|
Sábado, dia 20 de junho, pelas 21h30
CAMINHA ABRE AS PORTAS DO VALADARES, TEATRO MUNICIPAL
E RECEBE MIGUEL ARAÚJO NO FESTIVAL REGRESSO AO FUTURO
Caminha junta-se a mais 20 locais por todo o país, abrindo as portas do Valadares, Teatro Municipal ao Festival Regresso ao Futuro. Por cá, vamos receber em palco o músico Miguel Araújo, um dos 21 artistas portugueses que, no próximo dia 20, à mesma hora (21h30) atuam em 21 teatros municipais, em concertos solidários a não perder. As receitas revertem para o Fundo de Solidariedade para a Cultura.
A música regressa a 21 teatros municipais de todo o país a 20 de junho e Caminha é um desses locais privilegiados, que vão integrar esse grande Festival. Mas não é por acaso: "Caminha tem uma forte presença no panorama cultural do país e este trabalho acaba por ser reconhecido - se me for permitida a imagem - com esta convocatória à Seleção Nacional. É um orgulho fazer parte deste Festival extraordinário, é uma honra poder ajudar os nossos artistas e todos os profissionais da área da Cultura e é um enorme prazer ter o Miguel Araújo em Caminha no nosso Teatro Valadares", sublinha o presidente da Câmara, Miguel Alves.
Organizado pelo "Sons Em Trânsito" (SET), o Festival Regresso ao Futuro convidou 21 músicos para atuações que são, em conjunto, uma iniciativa de solidariedade. Para a organização, o "Regresso ao Futuro" reafirma a ligação intrínseca entre os Teatros Municipais e a cultura, assim como "a sua importante contribuição para a circulação artística, agindo como um catalisador de esperança, resiliência e confiança para o público, sempre dentro das regras sanitárias em vigor".
De salientar que estamos em presença de um grande movimento cultural, mas também perante "um acontecimento solidário que une e mobiliza os Teatros Municipais, os artistas, as equipas técnicas, a organização da Sons em Trânsito e o público numa frente comum que culmina na entrega das receitas de bilheteira ao Fundo de Solidariedade para a Cultura", organismo criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais) e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), destinado a todos os profissionais dos setores das artes.
Os bilhetes têm o preço único de 10€ e estão à venda a partir de terça-feira, 9 de junho. Saiba mais sobre este festival no site da organização, em https://www.sonsemtransito.com/pt/noticias/341/festival-regresso-ao-futuro?fbclid=IwAR3dSuG_fFZrquMfIlPYjEC5IqwVBKBNXEt_yefs79wcnshlQDoUUQuLxGI
Gabinete de Informação ao Munícipe
FEIRAS SEMANAIS MANTÊM CALENDÁRIO APESAR DOS FERIADOS
As feiras semanais de Caminha e de Vila Praia de Âncora serão realizadas nos seus dias habituais, apesar de quarta e quinta-feira serem dias feriados.
Feira Semanal de Caminha: quarta-feira, dia 10 de junho de 2020;
Feira Semanal de Vila Praia de Âncora: quinta-feira, dia 11 de junho de 2020.
Nos mesmos dias estarão a funcionar os mercados municipais e os mercados de produtos agrícolas.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Medida visa promover a hotelaria e restauração do concelho e atrair mais visitantes no primeiro mês da retoma pós-Covid
CAMINHA OFERECE UM ALMOÇO OU UM JANTAR A QUEM SE HOSPEDAR
NOS SEUS HOTÉIS DURANTE O MÊS DE JUNHO
Caminha aposta forte na retoma gradual do Turismo e avançou com a medida inovadora de oferecer um almoço ou um jantar a todas as pessoas que se hospedarem num hotel ou turismo de habitação do concelho. A regra é simples: cada pessoa que reservar uma noite num hotel do concelho, tem direito a um voucher, no valor de 15 euros, que pode utilizar num dos restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa. No fundo, o Município junta-se à indústria hoteleira e oferece uma refeição a quem se hospedar em Caminha até ao final do mês de junho.
Este projeto de atração de turistas para o território inicia-se com 7 unidades de hospedagem - hotéis, aldeamentos turísticos e casas de turismo de habitação - e envolve 30 restaurantes de todo o concelho. Para o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves, "perante uma situação excecional, criamos medidas excecionais. A ideia é poder chamar a atenção para a nossa terra, ter uma medida distintiva, sublinhar a nossa hospitalidade e oferecer uma refeição a quem se dispuser a passar uns dias, no mês de junho, nos hotéis do nosso concelho. Sabemos que esta é uma proposta arrojada. mas é isso mesmo que pretendemos, surpreender, atrair, apaixonar. Com esta medida apoiamos os hotéis que precisam de reservas já em junho como de pão para a boca, apoiamos a restauração porque estamos a comprar refeições diretamente e apoiamos todo o negócio que gira à volta do Turismo porque vamos atrair mais gente que vai consumir animação, pastelaria, cafetaria e comércio tradicional".
Esta iniciativa resulta do plano de atração de turistas que o Município preparou para este período pós pandemia e envolve outras ações que serão conhecidas nos próximos dias. Uma delas passa pela colocação de outdoors sobre o concelho nas cidades do Porto e Braga e na região vizinha da Galiza. A ideia é apelar ao turismo galego logo que as fronteiras possam abrir.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Dia Mundial da Criança
O Município de Caminha comemorou o Dia Mundial da Criança de uma forma diferente. Como não podíamos estar todos juntos numa festa, o Município contratou uma avioneta que hoje de manhã sobrevoou o concelho desejando um feliz Dia da Criança com a seguinte mensagem "És tu que tornas este dia tão especial".
A Câmara também lançou um desafio às IPSS´s sénior do concelho, que se associaram à iniciativa.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Investimento do Município resulta do Orçamento Participativo
PARQUE INFANTIL QUASE PRONTO EM VILAR DE MOUROS
As crianças de Vilar de Mouros vão finalmente ter o seu parque infantil. O equipamento está quase pronto e resulta da vontade da população, tendo sido um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo do concelho, uma iniciativa lançada pela Câmara Municipal no âmbito da política de participação cidadã.
O investimento do Município é de cerca de 25 mil euros e o parque está a ser construído no espaço exterior do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense (CIRV), no coração da freguesia.
O vereador das Obras Públicas, Rui Lages, visitou o local, mostrando-se particularmente agradado pelo fato do Parque Infantil ser "mais um projeto que parte da sociedade civil e que agora vê a luz do dia".
Vilar de Mouros fica assim dotada de mais uma infraestrutura para as crianças do nosso concelho, sendo um local de excelência para o convívio familiar. "Muito embora os parques infantis se encontrarem encerrados fruto da pandemia, doença COVID-19, teremos muito em breve as nossas crianças a brincar e a sorrir neste parque infantil", sublinha o responsável.
"Agradecemos a todos os munícipes que participaram e votaram para que esta proposta fosse a eleita", conclui o vereador.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Temporada de verão com 17 feirões em Caminha e Vila Praia de Âncora
FEIRÃO DE TRADIÇÕES "OS SABORES DO CAMPO"
REALIZA-SE SÁBADO EM CAMINHA
Os Feirões de Tradições - "Os Sabores do Campo" estão de volta e o primeiro da temporada de verão tem lugar ainda esta semana, no próximo sábado, dia 6 de junho, em Caminha. Organizados pela Câmara municipal, estes feirões são uma forma de incentivo aos produtores agrícolas, mas também de defesa e promoção da agricultura e da própria paisagem.
A partir das 9h00 de sábado, em Caminha, junto ao Mercado Municipal, estarão à venda produtos agrícolas diversos, com a garantia de qualidade que oferecem os produtos mais genuínos, que o público sabe bem distinguir.
Este será o primeiro dos 17 feirões a realizar até setembro. Em junho, em Caminha, os dias dos feiões são o 6 e o 20. Em julho, estes mercados têm lugar nos dias 4 e 18; em agosto nos dias 1, 15 e 29 e em setembro nos dias 12 e 26.
Em Vila Praia de Âncora, na Praça da República, os feirões de junho acontecem nos dias 13 e 27; em julho a 11 e 25; em agosto dias 8 e 22 e em setembro a 5 e 19.
A tendência para o desaparecimento da agricultura tradicional no concelho e o progressivo abandono das terras levou a Câmara Municipal a intervir, com medidas que pretendem contrariar as novas realidades. Uma delas é a organização dos feirões para venda de produtos agrícolas, em Caminha e Vila Praia de Âncora. Trata-se de uma forma a preservar a agricultura do concelho e as paisagens agrícolas que também o caraterizam, de ajudar os pequenos agricultores a escoarem os excedentes que produzem e a proporcionar-lhes mais uma fonte de rendimento. Ao mesmo tempo, os feirões constituem uma forma de incentivar os mais jovens a iniciarem-se nesta atividade, contribuindo para a revitalização da agricultura.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem disponíveis por telefone ou por e-mail
ENFERMEIROS DA UCSP CAMINHA VÃO A CASA DOS UTENTES IDOSOS
E/OU COM PATOLOGIAS DE RISCO PARA A COVID 19
Os utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos. O Município de Caminha dispõe ainda de uma Rede Complementar de Apoio, já a funcionar em pleno, que atua como "rede logística".
No âmbito do trabalho conjunto que o Município de Caminha tem desenvolvido com o Centro de Saúde de Caminha e a Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora, importa divulgar os cuidados de enfermagem domiciliários disponibilizados pela UCSP Caminha, que apoia os utentes idosos e de mais risco, evitando que saiam de casa.
A UCSP Caminha recomenda "a todas as pessoas para não sair de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social". Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de Saúde. Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300).
Aliás, este apoio destina-se especificamente aos utentes maiores de 65 anos que precisem de tratamentos de enfermagem (pensos, injectáveis e controle de INR). Como referimos, a restante população com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos ou imunodeprimidos) beneficiará dos mesmos tratamentos, também nos seus domicílios.
A UCSP Caminha recorda também a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.
Sublinha a UCSP: antes de sair de casa, entre em contacto connosco:
Pelo e-mail: cs.caminha@ulsam.min-saude.pt
Por telefone 258 719 300
O Município de Caminha disponibiliza também uma Rede Complementar de Apoio para minimizar os efeitos da COVID 19 na população do concelho. A prioridade são os idosos em situação de isolamento.
A Rede, coordenada pelo Município de Caminha, integra um representante de cada Junta de Freguesia (Presidente da Junta), bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.
A Rede Complementar de Apoio assegura diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias.
Os munícipes que possam necessitar deste apoio, poderão contactar o Presidente da Junta de freguesia da sua área de residência, ou os responsáveis da equipa técnica municipal.
Gabinete de Informação ao Munícipe
|