JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

CAIS FLUTUANTE VAI SER INSTALADO NA ALBUFEIRA DE TOUVEDO AUTARQUIA DE PONTE DA BARCA VISA POTENCIAR O TURISMO NÁUTICO

A albufeira de Touvedo vai ter um cais flutuante na sequência de uma intervenção da Câmara Municipal de Ponte da Barca que já teve início. A empreitada, adjudicada à empresa Modolarav, Lda., pelo valor de 126.446,77€, e prazo de execução de 247 dias, é co-finaciada através do Norte 2020 e prevê, além da Instalação de um cais flutuante em Entre Ambos-os-Rios, a construção de estruturas de apoio em terra e arranjo urbanístico na margem esquerda do Rio Lima com o objetivo de privilegiar o valor paisagístico, ambiental e o contacto com o rio lima e possibilitar a prática de atividades náuticas.

Este que é um projeto âncora no âmbito do projeto Minho In, designado "Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho - Turismo Natureza/ Náutico", vai permitir melhorar a organização, as estruturas de apoio e consolidar a qualidade da oferta do Turismo de Natureza / Náutico da região, criando melhores condições, em particular, para as empresas de animação turística e de prestação de serviços de turismo náutico e demais atividades conexas (alojamento, restauração e atividades lúdicas) poderem usufruir de novos produtos de excelência.

Para o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, que já teve oportunidade de verificar o andamento das obras, "esta infraestrutura representa uma estratégia de canalização do investimento público para iniciativas que possam alavancar e dar suporte ao investimento privado e consequentemente aumentar a oferta turística local, mantendo a sustentabilidade dos valores naturais." Augusto Marinho refere, ainda, que através da criação, qualificação e divulgação das infraestruturas de apoio ao desporto náutico, bem como a criação de rotas de experiência, privilegiando o valor paisagístico, ambiental e o contacto com o rio lima, "pretendemos possibilitar aos desportistas e turistas praticantes de atividades náuticas uma crescente motivação para usufruir de novos produtos turísticos de excelência".

Com este projeto é intenção da autarquia aproveitar o recurso "albufeiras" e consolidar outros serviços ligados ao alojamento, à gastronomia, à diversão, entre outros. A estrutura de apoio prevista vai permitir consolidar a qualidade da oferta do Turismo de Natureza / Náutico do rio Lima, criando assim condições para a utilização sustentável dos recursos endógenos, em particular serra e rios. Junto à futura estrutura está inserido o parque de campismo Lima Escape Camping e Glamping, classificado em 2015 pela Destination Delicious como o segundo melhor parque de campismo da Europa e pelo jornal britânico "The Telegraph" como um dos melhores parques de campismo instalados perto de lagos e rios no continente europeu, sendo expectável que, decorrente do investimento, se proporcionem novas oportunidades de negócio e de aproximação turística no território através das empresas de animação turística e de prestação de serviços de turismo.

Com a aposta no turismo náutico, a autarquia espera criar atração para uma nova geração de empresários, caracterizados por uma grande abertura para o trabalho em rede com outros empresários locais ou mesmo de outras localidades que tendem a diversificar a sua atividade.

Recorde-se que o concelho de Ponte da Barca está situado no vale do lima que tem o único Parque Nacional do Pais; duas áreas protegidas, um rio e uma serra que integram a Rede Natura 2000; uma zona de estuarina com excelentes condições para a prática de desportos náuticos; uma rede de ecovias com todas as condições de segurança e conforto para os seus utilizadores; uma rede de trilhos pedestres já bem estruturada; oferta de alojamento bem distribuída; atividades de turismo ativo em todo o vale; eventos que estão associados ao património local que trazem cada vez mais pessoas ao território e uma programação cultural que abrange diversos segmentos de mercado.

Municipio de Ponte da Barca



CÂMARA MUNICIPAL INVESTE NA MELHORIA E SEGURANÇA NAS RUAS DA VILA

Estão a decorrer as obras de beneficiação de arruamentos na vila da Ponte da Barca, com um investimento de 93,491.00€ feito pela autarquia e vai beneficiar as Ruas Dr. Francisco Sá Carneiro, Dr. Carlos Araújo, do Maneta e a Rua do Brasil, e que estará a cargo as empresa Martins e filhos S.A.

A obra estava prevista para uma fase posterior, no entanto, a possibilidade de apoios comunitários previstos no programa Norte 2020, no âmbito do PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana), levou a que a mesma fosse antecipada.

Esta antecipação vem no seguimento da política de manutenção da rede viária municipal que tem sido levada a cabo pela Câmara Municipal e a pouca degradação dos pisos intervencionados proporciona também que o investimento seja mais baixo, o que leva a uma poupança do município

A intervenção consiste na repavimentação das faixas de rodagem com betão betuminoso, melhoramentos e adaptações à rede de drenagem de águas pluviais existentes, nomeadamente a substituição de troços de tubagem, colocação de grelhas de sarjetas e sumidouros, tal como trabalhos de limpeza e desobstrução. Por fim, está ainda prevista a execução de sinalização horizontal, bem como linhas de eixo, estacionamento, passadeiras e beneficiação da iluminação existente.

Importa referir que a substituição das passadeiras existentes em pedra era obrigatória uma vez que o Código da Estrada, por razões de segurança rodoviária, não permitia a existência de outra sinalização que não a legalmente exigida.

Para Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, "esta obra vai beneficiar todos os barquenses que utilizam de forma diária as ruas da Vila. Vai também possibilitar uma poupança significativa ao Município, pois a intervenção nestas vias, nesta fase de pouca deterioração, a obra fica menos dispendiosa aos cofres da Autarquia. Um dos nossos principais objetivos é dar condições de conforto e segurança a todos os munícipes."

Municipio de Ponte da Barca




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais