JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

VIANA AUTO SHOW - FEIRA DE VEÍCULOS SEMINOVOS E USADOS

A VIANA AUTO SHOW - FEIRA DE VEÍCULOS SEMINOVOS E USADOS é conjuntamente promovida e organizada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo

A importância do sector automóvel, fortemente abalado neste período de pandemia, motiva a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo a promover e organizar a " VIANA AUTO SHOW ".

Enquadrada na Campanha " Havemos de ir a Viana " , é dirigida a todas as empresas instaladas no concelho de Viana do Castelo que comercializam veículos seminovos e/ou usados ( ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias ) e realiza - se no Campo do Castelo , recinto da feira semanal , nos dias 13 e 27 de Junho e nos dias 11 e 25 de Julho.

As empresas interessadas em participar deverão contactar os serviços da Associação Empresaria

AEVC



Apreensão de 2100 quilos de sardinha por fuga à lota

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, apreendeu na madrugada de ontem, 17 de junho, na docapesca de Viana do Castelo, 2.100 quilos de sardinha, Sardina Pilchardus, com o valor estimado de 13.000 euros.

Esta apreensão decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância realizada na zona envolvente do recinto do porto de pesca de Viana do Castelo, com o objetivo de verificar o cumprimento das regras relativas à captura, desembarque, transporte, comercialização e regime de primeira venda.

Nesta ação, foi intercetada e fiscalizada uma viatura ligeira de mercadorias, de matrícula espanhola, cujo condutor, de 62 anos, apresentou um documento de transporte e fatura nas quais constava que a quantidade de sardinha que transportava, cerca de 2 toneladas, não correspondia à quantidade de sardinha que efetivamente estava a transportar, cerca de 4,1 toneladas.

Foi apreendido o pescado não declarado e elaborado o respetivo auto de contraordenação pelo facto de não ter sido sujeito ao regime de primeira venda, fuga à lota, punível com coima mínima de 500 euros e máxima de 3740 euros.

Também no mesmo dia e local foram fiscalizadas duas embarcações licenciadas para a pesca da sardinha com arte de cerco, tendo sido identificados dois indivíduos, de 52 e 55 anos e elaborados dois autos de contraordenação por registo incorreto do diário de pesca eletrónico e respetiva declaração de descarga, uma vez que as quantidades de sardinha descarregadas não correspondiam às quantidades inscritas na declaração de descarga. Estas infrações são ambas puníveis com coimas mínimas de 250 euros e máximas de 25.000 euros.

O pescado apreendido, por se encontrar em condições para consumo, foi entregue na lota de Viana do Castelo para pesagem e para ser submetido ao regime de primeira venda.

A sardinha é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, sendo que este recurso deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais. A pesca da sardinha com recurso a arte de cerco encontra-se aberta desde o dia 1 de junho até ao dia 31 de julho de 2020.

GNR de Viana do Castelo



Code nas ruas de Viana do Castelo ajudam a sentir Festas d’Agonia à distância

Surf Clube de Viana (SCV)



Surf Clube de Viana regressa ao mar de forma faseada e segura

O Surf Clube de Viana (SCV) elegeu a segurança, sobretudo dos seus atletas, alunos e de todos os seus elementos, como prioritária na sua planificação estratégica do regresso à atividade desportiva.

Como "agente de saúde pública" e norteando-se pela responsabilidade social que costuma caracterizar as suas ações, além de estruturar a aplicação das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), o SCV levou a cabo um conjunto de ações que o certificam como entidade segura para a atividade desportiva: teve uma formação com a Quercia Saúde, cujos principais objetivos eram elaborar, em conjunto, os circuitos mais seguros para todos no CAR Surf de Viana e ter uma formação geral em questões de saúde; teve uma formação específica, designada "Ensino de Surf Seguro", no âmbito da Covid-19, ministrada pela Federação Portuguesa de Surf (FPS). Esta formação, direcionada às escolas de surfing, incidiu nos procedimentos de proteção de praticantes desportivos e funcionários, desde a desinfeção dos equipamentos a respostas aos desafios específicos do ambiente praia; obteve o certificado "Clean & Save" do Turismo de Portugal; elaborou o Manual de Boas Práticas SCV - Covid-19, que, além de ter por base as recomendações da DGS e da FPS, foi validado pela equipa médica do Centro de Alto Rendimento do Jamor. Trata-se de um guião de saúde e segurança para atletas e treinadores. Estipula para cada aula um conjunto de procedimentos de higiene e segurança, o número de cinco atletas para um treinador e define também a figura inovadora de um profissional responsável exclusivamente pelo controlo e monitorização da aplicação dos procedimentos definidos; no cumprimento do seu Manual de Boas Práticas, o CAR Surf de Viana está dotado de sinalética de segurança específica, criou um circuito específico também no seu espaço exterior, está totalmente dotado de equipamentos de proteção, tem uma sala de isolamento e dispõe de procedimentos minuciosos de limpeza e desinfeção do material.

A decisão da direção do SCV não passou apenas por não haver um regresso à atividade desportiva enquanto não existisse uma resposta consciente e bem consolidada aos novos desafios de segurança e de saúde pública mas também por o regresso ao mar ser faseado, por forma a poder ser testado e, caso necessário, reajustado, e ainda por haver uma comunicação formal do seu "plano de contingência" aos encarregados de educação dos seus alunos.

Assim, entre 1 de junho e 5 de junho, o SCV realizou a sua primeira atividade, que funcionou como um importante teste. Foram aulas de surf e bodyboard a 34 alunos da disciplina de Atividades Físicas de Natureza e Fitness II (AFNF II), do 2º ano da licenciatura de Desporto e Lazer da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Para António Brandão, responsável pela unidade curricular de AFNF II, "esta atividade, que funcionou como um projeto piloto tanto para o SCV como para nós e que exigiu muito planeamento, foi um êxito!"

A 13 de junho iniciaram-se as aulas do Regular II, Pré-competição, Competição e Para Surfing. Para 20 de junho está previsto o início dos treinos do Regular I. O SCV prevê estar em pleno funcionamento a 4 de julho, com o recomeço das classes de Master e de Avançado.

O clube vianense, além de se ter reorganizado internamente, continua, como parceiro da World Surf Cities Network, a apoiar algumas cidades parceiras, que ainda sofrem da proibição da prática do surf.

Boa Saúde! Melhor Surf!

Surf Clube de Viana (SCV)



Navio Gil Eannes reabre ao público com selo Clean & Safe e novo horário de visita

A Fundação Gil Eannes, FP informa que o navio museu Gil Eannes encontra-se aberto a visitas desde o dia 2 de junho e até à data já recebeu 709 visitantes. Com novo horário de visita das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H30 o navio museu pode ser visitado de terça a domingo.

Após três meses encerrado a visitas devido à pandemia COVID19, o Gil Eannes reabre com novas regras de segurança sendo obrigatório o uso de máscara e luvas de proteção podendo circular em simultâneo 45 pessoas no máximo.

O navio Gil Eannes obteve o selo de segurança Clean & Safe emitido pelo Turismo de Portugal, pelo que estão assim reunidas as condições para que todos possam visitar este emblemático navio que desde 1999 já recebeu 1 044 570, um milhão quarenta e quatro mil quinhentos e setenta visitantes de todas as fachas etárias.

No início do corrente ano novos espaços museológicos foram reabilitados e integrados no percurso de visita como os camarotes de médicos e capelão, enfermarias, farmácia, lavandaria e engomadaria, etc.

Fundação Gil Eannes


Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais