Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Viana do Castelo realizaram um novo conjunto de reuniões, agora num período de progressiva reabertura da atividade económica e empresarial e de progressivo desconfinamento social.
Nesta fase, os deputados do PS foram constatar a realidade das empresas que tiveram a capacidade de adaptar as suas operações às necessidades do mercado, a situação do comércio transfronteiriço e dos trabalhadores transfronteiriços, dependentes da reabertura das fronteiras para a sustentabilidade da sua atividade e a resposta pública à pandemia, sublinhando a participação das instituições do ensino superior na promoção de testes na população do Alto Minho.
"Fica a nossa preocupação com a manutenção do encerramento das fronteiras que tem consequências incalculáveis para o comércio e para o turismo, pondo em causa a sustentabilidade de muitas empresas e de muitos negócios familiares que vivem da regular e saudável relação transfronteiriça", sublinham os deputados socialistas.
Dirigem ainda um apelo para uma rápida resposta dos governos português e espanhol que permita o regular funcionamento das fronteiras, com as cautelas necessárias à proteção da saúde pública.
"O desenvolvimento do Alto Minho está intimamente dependente da capacidade de reinvenção do nosso tecido empresarial e da capacidade de resposta pública, mas está também indissociável das relações com Espanha", reforçam os deputados do PS.
"Pelo Alto Minho, vamos continuar a acompanhar a situação e a promover os alertas necessários para a progressiva retoma da atividade empresarial e da vida em sociedade".
O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 1 a 7 de junho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções: 11 detidos em flagrante delito, destacando-se:
" Quatro por condução ilegal;
" Dois por condução sob efeito do álcool;
" Dois por posse de armas proibidas;
" Um por tráfico de estupefacientes.
2. Apreensões:
" 1345 doses de liamba;
" Três doses de haxixe;
" Uma espingarda de caça;
" Duas espingardas de pressão de ar:
" 13 munições;
" Uma arma branca;
" Sete cabos de aço.
3. Trânsito:
Fiscalização: 157 infrações detetadas, destacando-se:
" 21 por excesso de carga;
" 11 por excesso de velocidade;
Sinistralidade: 30 acidentes registados, destacando-se:
" Um morto;
" Nove feridos leves.
4. Fiscalização Geral: 27 autos de contraordenação:
" 11 no âmbito da legislação fiscal;
" Oito no âmbito do policiamento geral;
" Cinco no âmbito de estupefacientes;
" Dois no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.