JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

A Câmara Municipal e a ACIAB unem-se para retomar a economia

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, no âmbito das medidas adotadas para minimizar o impacto da pandemia de Covid-19, aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a ACIAB - Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no valor de 17.000,00€.

De modo a prestar apoio aos empresários que viram a sua atividade afetada pela pandemia de Covid-19, bem como na retoma da economia, surgiu mais esta parceria, com o objetivo de apoiar a Dinamização e Promoção do Comércio Tradicional de Arcos de Valdevez.

Assim, criaram e estão a dinamizar a campanha "Compre no Comércio Tradicional - Comércio Seguro", a qual apela às compras no comércio local e cumprindo as regras da DGS.

Para além disso, com o objetivo de promover o comércio tradicional, procederam à distribuição de equipamentos de proteção individual, apoiando os atores locais na retoma da economia. Esta iniciativa surgiu com a finalidade de transmitir segurança aos trabalhadores, assim como aos consumidores.

Também articularam o lançamento do programa "Vale de Compras Recontro", que apoia famílias, que tiveram quebra de rendimento, e o comércio, através do apoio às compras com o vale.

Com a criação destas medidas a Câmara Municipal pretende contornar o impacto económico que a pandemia de Covid-19 provocou no tecido empresarial do concelho, mas também aproximar e reforçar as ligações entre os arcuenses e o seu comércio.

Municipio de Arcos de Valdevez



MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ APOIA FAMÍLIAS NOS ENCARGOS COM ÁGUA E SANEAMENTO

As famílias arcuenses com maiores dificuldades económicas vão receber apoio social da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez para fazer face aos encargos com a fatura da água e saneamento.

Este apoio assume a natureza de desconto direto na fatura, no montante igual a 100% dos encargos fixos, ou seja, os beneficiários deste apoio a conceder pela autarquia não pagarão tarifas fixas de água e de saneamento.

A Câmara Municipal aprovou este apoio de âmbito social com o intuito de reforçar a solidariedade e coesão social da população arcuense, criando igualdade de oportunidades para todos, nomeadamente no acesso aos bens e serviços essenciais.

Têm direito a este apoio todos os indivíduos e famílias em condições sociais desfavoráveis, que beneficiem do Rendimento Social de Inserção (RSI), do Complemento Solidário para Idosos, do Subsídio Social de Desemprego, de Pensão Social de Velhice ou de Invalidez, e outras situações em que os rendimentos per capita auferidos não sejam superiores à Pensão Social.

Para as famílias acederem a este deverão preencher o formulário online através do link https://www.cmav.pt/p/apoiosocialagua ou a versão em papel, disponível na Secção de Atendimento da Câmara Municipal e na Loja da Águas do Alto Minho no Mercado Municipal e entregar na Câmara Municipal, com a respetiva documentação.

Para além deste apoio, também foi implementada uma solução que tem em conta a especificidade de cada território na harmonização tarifária, que consiste, na prática, num ajustamento em baixa do custo imputado a todos os consumidores cujo consumo vai até 20 m3, independentemente da sua situação económica e social.

Para além destes apoios, existem tarifários especiais, mais vantajosos, para as Famílias Numerosas, para as Associações e outras Instituições sem Fins Lucrativos.

As condições de adesão aos tarifários especiais poderá ser consultada no sítio internet www.adam.pt ou através do link https://www.cmav.pt/p/tarifarioespecialagua.

Municipio de Arcos de Valdevez



Arcos de Valdevez aprova maior execução da última década

O Município de Arcos Valdevez aprovou prestação de contas de 2019 com a maior execução da última década, superando os 25 milhões de euros.

A par da maior execução orçamental, a Autarquia registou um superavit corrente na ordem dos 21%, que originou um saldo de poupança corrente de cerca de 4 milhões de euros, dando assim cumprimento à regra de equilíbrio orçamental e ao reforço da capacidade de investimento. Reduziu a dívida para os 4,1 milhões de euros, e reforçou a margem disponível de endividamento a utilizar em mais de 5 milhões de euros.

A relação de proximidade com os arcuenses e de parceria com várias entidades concelhias também foi reforçada, com realização de transferências superiores a 4,3 milhões de euros, de apoio às famílias, à educação e ação social e à dinamização da atividade económica, cultural, desportiva e recreativa no concelho.

As Grandes Opções do Plano assumiram, em 2019 um investimento global de 12,7 milhões de euros, sendo o maior investimento nas funções sociais, de 8 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com mais de 2,6 milhões de euros.

O ano 2019 ficou marcado pela conclusão da obra da EB 2,3/S e do Centro Interpretativo do Barroco, o início das intervenções na Oficina de Criatividade Himalaya e a realização de grandes investimentos na rede de estradas, abastecimento de água e saneamento, iluminação e recolha de resíduos, por todo o concelho. A requalificação urbana, a beneficiação de parques e jardins e o reforço da rede de fibra ótica. A colocação de relvados sintéticos nos campos de futebol do Távora e do ADECAS, a conclusão do Museu de Água ao Ar Livre, a beneficiação das ecovias e a criação de um espaço de promoção do vinho verde e dos produtos locais.

Na promoção da atratividade das empresas, do comércio e do turismo, a Autarquia disponibiliza espaços industriais a custos competitivos, um conjunto de incentivos à instalação e ampliação de empresas e promove a reabilitação urbana com a concessão de benefícios fiscais.

Todo este investimento, é potenciado pelo Município e vários parceiros, através da realização de vários eventos de cariz social, económico, cultural, desportivo e recreativo, indispensáveis à promoção e divulgação do concelho e das suas potencialidades, à criação de emprego e rendimento e ao aumento da fixação, regresso e atração de pessoas.

Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves "Este resultado é fruto de uma gestão autárquica responsável e de proximidade, em articulação com as entidades parceiras e os arcuenses, com o objetivo de construir um concelho com mais oportunidades, mais inovador, mais sustentável e mais atrativo, para quem cá vive e trabalha e para quem cá investe e nos visita.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais