Liliana Ribeiro, vereadora da acção social da Câmara Municipal de Caminha, confirmou ao C@2000 que os apoios sociais prestados pelo Município já superam o total de investimento nesta área em todo o ano de 2019.
A crise desencadeada pela pandemia tem vindo a crescer "consideravelmente" desde princípios de Março, obrigando a um redobrar de atenção aos casos de carência a vários níveis.
As refeições "reforçadas" fornecidas a alunos e encarregados de educação pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha "duplicaram" em Abril, sendo 80 os estudantes de escalão que beneficiam "diariamente, de 2ª a 6ª", destes apoios extensivos ao agregado familiar, de acordo com o número de componentes.
A vereadora precisou, no entanto, que outras famílias contam com o suporte alimentar, tendo em conta outras solicitações do Centro de Saúde e Segurança Social e da avaliação realizada pelos próprios técnicos de acção social camarários, contando-se os idosos isolados e os que são contemplados pelo Rendimento Social de Inserção (10 munícipes).
A par do fornecimento de refeições, há ainda 100 famílias em lay-off ou desempregadas a receber "géneros alimentares fixos" e outros apoios, como os pagamentos de rendas e outras despesas familiares.
Esta estrutura de apoio permite uma avaliação a cargo dos serviços sociais camarários, das escolas e do projecto CaminhaSolidária, incluindo a distribuição de computadores e i-Pads junto da massa estudantil necessitada desses equipamentos para o estudo.