafestas.com, de 26 de junho até 10 de julho.
A página oficial festasdagonia2020.com, que albergará este diretório de artesanato, vai estar disponível de 01 a 23 de agosto. Acompanhe toda a informação em: www.vianafestas.com | www.facebook.com/RomariaAgonia