| Câmara Municipal apoia com 130 mil euros 17 famílias e melhora a sua habitação
A Câmara Municipal tem vindo a promover o realojamento em habitações sociais e o apoio à melhoria das condições de habitabilidade em casas de famílias carenciadas.
Assim, procedeu-se ao realojamento, no Sobreiro, de 3 famílias arcuenses, que residiam em situação de habitabilidade precária.
Por outro lado, a Câmara Municipal aprovou mais 14 apoios à realização de obras de melhoria do conforto em mais 14 habitações, no valor de cerca de 130 mil euros.
De referir ainda que, o Município está, neste momento, a elaborar a Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez. Esta Estratégia Municipal para a Habitação inclui um diagnóstico, com a identificação das carências habitacionais do concelho de Arcos de Valdevez, bem como, as estratégias, prioridades e medidas a adotar em matéria de resolução das questões relativas à habitação.
A intervenção da Câmara Municipal neste âmbito tem como finalidade melhorar a qualificação habitacional, assim como, contribuir para a inclusão social e a proteção dos mais desfavorecidos.
Municipio de Arcos de Valdevez
Loja de Turismo de Arcos de Valdevez recebe selo "Clean&Safe"
A Loja Interativa de Turismo de Arcos de Valdevez, reabriu em segurança, após ter estado temporariamente encerrada devido à pandemia do Covid-19, tendo-lhe sido atribuído o selo "Clean and Safe", por parte do Turismo de Portugal, por obedecer a um conjunto de regras sanitárias emanadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).
A atribuição deste selo, permite ao Município transmitir a garantia de que este espaço cumpre os procedimentos de limpeza e higienização recomendados, encontrando-se com as condições adequadas para receber visitantes em segurança.
A Loja Interativa de Turismo de Arcos de Valdevez encontra-se preparada para o receber, em segurança, e mostrar as maravilhas que o esperam em Arcos de Valdevez.
Municipio de Arcos de Valdevez
Concentração de concertinas em Arcos de Valdevez - esclarecimento
Na sequência das notícias que, sobre o assunto em apreço, têm sido publicadas ao longo do dia de hoje, 14 de junho, vem o Comando Territorial de Viana do Castelo prestar os seguintes esclarecimentos:
1. No concelho de Arcos de Valdevez há a tradição do encontro de concertinas que, todos os domingos, decorre junto ao Campo do Trasladário. Tais concentrações de danças e cantares são um marco e tradição deste concelho do Alto Minho, permitindo assim, após o almoço, que os populares se juntem para ver, ouvir e dançar ao som minhoto das concertinas.
2. Não obstante tal tradição da vila minhota de Arcos de Valdevez, a atual situação epidemiológica em Portugal causada pela pandemia COVID-19 tem exigido do Governo a aprovação de medidas extraordinárias com vista a prevenir a transmissão do vírus, não sendo, a título exemplificativo, permitida a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a 20, conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020, de 29 de maio de 2020.
3. No presente dia, o Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez, e tendo por base as normas legais vigentes, sensibilizou os principais intervenientes de tais concentrações de danças e cantares para o cumprimento de tais preceitos legais.
4. É de salientar que, aquando da sensibilização efetuada pela patrulha do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, os populares presentes adotaram uma conduta cooperante, acatando e respeitando as medidas restritivas impostas e as orientações emanadas pelos militares, comportamento de cidadania por parte de todos que muito apraz registar.
5. Como é do conhecimento geral, o retorno progressivo à situação de normalidade, depois do foco principal da pandemia COVID-19, está em curso. No entanto, é preocupação da GNR evitar situações de grandes aglomerados de pessoas, que possam por em causa tal retorno, em particular no distrito de Viana do Castelo.
GNR de Viana do Castelo
Arguido por violência doméstica, ameaças e extorsão
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, ontem, dia 16 de junho, identificou um homem de 31 anos, pelo crime de violência doméstica, ameaças e extorsão, no concelho da Maia.
Na sequência de uma investigação, que durou cerca de dois meses, pelos crimes de violência doméstica, extorsão e ameaça agravada, foi possível apurar que o suspeito e a vítima, uma mulher de 26 anos, mantiveram uma relação análoga à dos cônjuges, na qual existiram insultos e ameaças. Durante um encontro íntimo e sem o consentimento da mulher, o suspeito efetuou gravações ilícitas dos atos sexuais, que depois utilizou para extorquir quantias de dinheiro. O homem ameaçava divulgar o vídeo caso a vítima não lhe comprasses roupas e acessórios e não lhe desse as quantias de dinheiro que lhe pedia.
No decorrer das diligências de investigação foi dado cumprimento a dois mandados de busca, um à residência do suspeito e outro ao seu veículo, tendo sido apreendido o seguinte material:
" Três telemóveis;
" Um computador;
" 260 euros em numerário.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Arcos de Valdevez.
A ação contou com o reforço do Posto Territorial de São Julião e Freixo e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
GNR de Viana do Castelo
|